CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

domingo, 1 de agosto de 2010

Houdini: The Movie Star

   Harry Houdini (1874-1926) foi o maior dos escapistas e ilusionistas, famoso mundialmente por suas fugas quase impossíveis de camisas de força, correntes com cadeado e tanques cheios d’água infestados de tubarões famintos (essa parte do tubarão eu inventei, mas o resto é verdade!). O que pouca gente sabe é que Houdini também foi astro de cinema, chegando a protagonizar um seriado e filmes de aventura, mistério e ficção científica, nos quais desempenha seus consagrados números de escapismo. Essa curiosíssima faceta de Houdini foi devidamente resgatada na coleção Houdini: The Movie Star, lançada pela Kino, um luxuoso box com três DVDs trazendo a obra cinematográfica completa do mestre de todos os ilusionistas. A caixa é formada pelo seriado The Master Mystery (1920) e os filmes Terror Island (1920), The Man from Beyond (1922) e Haldane of the Secret Service (1923), além de extras valiosíssimos.
   Houdini, nascido Ehrich Weiss no Império Áustro-Húngaro (atual Hungria), também fez carreira desmascarando falsos médiuns e demais pessoas que alegavam possuir poderes sobrenaturais. Morreu na noite de Halloween de 1926.


   Durante toda esta semana, publicarei aqui no blog o seriado mudo The Master Mystery, que foi recentemente restaurado e remontado para se aproximar de seu formato original (algumas cenas se perderam ao longo das décadas, mas tem diversão suficiente para entreter os cinéfilos que ficarem ligados: a série toda tem 238 minutos!). Na agitada trama, Houdini interpreta um agente especial que enfrenta um robô destruidor, na primeira aparição nas telas de um autômato feito de lata. Uma preciosidade fílmica também para os aficionados por ficção científica.
   Esta série de postagens é dedicada ao meu grande amigo Chris e à sua adorável esposa Flávia, com quem eu e a Bia tivemos o imenso prazer de passar grande parte da última sexta-feira. Chris tem o blog Alguém Que Anda Por Aí e é um baita artista plástico, influenciado por cultura pop em geral, fã de robôs e admirador de Houdini. Também dedico esta série ao grande Blob, que me disse que anda em ritmo de seriado, então espero que ele aprecie esta raridade. E, claro, a todos que acessam o blog, mesmo anonimamente, e me dão o prazer da visita mesmo com o meu tempo tão escasso para colocar coisas novas no ar!

8 comentários:

  1. Não conhecia esse material do Houdini. Bom saber! Recentemente teve um filme com a Catherine Zeta-Jones em que o Houdini era protagonista da história. Procure!

    Cultura na veia:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caralho Primati, valeu pela consideração! Acredite ou não eu tava muito afim de ver isso (o box da Kino é um dos meus sonhos de consumo!), até mais ou menos um ano atrás eu estava numa onda de pesquisar a vida de personagens que eu acho interessantes, o Houdini entre eles (incrível coincidência!), assim como o Rasputin e Jack, O Estripador. No momento tô descobrindo um assunto que descobri semana passada e que me fisgou de imediato: os Stalags: literatura naziexploitation pornográfica e bagaceira que era publicada no começo dos anos 60 em... Israel! Sim, os judeus, no campo literário, que foram precursores do naziexploitation! Essa me deixou de queixo caído, só não superou uma outra que um amigo meu me falou ontem: o Luiz Caldas agora tá tocando heavy metal (???)!! Bom vou ficando por aqui que meu comentário já tá ficando off-topic hehehe. Abraços Primati e valeu por disponibilizar essa belezura!!!

    ResponderExcluir
  3. Há! Não aguento ficar caladinha por muito tempo. Vim aqui só pra agradecer de novo. Poxa.. eu sempre imagino a correria que é a vida das pessoas e o trabalho que dá fazer um post bacana. Obrigada! :) Sempre que venho aqui ler, tem preparação: sentar confortável, esquecer as pendênias, bebericar algo... bom, o que importa: é o momento curtir de verdade :)) []ção!

    ResponderExcluir
  4. Opa, Blob, bacana que você curtiu a novidade. Espero que goste do seriado. O trailer da coleção é bastante promissor! Eu sabia do Luiz Caldas cantando heavy metal; e o pior é que ele é até que bem competente na coisa; quer dizer, dentro do estilo tosqueira do metal! Mas essa de naziploitation judeu... ISSO sim é novidade! Falando num dos seus personagens de culto, no caso Rasputin, você conhece um episódio para a TV (não lembro de qual série) com o Karloff como Rasputin? Eu tenho isso e até legendei. Tem também o inacreditável MAN WITHOUT A BODY, outro bem raro que consegui encontrar com algum esforço.

    Ah, Juliana, não é pra ficar caladinha não... Eu estava com saudades dos seus comentários, e até achei que havia abandonado o blog! Mas fico ainda mais motivado que ele inspire momentos tão divertidos, com direito a cerimônia e tudo! Muito bom, sinto-me ainda mais na obrigação de trazer assuntos interessantes para comentar por aqui!

    Obrigado pelo prestígio e fiquem sempre ligados!!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a postagem, Carlos. Um achado esse material do Houdini.

    O curioso é que o escapista mais famoso da história contratou um ghost writer para escrever uns contos de aventura e mistério mais ou menos no espírito desse material seriado. E esse ghost writer não era ninguém menos que H. P. Lovecraft (um conto dessa bizarra parceria chegou a ser traduzido na coletânea "A tumba e outras histórias" da Francisco Alves).

    []s

    ResponderExcluir
  6. Boa lembrança do Alcebiades, esse conto do Lovecraft é ótimo!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carlos. Você e a Bia serão sempre bem-vindos aqui em casa: "Mi casa, su casa".
    Suas visitas são muitíssimo enriquecedoras e nos presenteiam com boas conversas e boas risadas. A Flávia se diverte demais.
    Quanto à série do Houdini, muito boa, estou babando(adoro ele). Acompanhando com se fosse uma novelinha. Engraçado saber que o Blob goste do Houdini e também do Rasputin, porque, com ele, são três pessoas que descubro serem unânimes quanto ao gosto pelos dois personagens.
    Agora um comentário bem bobo: em todos os momentos que vi o senhor Harry Houdini, ele parece estar sempre com o mesmo penteado e o mesmo terno.
    Abração

    ResponderExcluir
  8. Nossa, essa série parece imperdível! Vou correr pra acompanhar o que já foi postado aqui. Obrigada por mais um ótimo post. :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!