CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Especial Halloween

   Não é invenção minha, obviamente, e à esta altura já virou uma tradição blogueira: Cine Monstro também vai entrar na onda da contagem regressiva de Halloween! Eu planejei essa farra toda desde o começo do ano, achei que outubro demoraria para chegar, mas... eis que já estamos nos últimos meses de 2010. Sim, o tempo voa, montado no cabo de uma vassoura enfeitiçada! E tempo, aliás, é o que continuo não tendo... mas mesmo assim, tento deixar algo novo de vez em quando por aqui.


   A contagem regressiva até o último dia do mês, como não poderia deixar de ser, será no melhor estilo clássico. Diariamente, o visitante do blog terá uma pin up de Hollywood devidamente caracterizada de bruxa. Bruxinhas sensuais, irresistíveis, hipnotizantes. Colecione, guarde todas, comente as preferidas... Inspire-se. Algumas certamente irão surpreender os digníssimos leitores; outras certamente divertirão com suas vestimentas de bruxa de araque. Ilustam esta postagem algumas candidatas que não foram selecionadas para nosso calendário.


   Também postarei vídeos, especialmente nos finais-de-semana, para trazer alguns programas temáticos de Halloween; novamente, sempre com aquele estilo vintage, que é como gostamos dessas coisas. E para manter a tradição, durante todo o mês ficará no ar uma enquete que irá escolher o filme de bruxa favorito de nossos visitantes. Não deixem de participar, opinar, esculhambar... afinal, não seríamos ninguém sem essas fascinantes bruxas para nos enfeitiçar.


O Homem Que Odiava as Mulheres (1968)

Homenagem a Tony Curtis (1925-2010).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Casa Sinistra (1932)

Homenagem a Gloria Stuart (1910-2010).


   Morreu ontem, domingo, aos 100 anos de idade, a veterana atriz Gloria Stuart. Enquanto que para o povão que só assiste a blockbusters e filmes óbvios ela é apenas ‘a velhinha do Titanic’, para os aficionados por horror ela foi a estrela de pelo menos dois clássicos do gênero: A Casa Sinistra (Old Dark House), de 1932, e O Homem Invisível (The Invisible Man), de 1933, em ambos dirigida pelo competentíssimo James Whale.
   Gloria está absolutamente fascinante em A Casa Sinistra, especialmente na cena destacada no vídeo acima. Ela nunca foi lá muito bonita, talvez nem mesmo carismática, mas neste filme exala uma sensualidade palpável. Whale captura perfeitamente, com sua lente escandalosamente fetichista, a figura longilínea e vulnerável da loira. Para mim, é uma das cenas mais representativas de uma espécie de violação sexual estilizada que era própria do cinema hollywoodiano pré-Código Hays: o toque da mão da velha malévola no peito nu da mocinha é um momento de puro horror grotesco, o choque entre a pureza e a corrupção.
   O filme é estrelado por Boris Karloff, recém-consagrado pelo papel do monstro de Frankenstein, aqui novamente em papel sinistro sob pesada maquiagem. O estilo cômico é similar ao empregado por Whale em O Homem Invisível e A Noiva de Frankenstein, num casamento perfeito de humor e horror. Se quiser prestar uma homenagem digna a Gloria Stuart, esqueça Titanic. É este filme aqui que você precisa ver.

domingo, 19 de setembro de 2010

Four O’Clock (1957)


   Episódio de estréia da série de TV Suspicion, exibido originalmente em 30 de setembro de 1957 na rede NBC. Não é dos melhores telefilmes de Hitch, mas é um bom exemplo do estilo de trama dos programas produzidos pelo cineasta ao longo das décadas de 50 e 60. Baixar em AVI com 350 MB.

Bon Voyage e Aventure Malgache (1944)



   Dois curtas-metragens dirigidos por Alfred Hitchcock para o British Ministry of Information (o serviço secreto britânico), a contribuição do cineasta aos esforços de guerra para ajudar os membros da resistência francesa a enfrentar a ocupação nazista. Os filmes foram considerados de moral dúbia e não chegaram a ser exibidos na época, transformando-se nas décadas seguintes em itens de colecionador, até serem resgatados e lançados, inicialmente em VHS e depois em DVD. Baixar Bon Voyage em AVI com 193 MB. Baixar Aventure Malgache em AVI com 207 MB.

sábado, 18 de setembro de 2010

Under Capricorn (1949)


   Talvez o último dos longas estranhos de Hitchcock, este é um filme de época que em quase nenhum momento lembra o estilo consagrado do Mestre do Suspense. Foi o segundo e último filme de sua própria produtora, a Transatlantic Pictures, que encerrou as atividades depois deste fracasso. O filme anterior foi Festim Diabólico (1948), conhecido pelas longas tomadas sem cortes; técnica repetida em muitos momentos deste longa. O filme foi lançado originalmente em setembro de 1949 e chegou ao Brasil com o equivocado título Sob o Signo de Capricórnio (a história se passa na Austrália, país que fica abaixo da linha imaginária do Trópico de Capricórnio; não tem nada a ver com o signo). Baixar em MP4 com 1.3 GB.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Jamaica Inn (1939)


   O último filme inglês de Hitchcock é uma grande decepção, uma bagunça completa; culpa em parte dos exageros de Charles Laughton. O roteiro é baseado num livro de Daphne du Maurier, autora também do romance Rebecca, filmado por Hitch no ano seguinte. Lançado em maio de 1939, foi exibido no Brasil como A Estalagem Maldita. Baixar em MP4 com 1.5 GB.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

The Lady Vanishes (1938)


   O filme mais encantador da fase inglesa de Hitchcock, o exemplar perfeito do suspense sobre trilhos. Obra-prima em todos os detalhes, desde o humor com tempero picante e a trama engenhosamente intrincada até as charmosas miniaturas e maquetes. Lançado em agosto de 1938, foi exibido no Brasil como A Mulher Oculta e mais tarde foi relançado como A Dama Oculta, título pelo qual ficou mais conhecido entre nós. Baixar em MP4 com 1.1 GB.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Young and Innocent (1937)


   Um dos filmes de espionagem menos conhecidos de Hitchcock, talvez pela ausência de astros mais carismáticos e populares. Não está entre suas obras-primas, mas está repleto de boas idéias, especialmente o plano-sequência que revela a identidade do assassino. Lançado em novembro de 1937, foi exibido no Brasil como Jovem e Inocente. Baixar em MPEG com 2.1 GB.

Sabotage (1936)


   Talvez o mais pessimista de todos os filmes britânicos de Hitchcock, com situações que possivelmente o cineasta jamais tivesse a liberdade de realizar em Hollywood. Originalmente lançado em dezembro de 1936, foi exibido no Brasil como O Marido Era o Culpado e posteriormente lançado em vídeo como Sabotagem (não confundir com o estadunidense Sabotador, que Hitchcock dirigiu em 1942). Baixar em MP4 com 1.1 GB.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Secret Agent (1936)


   Um filme estranho, que pega muita gente de surpresa pelo seu pessimismo e por uma aparente falta de temas hitchcockianos; de fato, é uma de suas obras mais fascinantes e que certamente merece revisão. Lançado em maio de 1936, foi exibido no Brasil como Agente Secreto. Baixar em MP4 com 1 GB.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

The 39 Steps (1935)


   Uma das grandes obras-primas da fase britânica de Hitchcock, lançado logo depois de O Homem Que Sabia Demais (1934). Lançado em junho de 1935 e exibido no Brasil como Os 39 Degraus, é baseado no livro homônimo de John Buchan, mas pouco aproveita da fonte original, reinventando toda a trama. O casal protagonista é um dos mais perfeitos da filmografia hitchcockiana, com Madeleine Carroll compondo uma de suas clássicas loiras gélidas. Baixar em MP4 com 861 MB.

domingo, 12 de setembro de 2010

Waltzes from Vienna (1933)


   Um dos mais obscuros filmes dirigidos por Hitchcock, foi o último do cineasta a chegar ao DVD, e ainda assim com lançamento restrito. Estreou nos cinemas em maio de 1933 e nunca foi exibido no Brasil. Conta a história do compositor Johann Strauss e sua inspiração para compor o “Danúbio Azul”. Baixar em MP4 com 711 MB.

Rich and Strange (1932)


   Comédia romântica dirigida por Hitchcock, um de seus filmes mais estranhos e fascinantes, mas injustamente menosprezado e desconhecido pela maioria das pessoas. Lançado originalmente em março de 1932, foi exibido no Brasil como Ricos e Estranhos, inclusive pelo canal pago TeleCine. Baixar em AVI com 696 MB.

sábado, 11 de setembro de 2010

The Skin Game (1931)


   Um dos filmes mais desinteressantes de toda a carreira de Hitchcock, uma tediosa adaptação da peça de John Galsworthy. Lançado em junho de 1931 e inédito no Brasil em todas as mídias. Baixar em AVI com 624 MB.

Murder! (1930)


   Outro exemplar dos primórdios do período sonoro de Hitchcock, não é de seus melhores filmes, mas tem algumas interessantes experiências com som e curiosas metáforas com o mundo do teatro. Estreou originalmente em agosto de 1930 e foi lançado no Brasil como Assassinato. Baixar em AVI com 700 MB.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Blackmail (1929)


   Primeiro longa-metragem sonoro de Hitchcock e uma das obras mais importantes de seu período britânico. Lançado em junho de 1929, foi exibido no Brasil como Chantagem e Confissão e está disponível em DVD nacional. Baixar em AVI com 700 MB.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

The Manxman (1929)


   Último filme mudo realizado por Hitchcock, lançado em janeiro de 1929, protagonizado por Anny Ondra, certamente a mais linda estrela de sua fase inicial. Exibido no Brasil como O Ilhéu e O Homem da Ilha. A atriz a seguir estrelou Chantagem e Confissão, a primeira obra-prima sonora de Hitchcock, porém afastou-se das telas devido ao seu forte sotaque estrangeiro. Baixar em MP4 com 897 MB.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

The Farmer’s Wife (1928)


   Sétimo filme dirigido por Hitchcock, novamente com a estrela Lillian Hall-Davis, desta vez numa comédia romântica singela e tocante. Lançado originalmente em março de 1928, foi exibido no Brasil como A Mulher do Fazendeiro. Baixar em MP4 com 881 MB.

The Ring (1927)


   Sexto longa dirigido por Hitchcock, um dos pontos altos de sua fase muda. Lançado em outubro de 1927, recebeu no Brasil o título O Ringue. Baixar em AVI com 684 MB.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Easy Virtue (1927)


   Quinto longa dirigido por Hitchcock, talvez seja o seu pior filme. É também o que está em pior estado de conservação e o único disponível somente através de lançamentos de distribuidoras independentes. Lançado em agosto de 1927 e exibido no Brasil como Mulher Pública numa mostra sobre a fase muda do cineasta. Baixar em MP4 com 730 MB.

Downhill (1927)


   Quarto filme dirigido por Hitchcock, novamente com o galã Ivor Novello, que estrelara no ano anterior o filme The Lodger. Lançado em maio de 1927, foi exibido no Brasil como Decadência, somente em mostras especiais. Baixar em MP4 com 968 MB.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

The Lodger: A Story of the London Fog (1926)


   Terceiro longa-metragem dirigido por Hitchcock e seu primeiro filme de suspense, lançado originalmente em setembro de 1926. Exibido no Brasil como O Inimigo das Loiras e lançado em vídeo como O Pensionista. A cópia disponível aqui é a tingida, de excelente qualidade. Baixar em AVI com 643 MB.

domingo, 5 de setembro de 2010

Especial: Quinzena Alfred Hitchcock

   Para celebrar a realização do curso A Obra de Alfred Hitchcock, que levarei a Porto Alegre entre os dias 13 e 17 de setembro, trarei aos leitores deste blog uma coleção dos filmes mais raros do cineasta britânico. Por ‘raros’, entenda-se seus filmes menos vistos, menos comentados; essencialmente, sua fase inglesa, tanto o período mudo quando os anos de formação ainda em sua terra natal. São filmes indispensáveis para quem deseja conhecer a fundo o imaginário de Hitchcock, ou a qualquer cinéfilo interessado nos primórdios dessa arte e a vasta gama de idéias exploradas por Hitch ainda na década de 30. Também postarei outras raridades, todas com opções para baixar o filme e guardar em sua coleção. Espero, com isso, ampliar a discussão acerca do cinema de Hitchcock, tanto entre as pessoas que prestigiarão o curso de corpo presente quanto a galera amiga que visita este blog e me enche de satisfação. Espero que apreciem os filmes, comentem, perguntem, divaguem, filosofem e fiquem cada vez mais instigados a explorar a obra do Mestre do Suspense.
Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!