CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cinema da Boca: Francisco Cavalcanti

   O cinema da Boca do Lixo paulistana, que durante tanto tempo só mereceu o mais absoluto desprezo por parte da crítica e contou, quando muito, apenas com o apoio das classes mais populares e a tolerância de profissionais da sétima arte que não conseguiriam trabalhar em nenhum outro tipo de filme, finalmente ganha um mais do que merecido espaço de exibição. O interesse por parte de historiadores e amantes do cinema nacional pelo prolífico legado dos cineastas da Boca só tem crescido nos últimos anos; não é exagero afirmar que a pornochanchada hoje atrai mais atenção de estudos sérios sobre nossa peculiar filmografia do que qualquer manifestação artisticamente mais “legítima”, como o Cinema Novo ou o Cinema da Retomada.
   O diretor Francisco Cavalcanti, um dos nomes mais conhecidos do eixo de produção que se concentrava no cruzamendo da Rua do Triunfo com a Rua Vitória, na metrópole paulistana, foi o escolhido para inaugurar um espaço permanente de exibição no Cine Olido, dedicado aos cineastas da Boca do Lixo. A mostra dedicada ao diretor apresentará treze filmes dirigidos por Cavalcanti, entre os dias 10 e 19 de maio, incluindo o inédito Amor Imortal, realizado em 2001 mas nunca lançado. Antes do longa será exibido o média-metragem Nobuko: Uma História de Amor, de 2009, e ao final da sessão dupla do dia 10, o diretor debaterá os filmes e toda sua carreira com a platéia.
   Quem não puder prestigiar a mostra no Cine Olido terá a oportunidade de acompanhar o ciclo de filmes de Francisco Cavalcanti que está sendo exibido no Canal Brasil: este mês já passou Ivone, a Rainha do Pecado e ainda será exibido o inacreditável Padre Pedro e a Revolta das Crianças (dias 15 e 17), que reúne num só pacote Gugu Liberato, Pedro de Lara e José Mojica Marins. Confira abaixo a programação completa da mostra do Cine Olido. As sinopses são da programação oficial do evento.

Padre Pedro e a Revolta das Crianças (1984)



Padre Pedro, acompanhado de um carneiro e de um bode, viaja por várias cidades para salvar igrejas ameaçadas por malfeitores, até encontrar seu grande desafio: um local dominado pelo diabólico milionário Rodrigo Napu. Dia 10, 15h. Dia 14, 17h.

O Porão das Condenadas (1979)



Para levar de volta a irmã que fugiu de casa para se casar, os irmãos matam seu marido e ferem seu filho. Ao crescer, o jovem volta para vingar a morte do pai. Dia 10, 17h. Dia 14, 15h.

Nobuko: Uma História de Amor (2009)
Após um casamento de sucesso, casal é surpreendido pelo diagnóstico de um câncer que pode causar a morte da esposa.

Amor Imortal (2001)
Garoto é preso após realizar um assalto com uma gangue. Ao sair da cadeia, vai em busca de sua parte no dinheiro roubado, sofre uma emboscada por parte dos companheiros e é salvo por uma mulher misteriosa que mudará sua vida. Exibições seguidas. Dia 10, 19h. Dia 15, 15h. Dia 19, 17h.

Homem sem Terra (1997)
Jovem precisa fugir da cidade após seus pais serem ameaçados de morte por conta de seu namoro com a filha do patrão. Anos depois, descobre que eles foram assassinados a mando do coronel, e volta para se vingar. Dia 11, 15h.

Os Indigentes (1996)
Após ser abandonado pelo pai desempregado e expulso da casa do tio, jovem se une a outros menores para formar uma gangue de trombadinhas. Dia 11, 17h. Dia 17, 15h. Dia 19, 19h30.

A Hora do Medo (1986)


Após ver o pai torturando a mãe durante o sexo, garoto rico cresce traumatizado e passa a assassinar todas as mulheres que a mãe traz para casa, enterrando-as nos fundos da mansão. Dia 12, 15h. Dia 15, 17h.

Instrumento da Máfia em Gosto de Pistola (O Cafetão) (1988)


Após pedir a um engraxate que tome conta de sua mala, bandido é morto por duas quadrilhas rivais. Dia 12, 17h.

Horas Fatais (Cabeças Trocadas) (1986)


Dois garotos ricos invadem a casa de um pacato cidadão, e violentam sua mulher e sua cunhada. Desiludido com o sistema judicial, ele quer vingança a qualquer custo. Dia 12, 19h30. Dia 17, 17h.

Ivone, a Rainha do Pecado (Uma Mulher Provocante) (1983)


Depois de ser levado para o Juizado de Menores porque sua mãe era prostituta, adolescente foge da instituição na companhia de dois colegas. Ao saber do ocorrido, a mãe parte em sua busca. Dia 13, 15h. Dia 17, 19h30.

Mudança de Identidade (Os Tarados) (1983)
Garoto presencia o estupro e a morte de sua mãe. Já adulto, sai em busca de vingança, tendo como única pista o relógio que o criminoso esqueceu no local. Dia 13, 17h. Dia 18, 15h.

Glória dos Canalhas (Violentadores de Meninas Virgens) (1983)


Ex-cafetão lidera uma quadrilha de raptores de garotas para servirem velhos milionários, e depois serem assassinadas. A polícia não tem nenhuma pista e a notícia se espalha, mobilizando a opinião pública. Dia 13, 19h30. Dia 18, 17h. Dia 19, 15h.

Almas Marginais (Sexo, Sexo e Sexo) (1984)


Dois amigos trabalham em uma oficina, mas ficam desempregados após um deles, viciado em drogas, matar o patrão. Eles começam a assaltar pessoas na rua e enfrentam um verdadeiro desafio durante um roubo ousado. Dia 14, 15h. Dia 18, 19h30

6 comentários:

  1. não vou chegar a São Paulo a tempo, e nem tenho canal brasil, mas graças a Deus tenho uma boa alma que sempre dá um jeito de ripar essas coisas pra mim :-)

    ResponderExcluir
  2. ESTA HOMENEGEM AO CINEASTA FRANCISCO CAVALCANTE É MAIS DO QUE MERECIDA, E DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NA MOSTRA, O MAIS IMPORTANTE SEM SOMBRA DE DÚVIDA É 'AMOR IMORTAL' DE 2001, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA INÉDITO NOS CINEMAS ATÉ AGORA, APESAR DE NOMES DE PESO NO ELENCO COMO NUNO LEAL MAIA, CASTOR GUERRA, JOSÉ MOJICA E PRINCIPALMENTE MEU QUERIDO E SAUDOSO AMIGO FRANCISCO DI FRANCO FALECIDO SEMANAS DEPOIS DE CONCLUIDAS AS FILMAGENS- AMANHÃ NO CINE OLIDO COMO DIRIA A GRANDE ATRIZ MEXICANA MARIA FELIX 'SERÁ UNA NOCHE DE RECUERDOS INOLVIDABLES'.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não conhecer toda a obra do Francisco, acho que quase todos os filmes devem ser muito bons. Ivone, a Rainha do Pecado lembro de ter visto na saudosa "Sala Especial" na TV. Para quem puder, um programa imperdível. Marco

    ResponderExcluir
  4. Desculpaí,mas é um lixo esses filmes, tem interpretações desastrosas, gente feia demaaaaais, é mal filmado, músicas fora do contexto..uma lástima...eu assisto pra dar risada e dizer:
    "Esses caras tem problemas mentais!"

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente fiquei sabendo deste evento agora, senão teria a São Paulo ver e preestiar este evento, pois tenho
    um grande respeito por este cineasta.

    ResponderExcluir
  6. Vejo seus filmes pela curiosidade de atores e detalhes daquele tempo, mas tecnicamente eram um lixo de filmes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!