CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Fantasporto 2010

   Começou na segunda-feira, dia 22, a 30ª edição do Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto, em Portugal, um dos mais tradicionais eventos de cinema fantástico do mundo. Porém, a coisa começa a valer mesmo a partir de hoje, dia 26, com o início da mostra competitiva. Concorrem na Seção Oficial de Cinema Fantástico os longas Deliver Us from Evil, de Ole Bornedal; Embargo, de Antônio Ferreira; Heartless, de Philip Ridley; Hidden, de Pål Øie; Jennifer’s Body, de Karyn Kusama; La Herencia Valdemar, de José Luis Alemán; [Rec] 2, de Jaume Balagueró e Paco Plaza; Salvage, de Lawrence Gough; Solomon Kane, de Michael Bassett; Splice, de Vincenzo Natali; T.M.A., de Juraj Herz; The Descent: Part 2, de John Harris; The Human Centipede (First Sequence), de Tom Six; Thirst, de Chan-Wook Park, e Valhalla Rising, de Nicolas Winding Refn.
   A julgar pelos realizadores (incluindo o retorno do veterano Herz e de nomes consagrados no gênero como Natali, Bornedal e Park, além dos badalados Balagueró e Plaza), muitos destes filmes prometem constar das listas do melhor do cinema fantástico de 2010; alguns deles inclusive já foram exibidos em festivais do ano passado. O Fantasporto vai até o dia 7 de março.

13 comentários:

  1. dizem que esse The Human Centipede é fodão!

    ResponderExcluir
  2. Herax, vi algo muito por cima sobre esse HUMAN CENTIPEDE, mas parece que é mesmo imperdível!

    Minha grande expectativa é pelo novo filme do Juraj Herz, o homem que colocou a Tchecoslováquia no mundo do horror. Confesso que fiquei emocionado quando vi que ele estava de volta à ativa, e fiquei surpreso com o trailer do novo filme dele, que parece bem mais violento do que os que eu conheço.
    Herz começou com o poderoso SPALOVAC MRTVOL (The Cremator), em 1968, um filme que recomendo a quem tem vontade de ver algo completamente diferente em termos de cinema. Ele fez também PANNA A NETVOR (1978), uma versão mais horrorífica de "A Bela e a Fera", e o curioso UPÍR Z FERATU (1981), sobre um carro de corrida vampiro.

    Decidi colocar aqui no blog todos os grandes festivais internacionais de cinema fantástico porque foi ao procurar os filmes premiados nesses festivais que pude descobrir alguns dos mais maravilhosos exemplares do gênero. Espero que mais alguém aproveite essas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana saber que o genero recebe uma atenção especial em outros paises, no Brasil parece que a coisa anda "meio como, jegue sem pernas nos áridos solos da região norte", resumindo ou a informação sobre eventos nunca chega ou morre no meio do caminho, e se não fosse as comunidades "internética" trabalhando sem fins lucrativos para a divulgação de festivais e eventos ai sim estariamos com os passaportes comprados para a "ilha de IG", ("Ig = ilha dos gonorantes"). Se tiver um tempo de uma passada no meu blog para ver os posts que adicionei sobre a era do videogame, gde abraço!
    www.socialgames.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei animadíssima com o novo filme do Herz! Ah, com certeza vamos aproveitar as dicas de filmes de festivais. Sempre sai coisa boa desse meio, de fato!

    ResponderExcluir
  5. Kdão, os festivais europeus de filmes de horror são eventos gigantescos e muito prestigiados. São muito bem organizados e têm até uma federação que une os mais importantes.
    De vez em quando alguém se aventura a fazer algo parecido no Brasil, como o RioFan e o SP Terror, além do Fantaspoa, o mais longevo e bem-sucedido até agora.

    Visitei seu blog e vi que postou um enorme documentário sobre a história dos videogames! Com certeza é maravilhoso; vou dar um jeito de assistir! Abração.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ver o "Heartless", novo filme do Philip Ridley.

    O SP Terror tá mais pra um 'catado' de filmes do que um festival, e já começou mal premiando o péssimo "Eden Log" em vez do "Deixa Ela Entrar". Mas vamos prestigiá-lo assim mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Leandro, não pude ir ao SP Terror, mas todo mundo que foi reclamou da programação. Esse EDEN LOG deve mesmo ser uma bomba, mas os culpados têm nome, né? Teve um júri para decidir os vencedores, então a culpa é mais de quem julgou do que de quem programou. Não sei detalhes sobre a premiação, mas sei que o Dennison e o Mojica participaram do júri.

    ResponderExcluir
  8. Além do "Deixa Ela Entrar", tinha uns dois ou três filmes divertidos. O resto era dispensável. A única sessão lotada foi justo a do terror sueco. O que eu escutei, e me perdoe por não revelar a minha fonte, é que "Deixa Ela Entrar" foi preterido porque já havia ganho prêmios demais (pode isso ?) lá fora - mais de 50 até onde eu sei - e por isso, seria melhor dar para outro, no caso, o "Eden Log", que por sua vez, teve preferência do Mojica, que 'praticamente' impôs o resultado final. Pelo menos assim fiquei sabendo.

    Eu costumo brincar que os organizadores queriam trazer o "Eden Lake" para o festival, mas se enganaram e trouxeram o "Eden Log".

    ResponderExcluir
  9. Leandro, é melhor sua fonte permanecer anônima, porque isso é de um ridículo inclassificável, hehehe. Na minha opinião (e desconfio que você concorda comigo), isso é pior para o festival do que para o filme, porque o SP Terror fica marcado por esse mico, enquanto que DEIXA ELA ENTRAR se consagra cada vez mais.

    Mal comparando, é mais ou menos como o Hitchcock nunca ter recebido um Oscar, e como isso é mais comentado do que seria caso ele tivesse ganho o prêmio.

    Bem, a verdade é que não vi EDEN LOG, mas pelos comentários, é das piores coisas que o gênero ofereceu ultimamente!

    E quanto ao Fantaspoa 2009, você concordou com a premiação? (Cuidado com o que vai falar, grrrrr!!!)

    ResponderExcluir
  10. Eu não vi nenhum dos premiados. Mas no geral, acho que falta mais filmes interessantes na programação do Fantaspoa. Sobram trash movies e produções independentes, e faltam, digamos, surpresas como "Martyrs" ou "The Children". E como a média de boas produções tem aumentado nos últimos 3 anos, não se tem mais desculpa para a programação não subir um pouquinho de nível. Dito isso, estarei prestigiando o Fantaspoa neste ano.

    ResponderExcluir
  11. Concordo que poderia ter filmes melhores no Fantaspoa, e que alguns são mesmo muito ruins, mas acredito que só não são exibidos filmes como MARTYRS, THE CHILDREN etc. por não terem conseguido autorização. Eu também gostaria que esses festivais tivessem filmes inteligentes como GADKIE LEBEDI ou VINYAN, e menos trashs debilóides que reúnem sempre o mesmo pessoalzinho e não contribuem nada para fazer o gênero evoluir e gerar discussões de melhor nível.

    ResponderExcluir
  12. Exatamente. Porque esses festivais podem ficar marcados como exposições de trash movies, e o público irá sempre associar horror com isso e mais nada. Minha crítica não é o Fantaspoa não trazido MARTYRS ou THE CHILDREN, mas sim trazer dezenas de porcarias (que claro, tem o seu público) e não se preocupar em pegar coisas com mais qualidade. Eles exibiram EDEN LAKE (ótimo) e THE GIRL NEXT DOOR (que achei razoável, mas que tem seus fãs). Poderia dizer aqui umas duas dúzias de bons filmes do período 2008/2009 que teriam lugar tanto do SP Terror ou Fantaspoa. Impossível que não conseguissem os direiros de exibição de pelo menos 4 ou 5 deles.

    ResponderExcluir
  13. Leandro, concordo com você, mas quero dizer que vi 27 longas da mostra competitiva do Fantaspoa, e tinha de tudo! Posso destacar os filmes ALTAR, CAÇA AOS PORCOS, DANÇA DOS MORTOS, A DESCENDÊNCIA, FILME CASEIRO, A GAROTA DA CASA AO LADO, IDIOTAS E ANJOS, O PERDIDO, O PRÍNCIPE DESTE MUNDO, SANGUE NA ESTRADA, TOKYO GORE POLICE e ZIBAHKHANA: ESTRADA PARA O INFERNO. Não digo que todos são ótimos, mas todos foram muito divertidos e deliciosas experiências de se ver num festival. Ah, outra sessão espetacular foi PATÓGENO, precedido pelo maravilhoso documentário sobre o filme. Inesquecível!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!