Cursos de Cinema

domingo, 13 de junho de 2010

Saul Steinberg: The Trouble with Harry (1955)


   Muito da genialidade de Alfred Hitchcock se deve à sensibilidade do cineasta de se associar aos melhores artistas de suas respectivas áreas, quase sempre nomes de vanguarda, com quem formou parcerias memoráveis. Sua associação com talentos como Bernard Herrmann, Edith Head, Robert F. Boyle, Saul Bass e até Salvador Dalí é lembrada com alguma frequência, mas Hitch também contou com a arte de gente como Samuel Hoffman, o grande mestre do theremin, Oskar Sala, pioneiro da música eletrônica, e Ub Iwerks, animador do primeiro time de Walt Disney.


   Outro gigante que colaborou com Hitchcock foi o cartunista Saul Steinberg (1914-1999), que desenhou a sequência de abertura (sem receber crédito) da deliciosa comédia macabra O Terceiro Tiro, de 1955. Quem chamou minha atenção a esse detalhe foi meu amigo Edson Negromonte, que reconheceu os traços de Steinberg quando assistiu o filme, pelo menos duas décadas atrás. Na época eu não consegui encontrar nenhuma referência a isso, podendo recorrer apenas aos livros que tinha sobre Hitchcock. Recentemente, com a facilidade de se pesquisar na internet, pude confirmar que de fato foi Steinberg quem desenhou a imagem que aparece numa panorâmica durante os créditos iniciais.


   O cartunista nasceu na Romênia e migrou para os Estados Unidos para fugir do regime anti-semita que se alastrou pela Europa em meados da década de 1930. Ficou famoso principalmente por seu trabalho para a revista The New Yorker, onde começou a publicar em 1942 e, em mais de 50 anos de intensa produção, desenhou quase 90 capas e assinou mais de 1200 desenhos. Seu traço moderno, econômico e despretensioso revolucionou a ilustração comercial e influenciou gerações de desenhistas. Hoje esse estilo remete imediatamente ao frescor otimista da década de 1950, perfeitamente representado pela The New Yorker e também pela obra de Hitchcock, que em O Terceiro Tiro aborda o estilo de vida americano com seu peculiar senso de humor macabro.


   Capturei essas imagens diretamente do DVD do filme, pulando os quadros nos quais aparecem o nome dos atores e da equipe técnica. Também montei esses frames lado a lado para formar essa imagem panorâmica que coloquei abaixo (clique sobre a imagem para ampliar), que dá uma visão mais completa da ilustração de Steinberg.


Um comentário:

  1. Po,muito legal saber!
    Tantos genios juntos claro que só pode dar coisa boa.
    Valeu!

    ResponderExcluir