CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Força dos Sentidos (1980)

   Maravilhosa incursão de Jean Garrett pelo universo fantástico, A Força dos Sentidos (1980) é uma obra de inspiração lovecraftiana com um clima poético e melancólico que considero comparável aos melhores trabalhos de Jean Rollin (em especial, Lèvres de Sang). Faz algum tempo que quero escrever um texto à altura deste filme, pois ainda acho que pouco se escreveu de instigante a respeito dele (Excitação, do mesmo Garrett, é muito mais popular entre os cinéfilos interessados na produção nacional). Acabei optando por fazer uma fortuna crítica do filme.
   Quem se aventurar pelos textos compilados abaixo certamente achará fascinante a pluralidade de opiniões. Aqueles que ainda não conhecem os textos de Jairo Ferreira - de quem tive o privilégio de ser “colega” na série especial do centenário do cinema no Jornal da Tarde - poderão acompanhar o quanto ele conhecia de cinema fantástico. Não apenas foi um dos poucos críticos brasileiros que apreciava filmes de horror e ficção científica, mas um dos raríssimos a escrever sobre o tema com sabedoria. Por sua vez, a crítica de Rubens Ewald Filho - definido com sagacidade genial aqui - é mais um atestado de preconceito pequeno-burguês, capaz de enxergar no filme somente méritos técnicos. Isso também parece ser a única coisa perceptível para os demais críticos.
   Caso queiram ler coisas ainda mais assustadoras, confiram os documentos oficiais do processo de censura do filme.

16 comentários:

  1. Primati, fiquei curiosíssimo de ver... a única maneira de conseguir é contigo?

    ResponderExcluir
  2. Thomazzo, que visita ilustre! Digamos que eu tenho o filme e não teria sentido não compartilhá-lo contigo, certo? Provavelmente a Laura também tem. Vamos nos falando e armamos isso! Precisamos de mais pessoas comentando e divulgando essas preciosidades. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. E ai primati, olha eu de novo... cara, eu li seu post e estava pensando com meus botões: porra, eu passei minha pré-adolescência e adolescência lendo coisas como Set, Cinemim, e claro, Video News. Ou seja, li muuuuitas coisas do Rubens Ewald Filho naquela época e, acredite, minha opinião quanto a ele continua a mesma daqueles tempos: o cara é um baita babaca!!!

    ResponderExcluir
  4. Blob, essa é a visão geral que - infelizmente - temos do REF. E ele não ajuda, não é mesmo? É triste que o crítico mais famoso do Brasil seja um inimigo tão ferrenho do pensamento inteligente.

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é maravilhoso. É ótimo ver uma obra como essa integrando a filmografia do cinema fantástico brasileiro. Sobre o REF, se o filme não tem velhas glamurosas, nunca é bom o suficiente. Bom é a Meryl Streep recendo 651º Oscar. Como você costuma dizer, ele é uma prova viva de que ver filme demais não ensina ninguém.

    ResponderExcluir
  6. Ah, parabéns pelo blog! Além dos ótimos textos seus, está muito rico com todo esse material extra (reportagens e críticas, materiais de divulgação da época). Acabei de ver que acrescentou uma seção, uma biblioteca com os clássicos do horror. Maravilha! Extramemente interessante e útil.

    ResponderExcluir
  7. Eu não acho que se poderia esperar outra coisa do REF naquela época e nem hoje. Dizer isso é quase como bater em gato morto... O que surpreende é que outros críticos mais sensíveis (que certamente existiam) tenham ignorado esse filme e os outros do Garret. O "buraco" que eles deixaram faz com que boa parte do cinema brasileiro recente acabe escapando da memória e obrigando os pesquisadores e curiosos a garimparem informações como se fossem do século retrasado... Por exemplo, até hoje não encontrei nenhuma entrevista decente com o Garret publicada nos jornais e revistas da época. Se alguém souber de alguma, por favor, me avise!!

    ResponderExcluir
  8. Dois textos do Carrard sobre filmes do Garret, e um sobre outro grande cara, o John Doo:

    http://mondopaura.zip.net/arch2008-05-04_2008-05-10.html

    http://mondopaura.zip.net/arch2009-07-12_2009-07-18.html

    ResponderExcluir
  9. Realmente, Laura, os críticos da época deixaram uma lacuna enorme (o que me faz pensar que não eram tão bons quanto querem nos fazer pensar) e agora cabe a gente como nós consertar o estrago que fizeram, tratando o cinema "inventivo" como se fosse coisa de pé-rapado.
    Nessa crítica o REF diz que o filme é inverossímil porque o protagonista é um escritor que vive de literatura! Que porcaria de argumento é esse?? Se é para levar para esse lado, então o Garrett era visionário, pois ele inventou o Paulo Coelho!! Prefiro a análise do Jairo Ferreira, que sugere que o personagem central é um alter-ego do próprio Garrett. Pelo menos isso é PENSAR.
    Curiosos os textos do Carrard, mas ainda acho que falta dissecar o conteúdo dos filmes do Garrett, e não apenas o que eles têm de prazeroso. Eventualmente faremos isso, o cinema brasileiro merece!

    ResponderExcluir
  10. só pra fazer justiça ao Biáfora, eis um trecho de um texto dele sobre outro filme do Garret, "Excitação":

    "… com Excitação, o jovem diretor Jean Garrett surpreende até mesmo àqueles destituídos de preconceitos “culturais” que conseguiram aquilatar de suas potencialidades em melhores circunstâncias. Pois elas se impõem neste novo filme, o mais profícuo e caprichado que M. Augusto Cervantes produziu até hoje. Não que inexistam assimetrias, contradições e fortes lapsos de entrecho, com situações e personagens desnecessariamente tomados de empréstimo a muitas obras anteriores (…). Mas é quase a primeira vez que algo saído da Rua do Triunfo revela um gosto e uma capacidade de manipulação, um germe de linguagem para realizações de diverso teor: unidade, plasticidade, imaginação cinemática. Outro tento é a belíssima fotografia colorida de Carlos Reichenbach, toda em tons neutros e esmaecidos (…), bem dosada, atmosférica – uma das melhores que nosso cinema apresentou em muito tempo. (…) Inesperadamente efetivo o “modernoso” comentário musical de Beto Strada. E só dignas de elogios as atuações de Kate Hansen (…). Falta certamente o grande entrecho, mas é flagrante uma capacidade de vir à tona para as exigências visuais expressivas e atmosféricas do cinema. E isso é muito. (BIÁFORA, OESP, 1977)

    ResponderExcluir
  11. Laura, excelente texto e maravilhosa contribuição sua, mas como falei, EXCITAÇÃO é um filme que parece ser bem mais lembrado pelo pessoal em geral do que A FORÇA DOS SENTIDOS, que eu considero superior e mais "difícil", mais complexo.

    O Biáfora era um cara respeitável e tudo mais, mas também idiossincrático e não completamente despido de preconceitos. Isso até parece pré-requisito para ser um crítico respeitável, mostrar que tem opinião e fincar o pé nessa postura. Na verdade, o que me incomoda é a burrice, a recusa de enxergar, e não opiniões, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis. Nesse sentido, claro que o Biáfora merece constar entre os "visionários".

    ResponderExcluir
  12. acho que levando em conta a campanha contra a pornochanchada que toda a comunidade intelectualizada levava adiante nos anos 1970 (e que tinha uma lógica complicada e muito derivada do espírito da época, que é algo que não pode ser ignorado), o Biáfora teve um papel fundamental que foi o de registrar um outro olhar. os tempos eram outros, a visão que se tinha de cinema também. mas achei legal registrar porque ele viu no Garret o que era óbvio e que a maioria não viu.

    ResponderExcluir
  13. Bom, mas mesmo quando leio críticas pretenciosas de antigamente ainda não se comparam às "críticas" atuais onde a opinião pessoal é quase superior a qualquer mérito que o filme tenha atingido ou não. E pior, a versão dos fatos pelos olhos do crítico é ainda mais importante do que qualquer idéia própria que o espectador possa ter do filme. E isto ainda, surpreendentemente, gera uma legião de zumbis seguidores sem opinião própria digna dos filmes do Romero!

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo, confesso que leio pouquíssimas críticas de filmes, mas o pouco que leio é mesmo lamentável. Só não acho que esses críticos tenham OPINIÃO pessoal. Eles são mais guiados mesmo pelo GOSTO pessoal, ficam muito do "gosto" / "não gosto".

    Meu conceito de crítica é bem simples e levo muito isso em consideração: analiso o que o filme se propõe a ser, em que nível ele consegue isso (positiva ou negativamente), tento fazer algum comentário sobre o que o filme possa transmitir além da história que conta e como tudo isso se combina. Durante esse processo todo, tenho consciência que eu, como crítico, estou sempre um degrau abaixo do filme, pois sou um "empregado" que tem o trabalho de dar uma opinião. E respeito isso, sempre.

    Pode não ser a melhor receita, mas acho que é melhor do que esse bando de arrogantes que se consideram "críticos", ou os que escondem a incapacidade de escrever por trás de gracejos e piadinhas. Baseado nisso, imagine o futuro de nossa crítica...

    ResponderExcluir
  15. olá, existe a possibilidade de vc postar o filme pra download?

    ResponderExcluir
  16. sempre elucidativos e instigantes seus textos,parceiro...para voce e os leitores interessados em lgumas raridades do cinema, tupniquim e gringo, vejam meu acervo
    http://memoriatvcinema.wordpress.com/ e entgrem em contato
    magobardo@yahoo.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!