CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

O Horror no Cinema Brasileiro

O Horror no Cinema Brasileiro

Curso escrito, desenvolvido e ministrado por Carlos Primati
Formato: 2 aulas de 4 horas de duração cada (carga horária total de 8 horas)
Acompanha uma apostila e um DVD com filmes e trailers
Contato: cprimati@gmail.com
Proposta: Apresentar a rica e inigualável produção de filmes brasileiros de horror, tema que assombrou as telas nacionais muito antes de Zé do Caixão e que prosseguiu muito além das perversões de José Mojica Marins e da irreverência de Ivan Cardoso. Os primórdios do gênero em comédias musicais com fantasmas, os melodramas góticos, as produções inspiradas em monstros do folclore brasileiro e em entidades da umbanda também contribuiram com tema no Brasil, que conta ainda com obras de cineastas prolíficos como Carlos Hugo Christensen, Walter Hugo Khouri, Fauzi Mansur e Jean Garrett, além das realizações experimentais. O horror nacional contabiliza cerca de 200 longas-metragens, demonstrando que o gênero sempre esteve perambulando por nosso cinema.


AULA 1

   1.1. Como assim, horror no cinema brasileiro?!

   1.2. Chanchadas do além: O Jovem Tataravô e outros fantasmas

   1.3. A era dourada dos estúdios: melodramas góticos e co-produções

   1.4. Lendas e folclore: saci, caipora, mula-sem-cabeça e lobisomem

   1.5. Zé do Caixão: terror e sadismo nacional sem fronteiras

   1.6. Experimentalismo udigrúdi: Sganzerla, Bressane e Visconti

   1.7. O misticismo caboclo das comédias de Mazzaropi

   1.8. Iemanjá, Iansã, Xangô: temores do candomblé e da macumba

   1.9. Espíritos inquietos: o vazio existencial de Walter Hugo Khouri

   1.10. Possuído pelo mal: o medo barroco de Carlos Hugo Christensen


AULA 2

   2.1. Erotismo e morte à beira-mar: a poesia mórbida de Jean Garrett

   2.2. Sexploração: John Doo, David Cardoso e Ody Fraga

   2.3. Aos pedaços: o horror verídico dos assassinos psicopatas

   2.4. Sangue e pornografia: o sexo explícito de meter medo

   2.5. O horror espírita: Joelma, O Médium e outras reencarnações

   2.6. Terrir: os monstros irreverentes de Ivan Cardoso

   2.7. Medo e violência for export: os excessos de Fauzi Mansur

   2.8. Espectros do horror no cinema da retomada

   2.9. Teratologia disforme: monstruosidades da década de 2000

   2.10. As produções independentes e o futuro do gênero


Apêndice A:

   Filmografia do horror brasileiro


Apêndice B:

   Obras de referência selecionadas

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