O casamento (ou seria um triângulo amoroso, daqueles bem ousados e promíscuos?) entre literatura, moda e cinema pode parecer uma combinação explosiva, mas não deixa de ser intrigante. É justamente essa a proposta da participação do grupo modamanifesto na 56ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A relação entre essas mídias tão diferentes será colocada em pauta por Ana Carolina Acom e Carolina Citton Puccini, ambas do modamanifesto, que participação de uma mesa-redonda que faz parte do Ciclo Fahreinheit 451, cujo tema é ficção científica.
O debate tem como tema central o livro O Homem Invisível, escrito por H.G. Wells em 1897 e adaptado incontáveis vezes para o cinema, quadrinhos e televisão. O personagem também será analisado no campo da moda, em suas intersecções com demais mídias e conflitos de identidade.
O evento também marcará o lançamento de um editorial de moda intitulado Monstros, um ensaio fotográfico de Gabriela MO produzido pelo modamanifesto. Inspirado nos monstros clássicos da Universal Pictures, a produção traz o próprio Homem Invisível como um dos personagens de destaque.
O mais legal dessa história toda (para mim, obviamente) é que conheci a Ana Carolina justamente no curso sobre ficção científica da década de 1950 que ministrei no Fantaspoa, em julho, e é muito bacana ver isso se estendendo. Eu gostaria muito de poder participar de alguma maneira e prestigiar o evento in loco, mas infelizmente isso não é possível; mas vale a dica a todos que puderem prestigiar. Segue abaixo o serviço completo do evento, com votos de que seja um absoluto sucesso e que venham outros muito em breve!
Leituras Compartilhadas: O Homem Invisível, de H.G. Wells
A visibilidade de Wells e a estética de sua ficção profética
Data: 10 de novembro, às 19h
Local: Santander Cultural - Sala Leste
Convidados: Cid Domingues D’Ávila, Joana Bosak de Figueiredo, Ana Carolina Acom e Carolina Citton Puccini
Realização: www.modamanifesto.com
Valeu, Carlos! Agradeço muito pelo espaço!
ResponderExcluirVale lembra que ano passado nossa mesa foi sobre Edgar Alan Poe e horror. E agora, em 2010, fui convidada para organizar algo em Ficção Cintífica, graças ao artigo que escrevi sobre o tema, depois do teu curso no Fantaspoa!
Um beijo
Ana
Carlos, eu não acredito!!!!!!!!!!!!!! Vc não postou nada a cerca do Screams Awards 2010!
ResponderExcluirNem dos Episódios dos Simpsons No dia 31 de outubro
Lamentável, estou decepcionado com você, estava esperando angustiadamente 2 posts sobre O Awards e Os Simpsons e você nada?
Pena. Espero que os monstros da Imaginolândia aparecem na sua casa e lhe destruam como aquele lobisomenporco kkkk
sério Pq vc não postou nada cara ?
Ah, Thiago, tem três palavrinhas para explicar essa omissão imperdoável: trabalho, trabalho e TRABALHO!
ResponderExcluirEu bem que gostaria de ter podido pelo menos ter assistido a isso tudo, mas estou atolado em compromissos urgentes. Pelo menos é um investimento que me traz perspectivas para o futuro, incluindo os dois novos cursos de cinema que planejo apresentar no ano que vem.
Fique ligado e tente não se decepcionar tanto!
Falando em decepção, assisti Jogos Mortais e foi terrivel.A minha primeira experiência em 3D e detestei tanto o filme quanto o efeito.O outro foi o Maldito ENEM que teve os erros na prova.Pelo menos vc estava trabalhando e eu sofrendo com duas provas e mais essa confusão.
ResponderExcluirCadê o Primati?
ResponderExcluirOi, Loma! Tô aqui... ou, mais ou menos aqui, quase aqui...
ResponderExcluirEssas últimas semanas têm sido de correr atrás do prejuízo (em termos de compromisos vencidos), e infelizmente o blog praticamente ficou abandonado! Peço desculpas a todo mundo que ainda acompanha o blog, e vou posdtar alguma coisinha ainda hoje!
Descobri que o blog foi citado (de maneira extremamente simpática!) na revista MONET, e é uma pena que justamente agora, com essa divulgação, eu tenha postado tão pouco, quase nada, por tanto tempo!
Mas a coisa vai melhorar! ;)
Abraços e beijos aos fiéis!