CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

terça-feira, 22 de março de 2011

O Ogro, de Márcio Júnior e Márcia Deretti


   Enquanto o cinema brasileiro de horror ainda aguarda uma improvável (re)descoberta por parte do grande público, uma visão que vá além de Zé do Caixão e Ivan Cardoso, as histórias em quadrinhos nacionais desse mesmo gênero já são devidamente consagradas e reconhecidas por sua importância e pioneirismo. Nomes como Nico Rosso, Flavio Colin, Rodolfo Zalla, Eugênio Colonnese, Jayme Cortez, Gedeone Malagola, Julio Shimamoto e outros há décadas são respeitados e cultuados por aficionados por HQs de horror, celebrados como verdadeiros ‘mestres’ dessa arte que desafia o preconceito de alguns e nunca deixa de ser apreciada.
   Uma parte desse capítulo importante na história dos quadrinhos nacionais está ganhando uma nova dimensão e um novo formato, por meio da realização de um curta-metragem de animação que dá movimento e som a um clássico das HQs. O projeto é capitaneado por Márcio Júnior, um apaixonado incondicional por quadrinhos de horror, com a colaboração de Márcia Deretti na produção e de Wesley Rodrigues na direção de animação. O curta, que deve ser o primeiro de uma série, resgata a história O Ogro, desenhada por Julio Shimamoto e escrita por Antônio Rodrigues, publicada originalmente na edição nº 27 da revista Calafrio, em 1984. A HQ é considerado um marco na carreira de Shima, um artista conhecido por sua inquietude criativa, que desenhou a história usando tinta branca sobre cartolina preta.




   As etapas de criação do projeto, realizado pela Marte Produções, podem ser acompanhadas em detalhes no blog oficial do curta, que traz trechos da HQ original e todo o processo de adaptação para a animação, com participação efetiva de Julio Shimamoto, atualmente com 72 anos e em plena atividade quadrinística. Shima ampliou o quadro das cenas mais fechadas, oferecendo aos animadores um universo mais definido, desenhou cenários e esboçou model sheets dos três personagens da HQ. O curta, com cerca de oito minutos, deve estrear ainda no primeiro semestre deste ano, e certamente marcará presença em vários festivais de cinema. Para conhecer melhor o projeto, vale a pena ler a entrevista com Márcio Júnior publicada no site Bigorna, especializado em histórias em quadrinhos.



   A idéia é inovadora e merece a torcida de todos pelo sucesso da empreitada, que deve prosseguir com a adaptação de outro clássico das HQs brasileiras de horror, desta vez uma obra-prima de Jayme Cortez.

5 comentários:

  1. Eu já havia lido tudo a respeito no site Bigorna e no blog do curta há alguns dias e fiquei entusiasmado. O velho Shima é um dos mestres da HQ nacional, ao lado de Mozart Couto, que ainda está entre nós, graças a Deus. E qualquer amante do quadrinhos que vive e respira o ar impoluto desta arte, assim como eu, deve dar uma espiada no blog e no site e torcer pelo sucesso do projeto, pois o trabalho de Shima está impecável mesmo. Aliás, caras como ele e Flavio Colin que já não está entre nós, tem um traço inconfundível e único. Para não citar o mestre Nico Rosso e Collonese, que Deus os tenha...

    ResponderExcluir
  2. O Márcio Júnior, que é um cara muito gente boa e competente demais, enviou para mim o link do blog há mais de uma semana, mas como eu tinha a mostra de zumbis italianos para divulgar no blog, decidi segurar essa notícia um pouco, para que ela fique vários dias no topo e divulgue decentemente esse trabalho. :)

    ResponderExcluir
  3. FILME MARAVILHOSO.
    ESTARÁ NA MOSTRA
    GUARU fANTASTICO

    ResponderExcluir
  4. Tive a oportunidade de estudar animação num curso coordenado pela Márcia Deretti , realmente ela é muito competente , e inclusive o Márcio se não me engano toca no Mechanics , que notei que você escuta ! Volta com o Blog cara , é muito bom !

    ResponderExcluir
  5. Terimakasih telah memberikan informasi menarik. Jika tidak keberatan, silahkan anda mengunjungi blog saya, banyak artikel menarik seputar PB Garena Dan Solusi Line, contohnya seperti dibawah ini.

    Garena Indonesia Buat Akun Full Verifikasi (5 menit selesai)
    Buat Akun PB Garena Indonesia
    Cara Mengatasi Video Call Line Tidak Ada Gambarnya
    Cara Mendapatkan Koin Line Tanpa Membeli
    Bagaimana Cara Mendapatkan Koin Di Line

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!