CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ATUALIZAÇÃO: Uma Descida ao Inferno de Zé do Caixão (2010)


   Recebi no início da tarde de hoje, e acabei de assistir agorinha mesmo, o documentário Uma Descida ao Inferno de Zé do Caixão, realizado pelos estudantes Daiane Sousa, Dênis Matos e Marcela Alves. Há alguns meses, tive o prazer de gravar uma longa entrevista para os meninos aqui em Jundiaí, numa lanchonete rock’n’roll, quando procurado por eles para contribuir com o documentário, e foi bacana poder colaborar com o projeto.
   O resultado final ficou bem bacana, apesar da duração relativamente curta, com apenas 28 minutos (a gente sempre acha que tem algo mais a ser dito sobre a figura complexa do Mojica). Melhor ainda foi ver as encantadoras divagações da amiga e colega de brasilidades horroríficas Laura Cánepa, que indiquei para ser entrevistada para o projeto, e que, assistindo ao produto finalizado, tenho certeza que faria uma falta imensa se não tivesse participado. O cineasta e antropólogo Kiko Goifman (FilmeFobia), o jornalista, crítico e biógrafo mojicano André Barcinski e a psicanalista Maria Lúcia Homem - que parece viajar bem mais do que os delírios de Zé do Caixão costumam provocar - também oferecem esclarecimentos sobre as conflitantes figuras de José Mojica Marins e sua imortal criação Zé do Caixão. Ah, claro, o Mojica também é entrevistado, numa calçada qualquer de São Paulo, mas seu depoimento, aparentemente regado a loiras geladas, é um tanto criptografado. Puramente Mojica, claro.
   O documentário merece ser prestigiado, no mínimo, por representar um agradável sopro de idéias arejadas e uma urgência de se compreender um dos nossos cineastas mais particulares e o artista mais ativo do horror nacional. Tomara que o filme tenha uma sobrevida fora das salas de avaliação acadêmica; que se torne extra de algum lançamento em DVD ou apareça na programação do Canal Brasil ou coisa parecida.

6 comentários:

  1. O documentário é mesmo bem bacana! E concordo, o depoimento da Laura é ótimo! Aliás, é sempre muito bom ouvi-la falar. :) Parabéns por sua participação no documentário! ;)

    ResponderExcluir
  2. Primati! Fico muito feliz que tenha gostado do resultado final. Você também faria uma falta imensa se não tivesse participado, rs! Mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá Primati.

    Que bom que curtiu o doc sobre nosso querido Mojica. Sua participação foi fundamental na composição do vídeo. Mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber como e onde posso assistir o documentário... Se for publicado na web seria melhor ainda (tenham em mente que estou em Porto Alegre e isso pode complicar as coisas hehe)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vini(?). Fica a dica aos realizadores do documentário para colocar o filme na internet. ;)

    Ei, em breve estarei em Porto Alegre para ministrar um curso sobre A História do Cinema de Horror! Apareça por lá!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Como posso conseguir uma cópia do documentário?

    Luis Virgilio!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!