CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

domingo, 5 de setembro de 2010

Especial: Quinzena Alfred Hitchcock

   Para celebrar a realização do curso A Obra de Alfred Hitchcock, que levarei a Porto Alegre entre os dias 13 e 17 de setembro, trarei aos leitores deste blog uma coleção dos filmes mais raros do cineasta britânico. Por ‘raros’, entenda-se seus filmes menos vistos, menos comentados; essencialmente, sua fase inglesa, tanto o período mudo quando os anos de formação ainda em sua terra natal. São filmes indispensáveis para quem deseja conhecer a fundo o imaginário de Hitchcock, ou a qualquer cinéfilo interessado nos primórdios dessa arte e a vasta gama de idéias exploradas por Hitch ainda na década de 30. Também postarei outras raridades, todas com opções para baixar o filme e guardar em sua coleção. Espero, com isso, ampliar a discussão acerca do cinema de Hitchcock, tanto entre as pessoas que prestigiarão o curso de corpo presente quanto a galera amiga que visita este blog e me enche de satisfação. Espero que apreciem os filmes, comentem, perguntem, divaguem, filosofem e fiquem cada vez mais instigados a explorar a obra do Mestre do Suspense.

12 comentários:

  1. Vou adorar ver esses filmes! Vi bastante coisa do Hitch, mas ainda faltam muitos, justamente dessa fase incial. Apesar de um dos meus preferidos ser justamente CHANTAGEM E CONFISSÃO. Ah, que filme maravilhoso!

    Beijo, e boa sorte no melhor de todos os seus cursos! :)

    ResponderExcluir
  2. Quando você vai colocar a lista? Seria muito bom se você desse uma lista de filmes que irá comentar, os mais conhecidos também.

    Assisti no final de semana: Psicose, Os Pássaros, Festim Diabólico e Janela Indiscreta.

    ResponderExcluir
  3. Não vai ter MOUNTAIN EAGLE, não é? E MARY? O primeiro, acho que está perdido mesmo, mas o segundo, de repente é mais fácil...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paloma. Nossa, legal sua lista de filmes assistidos. Veja também UM CORPO QUE CAI, A SOMBRA DE UMA DÚVIDA, PACTO SINISTRO e FRENESI, se der tempo.

    Eu não pretendia colocar a lista, mas basicamente são os filmes mudos e todos os mais importantes da fase inglesa, exceto O HOMEM QUE SABIA DEMAIS. Da fase americana, o único que postarei aqui é SOB O SIGNO DE CAPRICÓRNIO. Portanto, vale a pena procurar todos os demais.

    Ailton, se eu tivesse o MOUNTAIN EAGLE, eu seria um cara milionário! Esse filme é considerado perdido desde os anos 20. Ele nunca mais foi visto desde sua exibição original. Eu tenho o MARY num DVD alemão, mas só postarei aqui os filmes que estão disponíveis para serem vistos online, e infelizmente não encontrei este. Mesmo assim, acho que terá bastante diversão para todo mundo.

    ResponderExcluir
  5. Sou muito fã do Hitchcock, é um dos meus diretores preferidos de todos os tempos, desde moleque. Tenho três boxes de DVDs dele, incluindo o da fase muda, com o sensacional "The Lodger".

    Hoje eu idolatro seus filmes, mas quando vi "Janela Indiscreta" pela primeira vez, numa sessão de cinema do Sesc (com uns 12 ou 13 anos), odiei cada minuto porque pensei que era de sacanagem. Também, com um título sugestivo desses, não?

    O que eu sempre quis ver dele e nunca tive a chance é a série de tv. As duas, aliás. Já baixei um DVD full da primeira temporada, mas veio no formato PAL, e meu player não lê.

    ResponderExcluir
  6. Pô, Gustavo, boa demais sua história com JANELA INDISCRETA, hehehe...

    Vale muito a pena conhecer a série clássica; na minha opinião, supera com sobras outras antologias nesse formato, como TWILIGHT ZONE e similares.

    Caso você tenha apenas o box nacional com THE LODGER, recomendo que assista a versão que postei aqui no blog, que é muito superior, na cópia restaurada e tingida com diferentes tonalidades.

    ResponderExcluir
  7. Verei eles sim. E já estou baixando os que tu postou aqui. Quero ver dar tempo! hahahaha

    (acho que vou ficar "doente" essa semana)

    ResponderExcluir
  8. Nossa, muito bacana, seria demais se todos os participantes do curso tivessem essa disposição para conhecer os filmes antes das aulas! Certamente não dará para você ver tudo (vou postar 20 filmes aqui, inclusive durante os dias do curso), mas já é o bastante estar assim no "clima" do curso. Vá preparada para fazer muitas perguntas, hehehe.

    ResponderExcluir
  9. Achei muito legal você ter optado pelo lado menos óbvio da obra do mestre, pois os cultuadores da filmografia dele já "decoraram" seus filmes mais famosos. O difícil é ter acesso a essas obras não divulgadas, e nem por isso menos importantes.
    Que tal mais adiante você ministrar um curso sobre terror, também, já que é outra especialidade tua Abraços. Ise

    ResponderExcluir
  10. Opa, na verdade, eu tenho um curso de cinema de horror. Você pode conferir no topo da coluna da direita. Já apresentei esse curso em Fortaleza e em Porto Alegre, e ainda quero levar para SP e RJ nos próximos anos, desde que haja interesse das pessoas e tempo disponível!

    Sobre os filmes mais famosos do Hitchcock, o barato do curso é justamente tentar fazer com que as pessoas voltem a ver esses filmes sob uma perspectiva diferente, buscando novas idéias e interpretações, mesmo que eles já estejam "decorados".

    Valeu pela visita, Ise, e comente sempre!

    ResponderExcluir
  11. CARLOS ESPERO QUE TENHAS FEITO BOA VIAGEM ATÉ PORTO ALEGRE NO AVIÃO DA BLUE.
    PORTUGAL ESTÁ BEM A FRENTE DO BRASIL EM MATÉRIA DE LANÇAMENTO DE SÉRIES DE TV- LÁ JÁ LANÇARAM A TERCEIRA TEMPORADA DO ALFRED HITCHCOCK PRESENTS- TENHO TODAS ELAS. E JÁ LANÇARAM TODA A DE 'ALÉM DA IMAGINAÇÃO' (THE TWILIGHT ZONE) E MUITAS OUTRAS.
    ESPERO QUE SEJA UM SUCESSO O TEU CURSO DO MESTRE HITCHCOCK, MEU SEGUNDO DIRETOR FAVORITO, DEPOIS DO WILLIAM CASTLE, É CLARO.
    O QUE INTERESSA É QUE OS DOIS ERAM MUITO AMIGOS, COMO NÓS.
    ABRAÇO DO JAIME PALHINHA

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jaime, desculpe a demora pra responder, mas a internet aqui no hotel não é muito estável...

    Apesar da maratona da madrugada (fiquei das 23h50 até às 8h30 esperando em rodoviária e aeoporto!), a viagem foi ótima. Porto Alegre é uma cidade agradável demais.

    Não sabia que a Azul é a Blue de Portugal. Vi a bordo que o fundador é um cara com nome alemão ou algo parecido.

    O curso está indo bem; o que atrapalha é a minha ansiedade para poder discutir todos os assuntos que acho mais ricos. Mas estou ouvindo dizer que estão gostando do curso, o que para mim é o que pode acontecer de melhor.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!