CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Casa Sinistra (1932)

Homenagem a Gloria Stuart (1910-2010).


   Morreu ontem, domingo, aos 100 anos de idade, a veterana atriz Gloria Stuart. Enquanto que para o povão que só assiste a blockbusters e filmes óbvios ela é apenas ‘a velhinha do Titanic’, para os aficionados por horror ela foi a estrela de pelo menos dois clássicos do gênero: A Casa Sinistra (Old Dark House), de 1932, e O Homem Invisível (The Invisible Man), de 1933, em ambos dirigida pelo competentíssimo James Whale.
   Gloria está absolutamente fascinante em A Casa Sinistra, especialmente na cena destacada no vídeo acima. Ela nunca foi lá muito bonita, talvez nem mesmo carismática, mas neste filme exala uma sensualidade palpável. Whale captura perfeitamente, com sua lente escandalosamente fetichista, a figura longilínea e vulnerável da loira. Para mim, é uma das cenas mais representativas de uma espécie de violação sexual estilizada que era própria do cinema hollywoodiano pré-Código Hays: o toque da mão da velha malévola no peito nu da mocinha é um momento de puro horror grotesco, o choque entre a pureza e a corrupção.
   O filme é estrelado por Boris Karloff, recém-consagrado pelo papel do monstro de Frankenstein, aqui novamente em papel sinistro sob pesada maquiagem. O estilo cômico é similar ao empregado por Whale em O Homem Invisível e A Noiva de Frankenstein, num casamento perfeito de humor e horror. Se quiser prestar uma homenagem digna a Gloria Stuart, esqueça Titanic. É este filme aqui que você precisa ver.

3 comentários:

  1. Puxa! Estou com "o Homem Invisível" aqui para ver, até por causa do evento da Feira do Livro que trará este personagem de HG Wells. A Casa Sinistra fiquei loucaaaa para ver!

    Viva as dicas do Carlos! Eee Valeu
    abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Olá, meninas! Assistam sim, o filme é bem interessante, apesar de não ser tão popular quanto outros clássicos do período, talvez porque a cópia que sobreviveu não é tão bem conservada quanto as de DRÁCULA, FRANKENSTEIN etc. Comecem a ver filmes de horror de todas as épocas, pois precisam estar bem afinadinhas para o curso do ano que vem. ;)

    A Ana Carolina publicou no site dela um artigo sobre Hitchcock e os figurinos. O texto é bem bacana e dá uma idéia do que ela apresentou na breve, porém muito interessante, participação que fez no curso que ministrei para o Cena Um há duas semanas. Confiram aqui: http://www.modamanifesto.com/index.php?local=detalhes_moda&id=598.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!