CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Lançamento do filme A Sina do Aventureiro em DVD

   O faroeste A Sina do Aventureiro, primeiro filme dirigido por José Mojica Marins, entre 1957 e 58, chega ao formato DVD num lançamento independente produzido por Marcelo Colaiacovo. O lançamento acontecerá amanhã, dia 10 de junho, a partir das 19h30, na Saraiva Megastore do Center Norte, shopping localizado na Travessa Casalbuono, 120, na Vila Guilherme, em São Paulo.
   Mojica estará presente para participar de um bate-papo com seus admiradores e contar curiosidades sobre o filme - realizado no pioneiro sistema GiganTela, um CinemaScope improvisado usando uma lente de projeção usada como lente de filmagem (ou qualquer coisa parecida com isso...) - e de toda a sua carreira artística de mais de meio século. Uma oportunidade imperdível para ver de perto o maior nome do nosso cinema de gênero, um mestre no horror e também no faroeste.

ATUALIZAÇÃO: Acabei de voltar da aventura de acompanhar mais um evento em torno de nosso imortal Mojica. Fiquei meio em dúvida se devia ou não ir, por conta de todos os compromissos atrasados, mas como ando muito preguiçoso, achei que era uma maneira de criar vergonha na cara e sair de casa. O início da jornada foi como toda introdução à Paulicéia Desvairada: uma viagem de 45 minutos que durou quase duas horas, por conta do trânsito falido da metrópole. Logo que chego ao Center Norte, não foi nada difícil encontrar o Mojica: ele era o senhor que uma mãe apontava a uma menininha de uns 5 anos, dizendo “Você viu o Zé do Caixão sentado ali?!”. Avistei a trupe na mesa de uma lanchonete e fui me juntar ao pessoal. Só quem já passeou com o Mojica em lugares públicos pode ter uma idéia do quanto ele é popular!
   Foi divertido ver o Mojica improvisar suas idéias - bem doidas, como sempre - acerca da beleza e feminilidade da mulher brasileira (“exceto as lésbicas e bissexuais!”), sobre o tratamento mais adequado aos estupradores (falando sobre sua nova obra, Corpo Seco) e a perseguição política e religiosa que sempre sofreu das autoridades, desde seu primeiro longa-metragem. Isso tudo e ainda apontando seus filmes prediletos de todos os tempos: O Bebê de Rosemary e ...E o Vento Levou.
   Foi bom demais encontrar velhos e novos amigos como Gio Mendes, Valter Noronha, Luiz Gonzaga dos Santos (diretor de Patty, Mulher Proibida e uma pessoa amável), o grande Virgílio Roveda (câmera e fotógrafo de muitos filmes do Mojica) e os donos da festa, Marcelo Colaiacovo, Tor e a galera dos Zumbis do Espaço. Também tive o prazer de rever meu parceiro de sempre Cid Vale Ferreira, que considero como um irmão mais novo e cujo bate-papo pós-evento foi apenas um trailer de nossas conversas megaprodutivas. Saudades demais disso tudo!
   Agora falando do que interessa a todos: a edição do DVD é primorosa, com embalagem digipak e arte da capa restaurando o cartaz original. Melhor ainda: a edição limitada para colecionador traz de brinde alguns fotogramas originais do filme Delírios de um Anormal, cortados diretamente da película, para o fã do diretor ter na coleção literalmente um pedaço da obra do mestre.
   Por enquanto é segredo (então não espalhem!), mas Colaiacovo planeja continuar resgatando os filmes mais raros de Mojica e trazê-los pela primeira vez ao formato digital. Portanto, vale muito a pena prestigiar esse projeto e investir seus trocados em A Sina do Aventureiro, que custa R$ 32,90 na Saraiva, para que outros tantos venham preencher essa lamentável lacuna nas nossas prateleiras e na história do cinema nacional.
   Dia 18 de junho será realizado outro evento, desta vez para lançar o DVD na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, no bairro da Pompéia, em São Paulo, então quem perdeu este ainda tem uma oportunidade de se redimir.

8 comentários:

  1. Que pena... para mim. Se eu pudesse estaria lá para apertar a mão do seu Zé... e fazer uma caricatura dele ao vivo, rsrsrsrs. Você irá, Carlos? Morrerei de inveja...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Cayman, até pretendo ir sim, mas ainda não decidi. A vantagem é que esse shopping fica logo na entrada de São Paulo, então pego o ônibus e desço na pista, antes de chegar à rodoviária. Mas se eu for, será mesmo só para pegar o DVD e voltar direto pra casa. Por isso ainda estou pensando se vale a pena... Alguém mais pretende ir?

    ResponderExcluir
  3. Carlos se você pagar minha passagem, irei com todo prazer do mundo!kkkkk.
    Sério! È foda que esse tipo de lançamento só aconteça no Eixo Rio - São Paulo, quem mora no Nordeste fica apenas acompanhando como simples mortais.
    Carlos só um pedido!
    Caso seja possivel será que você poderia adquirir uma cópia devidamente comprada, que depois faço reembolso do valor para você em qualquer forma de pagamento.

    ResponderExcluir
  4. Você quer mesmo o filme, Thiago? Posso fazer isso sim, mas não sei quanto vai custar o DVD. Por favor, confirme se quer mesmo que eu compre e então eu providencio o filme sim. Mais alguém que está distante quer que eu compre também? Só peço que depois depositem o valor na minha conta e eu envio o filme. Aguardo resposta até umas 17 horas, que é quando devo sair, pois o trânsito na Marginal Tietê é um inferno no finalzinho da tarde e começo de noite.

    ResponderExcluir
  5. Putz! Fiquei de fora dessa, novamente. Ser pedestre e morar longe em Sampa é uma merda!

    ResponderExcluir
  6. Pena que eu não estava lá para poder conhecer pessoalmente o Mojica. Surpresa maior foi saber que um de seus filmes favoritos é "E o Vento Levou”. Carlos, então o valor fica por R$ 32, 90?

    ResponderExcluir
  7. Isso, Thiago, mais o valor da postagem, se você quiser que eu envie pelo correio.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!