CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Drácula (1931)


   Já dizia aquela impagável paródia do conde vampiro: Dracula sucks! Estava dia desses folheando o livro V Is for Vampire: The A-Z Guide to Everything Undead (1996), de David J. Skal, e encontrei uma observação deveras curiosa que quero compartilhar aqui com vocês. Vejam só o comentário do autor no verbete fellatio, depois de ponderar diversas implicações diretas ou indiretas entre vampirismo e sexo oral: “Quando assistida corretamente, até mesmo a indigesta versão cinematográfica de Drácula de 1931 contém algumas surpresas de, digamos, cair o queixo. Renfield, o raivoso servo de Drácula, apesar de ter sido mordido pelo conde, não apresenta qualquer marca, pelo menos não no pescoço. Durante a viagem marítima rumo à Inglaterra há uma tomada muito interessante, quando Renfield abre o caixão do vampiro: certamente alguém deve ter percebido que quando Drácula se senta, seu rosto vai diretamente às calças de Renfield - como que ávido por um burrito cheio de sangue para o café-da-manhã”. O vídeo está aí para cada um tirar suas próprias conclusões: does Dracula really suck?

8 comentários:

  1. HAHAHA! Cáspita! Pior que isso é aquela cena do castelo em que Drácula enxota suas noivas para morder Reinfield... semprei achei aquela cena carregada de atmosfera homoerótica, mas isso para mim era apenas coisa da minha mente depravada (assim como no conto A Queda da Casa de Usher do Poe, em que para mim sempre pairou no ar um clima de incesto entre os irmãos da história... mas como ninguém mais qualificado que eu se manifestou a respeito, eu concluia que o problema era minha mente suja! Hehehe!). De qualquer forma, EU ADORO essa versão do Browning! E aposto que David Skal, apesar de avaclhar também deve adorar! Hehehe! Por enquanto é isso. Abraços Primati... tô vendo que essa semanas de vampiros promete...

    ResponderExcluir
  2. O autor se empolgou nas observações, hein? Até comparou o dito cujo a um "burrito cheio de sangue"! Uma alternativa menos depravada é acreditar que as mordidas do Renfield já cicatrizaram. Hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Blob, o David Skal é um dos maiores conhecedores de cinema de horror, o trabalho dele é realmente inspirador para quem se dedica a esse tipo de pesquisa. Não sei se ele adora o DRÁCULA (eu, particularmente, acho que o filme tem alguns problemas), mas ele dissecou o filme em dois trabalhos irretocáveis: a trilha de comentário do DVD e o livro HOLLYWOOD GOTHIC: The Tangled Web of Dracula from Novel to Stage to Screen. A edição em DVD que saiu no Brasil tem essa trilha de comentário legendada em português. Altamente recomendável!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho essa edição com os comentários, por isso eu afirmei aquilo... Quanto o fato de eu adorar o filme, não quer dizer que eu não veja as falhas dele, que aliás são inúmeras. Afinal, tem coisas bem piores por ai, e que eu adoro muito!!! por exemplo, eu não saberia explicar por que gosto tanto de Expresso do Horror, aquele de 1972 com o Christopher Lee, o Peter Cushing e o Telly Savallas, quer coisa mais irregular que aquilo? Por outro lado perdi as contas de quantas vezes já o assisti! Realmente gosto dele! Malditos Guilty Pleasure! Hehehe. Quanto ao Drácula, bem, quando inicia com a melosa (e maravilhosa) sinfonia de Lago dos Cisnes do Tchaicovsky, pronto, já me conquistou! Bem, por enquanto é isso... Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ah, Blob, O EXPRESSO DO HORROR é muito bacana! Ele tem o que muitos filmes de horror daquela época e de hoje nem sempre têm (principalmente os americanos): clima! Tem um baita clima sinistro, uma trama bem antiquada (adoro ciência retrô) e grandes nomes do horror atuando como se estivessem numa montagem de HAMLET! Cinema de horror é isso: se não se permitir um pouco de ridículo, a magia se desmancha.
    Também adoro "Lago dos Cisnes"; acho emocionante quando toca bem sutilmente no ED WOOD, toda vez que o Bela Lugosi está na pior!

    ResponderExcluir
  6. Nenhum de vocês saiu para tomar cerveja Pilsen com o Alberto de Mendoza durante as filmagens do clássico 'Lua de Outubro' e falar sobre como foi trabalhar com Chris Lee, Peter Cushing, Telly Savallas e Paul Naschy (que faz uma ponta como cossaco barbudo capanga do Telly Savallas) nesse filme. O cargo de maior fã de HOrror Express é meu e ninguém tasca!!!

    ResponderExcluir
  7. Opa, sensacional isso! Você ganhou a disputa, claro, e ainda matou de inveja toda a galera que visita o blog!

    Bom descanso nas suas micro-férias e vê se bota no ar suas idéias! Abração.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!