CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sábado, 5 de junho de 2010

Quem Tem Medo da Verdade? (1970): Grande Otelo


   Quem viu O Despertar da Besta (ou Ritual dos Sádicos), a obra-prima metalinguística realizada em 1970 por José Mojica Marins, certamente se lembra do trecho no qual aparece o cineasta sendo julgado no programa de TV Quem Tem Medo da Verdade?, um autêntico lixo televisivo que nos faz pensar duas vezes antes de dizer que temos saudades dos “bons tempos” da televisão, ou que o sensacionalismo invadiu as telinhas brasileiras apenas recentemente.
   O programa foi ao ar entre os anos de 1968 e 1971, exibido pela TV Record, e tinha como proposta a presunção de julgar ‘culpada’ ou ‘inocente’ alguma figura pública notória, acusando o sujeito dos mais absurdos crimes (que iam da irresponsabilidade social ao alcoolismo ou simplesmente um subjetivo mau gosto). Um júri de celebridades era convidado a cada programa para dar o veredito final, entre eles a figura odiável de Sílvio Luiz, que funcionava como o provocador oficial do programa, tendo como única missão ofender e agredir verbalmente os convidados. Resumindo, alguém que assumia seu péssimo caráter, um instrumento que se sujeitava ao sensacionalismo barato neste veículo concebido única e exclusivamente para dar audiência.
   O programa era produzido e dirigido por Carlos Manga, que era também o apresentador, na posição patética de presidente do júri. Ultrajante, humilhante e inaceitável, Quem Tem Medo da Verdade? infelizmente serviu de escola para todo o lixo que invade a televisão nos dias de hoje, descendo ao nível de programas como o de Luciana Gimenez e outros que afortunadamente sequer sei da existência.


   O episódio postado aqui coloca no banco dos réus ninguém menos do que Grande Otelo, que durante mais de duas horas foi esculhambado publicamente, acusado de alcoolismo e de ter sido negligente com seus compromissos profissionais e sociais, inclusive de ter agredido homens e mulheres devido ao seu vício. No júri estão celebridades como o atleta Adhemar Ferreira da Silva e o compositor Adoniran Barbosa, além de Clécio Ribeiro e Paulo Azevedo, que fazem companhia a Sílvio Luiz no papel de ofender o convidado, o suposto ‘réu’, num desavergonhado festival de hipocrisia.
   Grande Otelo teve a defesa realizada pelo diretor José Carlos Burle, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, fundador da companhia Atlântida e realizador de Moleque Tião (1943), filme - hoje considerado perdido - que marcou a estréia de Grande Otelo como protagonista nas telas. Mesmo diante da brilhante defesa de Burle, que destaca o valor de Otelo como artista acima de tudo, o ator foi condenado por seis votos a dois. Talvez seja melhor não levar tão a sério toda essa idiotice e ficar com a inspirada frase final de Adoniran Barbosa ao defender o colega de copo: “Absolvo porque ele é um grande artista e um grande amigo meu e daqui a pouco nós vamos sair por aí tomar umas e outras juntos”.

5 comentários:

  1. E bota festival de hipocrisia nisso. Lembro de ter visto várias vezes o Flavio Cavalcante fazer quadros semelhantes no programa dele, humilhando vários tipos de artistas. Imagine se essa turminha que fazia a produção desses programas encarasse a "verdade" explícita nas baixarias das "casas dos artistas" e dos "BBBs" de hoje com direito até a uma lição de sexo anal no programa da LuciANTA Gimenez em horário normal como eu vi uma vez, hein?

    ResponderExcluir
  2. Primati, vc tem a participação do Mojica na Luciana Gimenez? Onde deu aquela quizumba toda e no final o Cacá Rosset quase teve um ataque de tanto gritar defendendo o Mojica? Eu vi isso ao vivo, pena que não gravei!

    ResponderExcluir
  3. Acho que ninguém tem isso! Já procurei por todos os cantos esse episódio do Mojica na Lucianta.

    Agora este programa postado aqui... tenha santa paciência... Que falta do que fazer! É culpa do povo chucro que prefere que alguém pense por ele antes de ter todo o trabalho de tirar suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho, Bruno, mas tive o desprazer de ver isso também. Lembro muito bem do Cacá Rosset tentando conscientizar os ridículos colegas de programa que eles haviam acabado de desperdiçar a oportunidade de entrevistar um dos grandes nomes do cinema brasileiro, e também lembro que tinha um travesti patético, do mais baixo nível que se possa imaginar, dizendo que tinhas umas perguntas "muito boas" para fazer ao Mojica. Cara, é incrível como o ser humano consegue ser a mais insignificante forma de vida no planeta às vezes.

    ResponderExcluir
  5. A televisão é sinônimo de sensacionalismo (e não falo só da TV aberta, não... Na TV paga também não é diferente. Vide os American Idols e os Dr. Phil da vida). Fazer o quê! Se as emissoras permitiram que um dia existisse alguém como Flávio Cavalcanti nesse meio é porque se trata de um caso perdido.

    Cultura? O lugar é aqui:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!