CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sábado, 30 de outubro de 2010

Cayman: pôsteres de Halloween

   Em mais uma demonstração de extrema gentileza e disposição, meu grande amigo Cayman elaborou mais dois pôsteres exclusivos para este blog, desta vez aproveitando a época de Halloween. Cayman já havia desenhado o pôster da nossa seleção de astros do horror e colocou este modesto escriba ao lado de verdadeiros monstros do cinema de horror em desenhos de sua autoria, estudos para um épico horrorífico que ele vem preparando há alguns anos.
   Desta vez o regalo vem em dose dupla: o primeiro é um pôster colocando minha grotesca figura (isso é bom ou ruim?!) ao lado de uma galeria de monstros de meter medo em qualquer um. Sei que não tenho lugar ao lado dessa galera do mal, mas presente de amigo é sempre bem-vindo! A outra imagem destaca a Beatriz Saldanha, minha amadinha Bia, toda posuda, com olhar matador, unhas afiadas e caveira, rodeada por uma homarada de responsa (Cushing, Molina, Frid, Mojica, Hauer). Aposto que ela vai gostar, e espero que os visitantes do blog pelo menos se divirtam com esse exercício de auto-indulgência!
   E bom Halloween para todos!

Hollywood vintage witches: dia 30

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

The Misfits: Live at Dearborn Michigan (1983)


   Este vídeo bootleg é para quem gosta de passar o Halloween em clima de festa horror punk. Trata-se de um raríssimo registro de uma apresentação da banda The Misfits em Dearborn, Michigan, no dia 7 de janeiro de 1983, gravada para o programa de TV Why Be Something You’re Not. A banda é liderada pelo catatau enfezado Glenn Danzig, nos vocais, e conta ainda com Doyle na guitarra, Jerry Only no baixo, e Robo na bateria. O set-list do show é este: “Earth A.D.”, “I Turned Into A Martian”, “Skulls”, “Devilock”, “Queen Wasp”, “Mommy, Can I Go Out And Kill Tonight?”, “Hate Breeders”, “Braineaters”, “Halloween”, “Bullet”, “Horror Business” e “We Are 138”. O áudio não está muito bom, mas pode divertir quem quiser um pouco de agitação punk neste Halloween.

Some Chinese Ghosts (1906)

   Hoje é o Dia do Livro, e só para não deixar passar essa data tão inspiradora, achei que seria simpático postar mais um tomo clássico para enriquecer a coleção virtual de nossos leitores de bom gosto. O livro em questão é a versão americana de Some Chinese Ghosts, publicado originalmente em 1887 e disponível aqui num facsímile da edição de 1906. O autor é o folclorista Lefcadio Hearn (1850-1904), que ficou conhecido por compilar lendas e histórias sobrenaturais do Oriente. Os escritos de Hearn serviram de base para o longa-metragem Kwaidan (1964), um dos grandes clássicos do cinema de horror japonês.
   Portanto, neste cenário e época em que o povo brasileiro adota como seu digno representante um semi(?)analfabeto que atende pela ridícula alcunha de Tiririca, nunca é demais incentivar a leitura. Some Chinese Ghosts está disponível apenas em inglês, mas vale o esforço. O livro contém os contos The Soul of the Great Bell, The Story of Ming-Y, The Legend of Tchi-Niu, The Return of Yen-Tchin-King, The Tradition of the Tea-Plant e The Tale of the Porcelain-God, e pode ser baixado em versão PDF clicando aqui.

IMDb Horror

   Nem mesmo o Internet Movie Database, o site de cinema mais popular da rede, resistiu às tentações do Halloween. Para celebrar a data e abiscoitar o público ávido por filmes de horror, foi lançado um portal só sobre o gênero, que pode ser acessado aqui.
   O tema deve dominar a maioria dos sites populares neste final de semana, e enquanto o YouTube não tinge sua página principal com cores fúnebres, até os endereços dedicados a vídeos de sexo explícito fantasiam com o Halloween, como o YouPorn, mas não dou o link da Fellucia Blow fantasiada de monstro porque pornografia é feio e faz mal à saúde.
   Portanto, para compensar, fiquem com este simpático ecard comemorativo do Dia das Bruxas.

Príncipe das Sombras (1987)

Homenagem a Lisa Blount (1957-2010).

Hollywood vintage witches: dia 29

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Elvira, a Rainha das Trevas (1988)


   Se meu oráculo não se enganou (e ele nunca se engana!), hoje é aniversário da Paloma Rodrigues. Portanto, aqui vai uma singela homenagem a ela, a única mocinha que conheço que tem como role-model a primeira, única e imbatível Elvira, personagem encarnada pela impagável (e muito saliente) Cassandra Peterson! Claro que conheço muitos marmanjos que babam pelos... aham... ‘talentos’, da eterna Mistress of the Dark, e também muitas meninas que se rendem ao carisma cômico da Elvira, mas a Paloma é a primeira que me disse que queria ser a Elvira quando era criança! E o mais legal é que ela não é a única: existem concursos para escolher a ‘herdeira’ da Elvira, eventos que por si só já são suficientemente divertidos para quem aprecia mulheres com contornos sinuosos e indumentária sombria.
   Se é que alguém não sabe o que a Rainha das Trevas tem de melhor a oferecer, clique no vídeo acima e confira a apoteótica cena final de seu primeiro longa-metragem, uma comédia de horror de alta rotatividade nos bons tempos da Globo. A dica vale para todos os visitantes do blog nessa semana de Halloween, e os parabéns vão para a Paloma, a fã nº 1 da bruxa mais divertida da televisão!

Hollywood vintage witches: dia 27

terça-feira, 26 de outubro de 2010

34º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


   As concorridas sessões da 34º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo agora estão acessíveis também a quem não está na metrópole paulistana ou que não tem disposição para enfrentar as longas filas e disputar a tapa os cobiçados ingressos. O edição deste ano oferece exibições online de 68 do total de 467 filmes programados para o evento. O interessado deve acessar o site da Mubi e fazer um cadastro simples, gratuito. O primeiro filme disponibilizado, que já está no ar, é Os Amores de um Zumbi (Les Amours d’un Zombi), produção do Haiti realizada em 2009 e dirigida por Arnold Antonin. Os demais filmes entram no ar a parti do dia 28. Os vídeos são exibidos em streaming, sem que seja necessário baixá-los, com limite de 500 acessos por título ou até acabar o festival, na meia-noite de 4 de novembro. Portanto, se quiser aproveitar a mostra de São Paulo mesmo estando à distância, é melhor se apressar.

Hollywood vintage witches: dia 26

sábado, 23 de outubro de 2010

Espetáculo de Sangue (1967): imagens e fortuna crítica

   O filme britânico Espetáculo de Sangue, que disponibilizei na íntegra na postagem anterior, é um genuíno exemplar grand-guignol, com produção do norte-americano Herman Cohen, especialista no gênero e que anteriormente realizara na Inglaterra os igualmente exagerados (e excelentes) Horrores do Museu Negro e Névoas do Terror, repletos de mortes grotescas. Não é diferente com Espetáculo de Sangue, no qual mortes escabrosas ocorrem num circo itinerante, algumas delas diante da platéia horrorizada. Um equilibrista é enforcado quando a corda arrebenta e enrosca-se em seu pescoço em pleno ar, num dos acidentes bizarros mais improváveis já surgidos na mente de um roteirista de cinema; mais tarde, uma mulher é esfolada viva quando o truque da caixa não funciona como deveria, e assim por diante. A fria e gananciosa proprietária do circo aproveita a publicidade macabra para incrementar a bilheteria, mas a polícia desconfia que ela seja a responsável pelos crimes. Compilo aqui algumas imagens e críticas do filme, para a apreciação dos leitores que gostam dessas relíquias.

Espetáculo de Sangue (1967)


   Pois bem, respondam rápido: quem aí vai jantar nesta noite fria e chuvosa de sábado (pelo menos está assim aqui em São Paulo) na agradabilíssima companhia de Nicole Puzzi (sim... aquela Nicole Puzzi!); e ainda por cima assistindo a um clássico do horror? Deu inveja? Bem... em mim também, pois o privilegiado em questão não sou eu, mas meu amigo Jaime Palhinha. Para homenageá-lo, e principalmente à sua sempre bela companheira desta noite, estou postando aqui, na íntegra, um dos filmes de horror preferidos de Nicole: o clássico grand-guignol Espetáculo de Sangue (Berserk!), estrelado por ninguém menos do que Joan Crawford (e nem poderia ser diferente, com o Jaime envolvido!).
   Para quem não tem o privilégio de receber a visita de divas como Georgia Gomide, Helena Ramos e Nicole Puzzi, resta ao menos a possibilidade de assistir - aqui mesmo no blog - este excelente exemplar do horror sensacionalista, estrelando o belo par de pernas de Miss Crawford e as curvas perigosas de Diana Dors. Mais tarde, ainda hoje, postarei algumas imagens e curiosidades sobre o filme. Depois do jantar, claro.

Hollywood vintage witches: dia 23

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

The Adventures of Ozzie and Harriet: Halloween Party (1952)



   A série The Adventures of Ozzie and Harriet é uma das mais famosas comédias familiares da história da TV norte-americana. Não é muito conhecida no Brasil, em comparação com outras sitcoms desse estilo transmitidas na mesma época (Papai Sabe Tudo, I Love Lucy etc.), mas tornou-se marcante por apresentar uma família real. Um dos filhos pequenos é ninguém menos que Ricky James, que mais tarde se tornaria um roqueiro de muito sucesso. O episódio Halloween Party é do comecinho da série - é o quinto programa a ir ao ar - e, como o nome indica, é o especial do Dia das Bruxas, exibido originalmente em 31 de outubro de 1952. Entre no clima de Halloween familiar e divirta-se com a visão estadunidense do que é uma típica família de classe média e seus festejos tradicionais.

Hollywood vintage witches: dia 15

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Trovão da Montanha (2010)


   Quem me deu a dica deste curta-vídeo-musical foi o próprio montador da peça, Paulo Sacramento, uma visita sempre querida e mais do que bem-vinda a este blog. Trata-se de mais uma peripécia de Ivan Cardoso, que continua com sua verve irônica, promovendo parcerias impossíveis, desta vez unindo Mr. Robert Zimmermann com o imortal Vincent Price. O resultado é bastante divertido, casando o rock mais básico com o horror camp da banda mecânica comandada pelo indefectível Dr. Anton Phibes tocando seu órgão. Quem provavelmente vai delirar com esse encontro imaginário é minha amadinha Bia, fãzoca de ambos, Dylan e Price. Quanto ao Sacramento, tive o imenso prazer de ver muito recentemente a excelente entrevista que ele concedeu ao programa Sala de Cinema, da SESC TV, um cara que só faz bem ao cinema brasileiro e por quem tenho cada vez mais admiração e respeito.

Hollywood vintage witches: dia 14

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

The Severed Arm (1973)


   No dia de hoje não se fala em outra coisa que não seja o resgate dos 33 mineiros que ficaram soterrados durante quase 70 dias numa mina de cobre e ouro no Chile. A ousada operação, prevista para durar 48 horas, deve terminar em menos de 24 horas, o que já representa uma respeitável maratona em termos de cobertura jornalística. Por isso mesmo, o pessoal da GloboNews está se desdobrando para encontrar assunto, além de repetir ad nauseum, entre um salvamento e outro, as mesmas imagens de resgate realizados minutos antes, as mesmas histórias de pedidos de casamento via bilhete enviado a 600 metros abaixo da terra e tantas outras peculiaridades de uma situação única como esta.
   Um dos recursos encontrados pelo canal foi convidar um crítico de cinema para comentar os planos de realização de um longa-metragem sobre a história (o qual já está em produção). Inevitavelmente, surgiu a piada de que a situação renderia um ótimo filme de horror, e muitos filmes tensos sobre ambientes claustrofóbicos foram lembrados - Um Barco e Nove Destinos e Festim Diabólico, ambos de Hitchcock; A Faca na Água, Repulsa ao Sexo, O Bebê de Rosemary e O Inquilino, todos de Polanski; até mesmo Cubo, Jogos Mortais e a série de TV Lost. Um participante do programa ofereceu até um plot para o tal filme de horror: durante o período de enclausuramento no local, os mineradores descobrem que existe um 34º homem entre eles, uma entidade misteriosa que os ameaça...
   Bem, tudo isso só para dizer que já existe um filme de horror - muito ruim, mas mesmo assim divertido - sobre esse tema de mineradores soterrados. O nome do filme é The Severed Arm, uma miserável produção norte-americana sobre seis colegas que ficam aprisionados numa caverna subterrânea após um desmoronamento. Quando já estão à beira da inanição, decidem cortar o braço de um deles para saciar a fome e salvar suas vidas (confira esta cena no vídeo acima). Momentos depois da amputação, num cruel golpe de ironia, eles são encontrados por um grupo de resgate e a vítima jura vingança contra aqueles que tiraram seu braço. Cinco anos depois, o responsável pela idéia canibal recebe um braço humano pelo correio, e logo seus colegas passam a ser mortos por um maníaco.
   O filme é quase tão ridículo quanto a sinopse insinua, mas de certa maneira antecipou premissas semelhantes dos filmes slasher que inundariam o mercado alguns anos depois (podemos lembrar, por exemplo, de Dia dos Namorados Macabro, também protagonizado por mineradores). Agora que, pelo que tudo indica, todos sairão vivos dessa situação traumática, podemos fazer piada e... assistir a um filme tão estapafúrdio quanto The Severed Arm.

Hollywood vintage witches: dia 13

terça-feira, 12 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Face do Demônio (1966)


   A besta quadrada aqui esqueceu simplesmente de incluir A Face do Demônio (The Witches ou The Devil’s Own) entre os candidatos na enquete que vai escolher o filme de bruxa predileto entre os visitantes do blog! Obviamente esqueci muitos outros títulos, talvez não tão essenciais, mas este certamente merecia estar na lista, até porque seria o único representante da Hammer na pesquisa. Quem me alertou sobre a omissão foi meu amigo sempre atento Jaime Palhinha, que de quebra já deixou seu voto para o filme. Pelo menos vale a dica para quem ainda não viu este filme, lançado em DVD pela Dark Side há alguns anos com o título Bruxa: A Face do Demônio, uma excelente opção para incrementar esse mês das bruxas. Foi o último veículo cinematográfico de Joan Fontaine, na época na semi-aposentadoria, e que ainda estava charmosa e com aqueles cacoetes que a fizeram uma das mais adoradas estrelas de cinema de todos os tempos. Feita a correção e a dica de cinema, reitero meu convite para que todos votem na enquete!

The Adventures of Uncle Mistletoe (1949)



   Para começar os vídeos especiais de Halloween, vale esse resgate de um dos mais antigos programas infantis da televisão estadunidense. Este episódio do programa The Adventures of Uncle Mistletoe, exibido no canal ABC originalmente em 25 de outubro de 1949, tem o Dia das Bruxas como tema. São apenas 15 minutos, então reúna a criançada em torno do computador e curta um Halloween à moda antiga, quando tudo pelo menos parecia mais inocente.

Hollywood vintage witches: dia 8

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Animaldiçoados 2010: premiação

   Estes foram os curtas premiados no Animaldiçoados 2010, o Festival Internacional de Animação de Horror. Para quem não pôde prestigiar o festival de corpo presente (como no meu caso, infelizmente), aqui estão os três curtas vencedores, na íntegra. Parabéns aos organizadores do evento pelo pioneirismo e pelo sucesso absoluto da empreitada, e que venham mais ‘animaldições’ por muitos e muitos anos!
 
Melhor Animaldiçoado 2010 - Júri do Festival
Veriset Kädet (Bloody Hands) (Finlândia, 2009)
 
Melhor Animaldiçoado Brasileiro 2010 - Júri Popular
Silêncio e Sombras (Brasil, 2008)
 
Melhor Animaldiçoado Estrangeiro 2010 - Júri Popular
Sebastian’s Voodoo (Paraguai, 2008)

Hollywood vintage witches: dia 7

terça-feira, 5 de outubro de 2010

The Book of Hallowe’en (1919)

   Um pouco sobre as origens das festividades do Halloween é o que você encontrará neste livro, intitulado, não por acaso, The Book of Hallowe’en. É uma edição de 1919, de autoria de Ruth Edna Kelley, e você pode baixar a versão em PDF clicando aqui. Confira nas páginas abaixo a lista de capítulos do livro.


Hollywood vintage witches: dia 5

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Jogos Mortais: O Final (2010)


   Dia 29 de outubro chega às telas brasileiras aquele que promete ser o último filme da franquia Saw, no lançamento de horror mais aguardado do período de Halloween. A jornalista Maraísa Bueno, do site Guia da Semana, entrevistou-me a respeito das minhas expectativas em torno do filme. Quem quiser saber o que penso deste sétimo filme e de todos os exemplares precedentes da série pode conferir A Derradeira Tortura, a matéria assinada por ela. E estamos conversados!

Hollywood vintage witches: dia 1

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!