Cursos de Cinema

terça-feira, 20 de abril de 2010

Helena Ramos

   Acabei de assistir Mulher, Mulher (1979), outra belíssima obra assinada por Jean Garrett e mais uma vez constatei o talento notável do diretor, o qual cada vez mais comparo com o francês Jean Rollin, tanto na sensibilidade artística quanto no fascínio pelo fantástico e maravilhoso, na habilidade de construir ambientações oníricas e abordar o horror de raízes existencialistas. O aspecto negativo é que o deslumbramento que tenho a cada filme que vejo vem acompanhado pela frustração de não poder conversar com um artista com tamanha riqueza de idéias, o qual tenho certeza que hoje seria redescoberto dignamente pelos entusiastas do horror nacional.
   Claro, o filme também tem a esplendorosa Helena Ramos. Para homenageá-la, me inspirei nesta imagem de Allison Hayes e fiz esta montagem fotográfica capturando meia dúzia de frames do filme. Usando a mágica do PhotoShop, reconstruí esse mulherão para dar de presente a vocês. Tentei fazer as emendas um pouco menos perceptíveis, mas a qualidade da cópia não é das melhores. Em breve escreverei sobre o filme aqui no blog, juntamente de outras obras que alimentam essa deliciosa discussão do que é o horror no cinema brasileiro.

18 comentários:

  1. Helena Ramos era (ou é?) um baita mulherão! Uma presença deliciosa. Infelizmente não a conheci apesar do sobrenome em comum.

    Do que se trata o filme?

    ResponderExcluir
  2. Carlos eu já fiz várias homenagens pra Helena Ramos quando era mais moleque... Por onde anda a moça? Tem um filme que ela faz papel de índia, é isso? Mulheraça! Marcone

    ResponderExcluir
  3. Sei pouca coisa sobre a Helena Ramos e vi apenas os filmes dela com alguma relação com suspense/horror, como INFERNO CARNAL, MULHER OBJETO e esse MULHER, MULHER. A última notícia que tive sobre ela é que estava fazendo teatro, isso há mais ou menos uns sete anos.

    ResponderExcluir
  4. HELENA RAMOS MORA EM UM CONFORTÁVEL APARTAMENTO AQUI PERTO DE CASA NA AV. HIGIENÓPOLIS, E FUI LÁ EM COMEÇO DO ANO PASSADO MARCAR COM ELA UMA ENTREVISTA PARA A REVISTA FLASH, QUANDO A MESMA ACABOU REPENTINAMENTE. HOJE APESAR DE SIMPÁTICA E ACESSÍVEL,OSTENTA MUITOS QUILOS A MAIS E JÁ SEM NENHUM TRAÇO DA ANTIGA BELEZA. É SUSTENTADA POR UM RICO MÉDICO AQUI DA CAPITAL, POR ELA TER DADO A ELE UMA LINDA FILHA, QUE CASOU RECENTEMENTE COM ELEMENTO DA ALTA SOCIEDADE PAULISTANA. TODOS TEM VERGONHA DO PASSADO DE 'DEUSA ERÓTICA' DE HELENA, E ELA ESTÁ PROIBIDA PELA FAMÍLIA DE APARECER NA MÍDIA.
    APESAR DO CONFORTO MATERIAL, HELENA RAMOS VIVE SÓZINHA E TRISTE.
    JAIME PALHINHA

    ResponderExcluir
  5. ALIÁS NESSE FILME DE 1979, 'MULHER, MULHER' HELENA RAMOS CONTRACENA COM MEU GRANDE AMIGO DENIS DERKIAN, QUE ME CONTOU VÁRIAS HISTÓRIAS SOBRE OS BASTIDORES DAS FILMAGENS E DA PRÓPRIA HELENA.
    JAIME PALHINHA

    ResponderExcluir
  6. Carlos, sei que não é o local ideal para pedir uma ajuda , pois esse espaço de comentário não cabe uma opinião. Mas mesmo assim vou fazer o pedido.
    ontem passei por uma banca e encontrei um lançamento sobre vampiros da revista Mundo estranho, gostaria de saber se vale a pena comprá-lo ou não?

    ResponderExcluir
  7. Thiago, colaborei com a MUNDO ESTRANHO durante vários anos, mas faz bastante tempo que não escrevo para essa revista. É uma publicação em forma de almanaque, com curiosidades e trívias sobre cada assunto, com textos breves e objetivos, muita ilustração e gráficos, bem básico mesmo. Tentam puxar o estilo para fatos bizarros, curiosidades inusitadas, com toque de humor. Quem procura por uma leitura mais complexa, com informações realmente pertinentes, vai ficar frustrado. Quem se contenta em saber o básico, provavelmente vai gostar. Opinião ou investigação mais profunda não é o forte da MUNDO ESTRANHO.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, essa montagem ficou perfeita. Mal dá para acreditar que juntou seis imagens, pois não se vê de maneira alguma as emendas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Puxa que triste esse lance da Helena. Eu lembro que quando saiu o filme mulher objeto foi o maior reboliço! O cartaz com ela deitadinha meio de lado era maravilhoso... Marcone

    ResponderExcluir
  10. Tem também "a obra de arte" "O Bacalhau"...Tem uma cena da moça saindo d´água bem formosa depois de um encontro com o protagonista principal do filme... Marcone

    ResponderExcluir
  11. BACALHAU é muito bom. Tem o humor impagável do Adriano Stuart e um final antológico. Tinha esquecido que a Helena Ramos está nesse filme.

    ResponderExcluir
  12. Helena Ramos esteve presente mês passado no Sesc Santana na exibição de "seduzidas pelo Pecado" do Jean Garret. Me pareceu estar muito bem para uma mulher de sua idade. Ele realmente estava interessada en debater com o público, que por sua vez não ajudava muito. Ou era a quase que total falta de conhecimento do assunto ou então certos indivíduos que só sabiam perguntar coisas do tipo se ela gostava de tirar a roupa ou se ela e a Lucélia Santos já tinham filmado juntas.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo saber que ela ainda se dispõe a participar desse tipo de evento, mas é triste constatar como esses debates com público despreparado. Por isso que nessas ocasiões tem que 'plantar' pessoas na platéia para fazer as perguntas ideais. Acho deprimente quando acontece esses debates com público desinteressado e/ou mal informado.

    ResponderExcluir
  14. no final do debate com a Helena Ramos, um cara comentou assim:

    "Você sabe da Wilza Carla? Ela está num abrigo para artistas, acabada. Perto dela, nossa, você está muito bem".

    foi tão constrangedor que o debate acabou...

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Coitada da Helena! Um mulherão que já foi "Objeto" e contracenou com Bacalhau gigante, não pode participar de uma coisa destas. Essa da Wilza Carla foi deprimente. Oque será que um cara destes pensa da vida pra participar de um debate destes, e falar merda, ainda mais com uma das musas da minha infância/adolescencia. Que chato isso! Marcone

    ResponderExcluir
  16. Ah! E antes que eu me esqueça: A montagem ficou linda Carlão! Os arte-finalistas que se cuidem! Muito bom gosto também na escolha da foto! Marcone

    ResponderExcluir
  17. Fiquei triste quando essa mulher sumiu do cenário nacional,e mais triste ainda de saber que a mesma vive em uma gaiola dourada.Sustentada por seu ex-marido e presa a convenções sociais,Ainda bem que o canal Brasil reprisa sempre o filme "Corpo e alma de Mulher".Que para mim pelo menos,e a expressão máxima de beleza e sensualidade de Helena na tela.Que desperdício de talento,e que saudades dessa mulher...

    ResponderExcluir