CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Fantaspoa 2010


   Começa amanhã, dia 2, e segue até dia 18 de julho o VI Fantaspoa, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o maior e mais tradicional festival do gênero no Brasil. Repetindo a experiência do ano passado, participarei ativamente do evento, integrando o júri da mostra competitiva internacional - que este ano traz 34 longas de várias partes do mundo - e ministrando dois mini-cursos de cinema, os quais já comentei por aqui (mas nunca é demais fazer propaganda!). O curso O Horror no Cinema Brasileiro acontece dias 10 e 11, e na semana seguinte, nos dias 17 e 18, falarei sobre a Ficção Científica da Década de 1950: temor da bomba atômica e horrores da era nuclear, com a participação de Marcelo Severo, um grande conhecedor e entusiasta do tema.
   Tenho certeza que serão semanas bem divertidas, respirando filmes de horror 24 horas por dia, e estou ansioso para reencontrar a dupla João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho, os responsáveis por esta empreitada, além de grandes amigos como Carlos Thomaz Albornoz, Cristian Verardi e o próprio Marcelo Severo, além de gente que não pude conhecer bem na edição passada, como o Blob. Ah, também tem a galeria de ‘celebridades’ internacionais, não é? Confiram no vídeo anexado nesta postagem quem são os convidados desta edição.


   O site oficial do Fantaspoa traz toda a programação do evento e informações sobre as atividades paralelas, incluindo sinopses de todos os filmes, endereços, horários e preços, além dos dois mini-cursos de cinema que apresentarei. Durante todo o período do festival este blog estará voltado principalmente ao que acontece no Fantaspoa, incluindo a programação em tempo real das sessões em andamento na coluna à direita. Mas este espaço não estará abandonado: farei o possível para trazer algumas surpresas e novidades bem bacanas e tentar fazer com que todos se sintam participantes do festival.

6 comentários:

  1. Realmente esse a edição esse ano vai estar demais!!

    ResponderExcluir
  2. Poutz! Este vou ficar devendo... Tem o SP Terror aqui em Sampa mas não possui uma programação tão boa quanto o Fantaspoa.
    Precisamos mais festivais destes no país! Prestigiem, fãs! Prestigiem!!!

    Abraços!

    Ah, só pra complementar, o Boca do Inferno está de volta, com algumas atualizações. Visitem e comentem!

    www.bocadoinferno.com

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo o que o Rodrigo disse: faltam mais eventos como esse. Por que aqui no RJ não rolam mostras como o Fantaspoa e o SP terror? Estou profundamente decepcionado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pseudo e demais... No Rio aconteceu o RioFan há dois anos, e quando vi o anúncio, também fiquei numa mistura de euforia e decepção, pois naquele momento o meu estado (São Paulo) ainda não havia entrado nesse calendário. Realmente, é uma pena que não tenhamos pelo menos 4 ou 5 eventos espalhados devidamente por este país continental, mas é preciso se conscientizar que a continuidade disso depende essencialmente do apoio dos fãs. Ontem aconteceu a sessão de abertura do Fantaspoa e estava lotadíssima, com pessoas sentadas nos degraus do cinema. Devo ir a pelo menos outras 45 ou 50 sessões nas próximas semanas e espero ver muitas outras assim. Não sei por que o RioFan não se repetiu, mas eu imaginava que tinha sido um grande sucesso na edição inaugural.

    ResponderExcluir
  5. É um grande prazer ter um festival assim aqui no sul.

    Vamos lá! Não deixem de participar!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!