CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Literatura, Moda e Cinema: O Homem Invisível na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre


   O casamento (ou seria um triângulo amoroso, daqueles bem ousados e promíscuos?) entre literatura, moda e cinema pode parecer uma combinação explosiva, mas não deixa de ser intrigante. É justamente essa a proposta da participação do grupo modamanifesto na 56ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A relação entre essas mídias tão diferentes será colocada em pauta por Ana Carolina Acom e Carolina Citton Puccini, ambas do modamanifesto, que participação de uma mesa-redonda que faz parte do Ciclo Fahreinheit 451, cujo tema é ficção científica.
   O debate tem como tema central o livro O Homem Invisível, escrito por H.G. Wells em 1897 e adaptado incontáveis vezes para o cinema, quadrinhos e televisão. O personagem também será analisado no campo da moda, em suas intersecções com demais mídias e conflitos de identidade.
   O evento também marcará o lançamento de um editorial de moda intitulado Monstros, um ensaio fotográfico de Gabriela MO produzido pelo modamanifesto. Inspirado nos monstros clássicos da Universal Pictures, a produção traz o próprio Homem Invisível como um dos personagens de destaque.
   O mais legal dessa história toda (para mim, obviamente) é que conheci a Ana Carolina justamente no curso sobre ficção científica da década de 1950 que ministrei no Fantaspoa, em julho, e é muito bacana ver isso se estendendo. Eu gostaria muito de poder participar de alguma maneira e prestigiar o evento in loco, mas infelizmente isso não é possível; mas vale a dica a todos que puderem prestigiar. Segue abaixo o serviço completo do evento, com votos de que seja um absoluto sucesso e que venham outros muito em breve!

Leituras Compartilhadas: O Homem Invisível, de H.G. Wells
A visibilidade de Wells e a estética de sua ficção profética
Data: 10 de novembro, às 19h
Local: Santander Cultural - Sala Leste
Convidados: Cid Domingues D’Ávila, Joana Bosak de Figueiredo, Ana Carolina Acom e Carolina Citton Puccini
Realização: www.modamanifesto.com


6 comentários:

  1. Valeu, Carlos! Agradeço muito pelo espaço!

    Vale lembra que ano passado nossa mesa foi sobre Edgar Alan Poe e horror. E agora, em 2010, fui convidada para organizar algo em Ficção Cintífica, graças ao artigo que escrevi sobre o tema, depois do teu curso no Fantaspoa!

    Um beijo
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Carlos, eu não acredito!!!!!!!!!!!!!! Vc não postou nada a cerca do Screams Awards 2010!
    Nem dos Episódios dos Simpsons No dia 31 de outubro

    Lamentável, estou decepcionado com você, estava esperando angustiadamente 2 posts sobre O Awards e Os Simpsons e você nada?
    Pena. Espero que os monstros da Imaginolândia aparecem na sua casa e lhe destruam como aquele lobisomenporco kkkk
    sério Pq vc não postou nada cara ?

    ResponderExcluir
  3. Ah, Thiago, tem três palavrinhas para explicar essa omissão imperdoável: trabalho, trabalho e TRABALHO!

    Eu bem que gostaria de ter podido pelo menos ter assistido a isso tudo, mas estou atolado em compromissos urgentes. Pelo menos é um investimento que me traz perspectivas para o futuro, incluindo os dois novos cursos de cinema que planejo apresentar no ano que vem.

    Fique ligado e tente não se decepcionar tanto!

    ResponderExcluir
  4. Falando em decepção, assisti Jogos Mortais e foi terrivel.A minha primeira experiência em 3D e detestei tanto o filme quanto o efeito.O outro foi o Maldito ENEM que teve os erros na prova.Pelo menos vc estava trabalhando e eu sofrendo com duas provas e mais essa confusão.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Loma! Tô aqui... ou, mais ou menos aqui, quase aqui...

    Essas últimas semanas têm sido de correr atrás do prejuízo (em termos de compromisos vencidos), e infelizmente o blog praticamente ficou abandonado! Peço desculpas a todo mundo que ainda acompanha o blog, e vou posdtar alguma coisinha ainda hoje!

    Descobri que o blog foi citado (de maneira extremamente simpática!) na revista MONET, e é uma pena que justamente agora, com essa divulgação, eu tenha postado tão pouco, quase nada, por tanto tempo!

    Mas a coisa vai melhorar! ;)

    Abraços e beijos aos fiéis!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!