CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jean Rollin (1938-2010)


4 comentários:

  1. Lamentei demais essa morte, acho que uma das mais sentidas de 2010, até porque ele estava na ativa. Para mim, Rolin foi um dos poucos genuínos artistas do cinema de horror na segunda metade do século passado. Autor de obras sublimes, poéticas, impactantes e que permanecem na memória depois de dias que vimos o filme, nos assombrando e seduzindo. São filmes que transformam e que apontam caminhos de se fazer cinema autoral sem ser chato, de ser cult sem ser pernóstico e acima de tudo de ser íntegro num gênero em que a forma quase sempre se impõe ao conteúdo. Lamento a morte de Rollin tanto quanto lamento nunca poder ter conhecido Jean Garrett, um cara que para mim era quase que uma alma gêmea do francês em termos de sensibilidade fílmica. Pelo menos desde que comecei esse blog estou preparando um artigo sobre o cinema de Rollin, mas nunca tive a capacidade de organizar as idéias. Agora me sinto quase que na obrigação de terminar esse texto e publicá-lo aqui.

    ResponderExcluir
  2. Eu perdi um referencial no cinema de horror. O painel onírico dos filmes de Rollin me inspiraram muitas vezes nos meus desenhos e pinturas. Não era um diretor grande no sentido dos clássicos, mas, era um diretor que fazia filmes que eram únicos e traziam sua marca. Mesmo seus filmes menores não deixavam dúvidas de eram mais um "Rollin", um quadro bem pintado com características de surrealismo.

    ResponderExcluir
  3. estes filmes de vampiras são antologicamente admiráveis carlos.
    adorei muito está matéria!

    vai um presente pra vc.
    Calendário dos Vampiros - 2011 - http://contosdevampiroseterror.blogspot.com/2010/12/calendario-2011-de-vampiros.html

    Vampiros do jeito que a gente gosta!
    abração
    Adriano Siqueira

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!