CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Enquete: Um Lobisomem Americano em Londres

   A comédia macabra Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London), dirigida por John Landis e lançada em 1981, venceu a enquete que perguntava “qual é o melhor filme clássico de lobisomem”, recebendo 50% dos votos. Pelo jeito os leitores desse blog preferem os filmes modernos sobre o tema, em comparação com os clássicos das décadas de 1930, 40 e 50. Para comemorar a vitória, coloco aqui dois belos cartazes do filme, para quem gosta de colecionar esse tipo de coisa.
   A seguir ficaram The Howling (1981), de Joe Dante, com 21%, The Curse of the Werewolf (1961), produção da Hammer estrelada por Oliver Reed, com 14%, e dois filmes empatados com apenas um voto cada: The Wolf Man (1941) e The Beast Must Die (1974). Cinco filmes sequer foram votados: Werewolf of London (1935), The Werewolf (1956), I Was a Teenage Werewolf (1957), Wolfen (1981) e Silver Bullet (1985).
   A questão que fica agora é o que podemos esperar da refilmagem de The Wolf Man, que estréia dia 12 de fevereiro. Alguém está com boas expectativas sobre este filme? Comentem aqui!

15 comentários:

  1. Tem muito tempo que vi esse filme! Mas gostei bastante!
    Muito legal seu Blog. Vou passar sempre que possivel!

    ResponderExcluir
  2. Opa, visite sempre sim, Ted Boy, pois são os comentários que me animam a atualizar o blog! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caro Primati já que estamos falando sobre lobisomens, nada mais oportuno que te pedir uma ajudinha: seguinte baixei um filme (que ainda não tive tempo de assistir) é o "Wolf Blood" (1925) de George Chesebro e Bruce M. Mitchell, gostaria de saber se você tem alguma informação sobre essa obra, que até onde sei, deve ser o primeiro filme a tratar da licantropia! Também tenho por aqui "La Loba" (1965) de Rafael Baledón, considerado o primeiro filme de lobisomem rodado no México! No mais é isso. Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Blob, você estragou minha surpresa!! Eu programei para entrar no ar no dia 12 de fevereiro, às 00:00, um post com o "Wolf Blood" completinho, para ser assistido aqui no blog, comemorando a estréia do remake do "The Wolf Man"!
    O filme é bem precário, exageradamente melodramático (particularmente, não gosto muito dos filmes mudos americanos, comparados com o que se fazia na Europa na mesma época), e a referência à licantropia é bem superficial, mas o filme tem sim uma certa importância histórica.
    Bacana saber que você também se interessa por essas relíquias, porque às vezes penso que estou sozinho no blog, hehehe. Essa postagem mesmo, que já está pronta e programada, achei que seria retumbantemente ignorada! Tomara que pelo menos você comente, mas só vai ao ar mesmo no dia 12. Até lá talvez você já tenha enfrentado o filme, hehehe.
    Não conheço esse "La Loba", e tenho muito interesse em filmes mexicanos! Vou procurar me informar a respeito e espero poder comentá-lo aqui em breve. Mas acho estranho que seja o primeiro filme mexicano de lobisomem, se for mesmo de 1965, pois cinco anos antes o Lon Chaney Jr. foi ao México filmar "La Casa del Terror", no qual faz o papel de lobisomem. De resto, obrigado pelas visitas frequentes e não deixe de comentar aqui, pois sua participação é sempre interessante!

    ResponderExcluir
  5. Caraio, se o Lon Chaney esteve por lá antes, então fui enganado! De qualquer forma vou assistir este "La Loba" (ta ruim de conseguir um tempinho por aqui, mas se der hoje não escapa!), a atriz principal é uma antiga estrela nativa chamada Kitty de Hoyos, chamada por uns de a "Marilyn Monroe mexicana" e por outros de a "Brigitte Bardot mexicana" (duas belas comparações, não?). Além disso, dizem que ela era a precursora do nu no cinema daquele país (desconfio que esse filme não entre nesse rol. Shit!). Quanto a estragar sua surpresa quanto ao "Wolf Blood" peço minhas humildes desculpas (na verdade que coincidência!!!). Eu gosto muito de filmes antigos, adoro o P&B! E tenho alguns pedidos de informações sobre obras dos anos 40 pra trás, mas vou deixar para fazer isso aos poucos... Quem sabe eu não estrague mais surpresas adiante! Cara, de qualquer forma obrigado pela atenção e um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Blob, na verdade foi mesmo mais uma curiosa coincidência do que qualquer outra coisa! Pode pedir e sugerir filmes; se preferir, me manda por e-mail. Vou procurar esse "La Loba", parece muito interessante! Abração!!

    ResponderExcluir
  7. O elenco é bom, o visual idem. Tem o Rick Baker na maquioagem e o diretor possuí o perfil adequado.

    ResponderExcluir
  8. Achei justa a vitória de Um Lobisomem Americano em Londres pois o considero o melhor filme de lobisomem já feito. Uma perfeita e deliciosa mistura de horror e humor que continua interessante e envolvente até os dias de hoje. A maquiagem do filme(merecidamente premiada com o oscar) é um espetáculo à parte e estou com altas expectativas para a estréia do novo "O Lobisomem", pois os trailers são excelentes e o elenco é sensacional. Sem contar que a ambientação da Inglaterra Vitoriana vai dar um charme extra ao filme.

    ResponderExcluir
  9. Que legal, uma primeira manifestação a favor do novo O LOBISOMEM! Concordo que o elenco é ótimo e a ambientação Vitoriana só pode ser fascinante, mas confesso que desanimei depois de ver quem é o diretor. Temo que seja algo no estilo de A LIGA EXTRAORDINÁRIA, disparado um dos piores filmes que vi nessa década, um dos poucos filmes que detestei da primeira à última cena (em especial a frase final, uma das piores da história do cinema). Abração e vamos aguardar!

    ResponderExcluir
  10. Não acredito que seja do nivel de "A Liga Extraordinária", até estou bem ansioso pelo filme, e acho que o Rick Baker está devendo um lobisomem legal, pois aquela maquiagem que ele fez em lobo era fraquissima. Quanto a preferência por "Um Lobisomen Americano em Londres", talvez seja pela fama do filme, que eu considero bom como história e sensacional em termos de efeitos (pelo menos na época). É bom lembrar que "The Howling" (o meu preferido) tem produção mais pobre e Rick Baker era o responsável pelos efeitos, mas abandonou o projeto pra fazer justamente o "Lobisomen Americano". Coisas de Hollywood ($$$$$$$).

    ResponderExcluir
  11. Não compare o bosta do Stephen Norrington com o cara que fez "Rocketeer", "Querida, Encolhi as Crianças", "Jumanji" e "Jurassic Park III" que é muito melhor que o segundo da série.

    ResponderExcluir
  12. OK, Leandro, então não os comparo, yessir!! Só que esses filmes todos que você citou mostram que o Joe Johnston é um excelente técnico de efeitos especiais e nada além disso. Espero estar enganado quanto ao LOBISOMEM. Estou torcendo mesmo para isso, pois estou de saco cheio de ver os blockbusters de horror serem tão ruins.

    ResponderExcluir
  13. Considero o Joe Johnston um diretor competente, mas não exatamente um grande diretor, já que gosto da maioria de seus filmes. Em relação a O Lobisomem o diretor inicialmete cogitado foi justamente o John Landis (do maravilhoso Um Lobisomem Americano em Londres), mas infelizmente as negociações não foram pra frente e o diretor abandonou a produção. Mas fiquei feliz em saber que o sumido John Landis já está dirigindo um novo filme macabro. Trata-se de "Burke and Hare", filme sobre a verídica história da célebre dupla de ladrões de cadáveres da Escócia do século XIX. Já estou ansioso por esse filme...

    ResponderExcluir
  14. Aí é questão de gosto e de birra sua para com os blockbusters - que eu também compartilho, são quase todos ruins mesmo. :)

    Johnston não é um grande diretor, mas sempre esteve mais de acordo com um George Pal, Jack Arnold ou Byron Haskins das antigas do que videoclipeiros como Stephen Norrington ou Stephen Sommers.

    E "Querida, Encolhi as Crianças" foi uma das melhores sessões de cinema que experimentei na vida. E o Johnston agora vai dirigir o filme do Capitão América. Eu não poderia estar mais empolgado.

    ResponderExcluir
  15. Embora um pouco atrasado, gostaria de comentar UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES: Acho um filme excelente mas, exatamente devido a algumas tiradas de humor, ele fica atrás de THE HOWLLING cuja cena da transformação no consultório, eu considero melhor e mais apavorante. Pena que o filme de Joe Dante tenha sido ofuscado pela mídia em torno do filme Landis, que, é claro, merece estar em qualquer top 10 de filmes de horror. Mas, ainda assim, fico com THE HOWLLING sem reservas. Assisti a ambos no cinema e é através dessa experiência que baseio meu comentário.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!