CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Lobisomem de Gedeone Malagola e Nico Rosso

   O Lobisomem vem aí, então não há momento melhor do que este para relembrarmos o melhor exemplar brasileiro sobre o tema. Desta vez não me refiro a cinema, apesar de o Brasil ter algumas interessantes contribuições ao imaginário licantropo na sétima arte, mas sim às histórias em quadrinhos. Portanto, quero aproveitar esta ocasião para homenagear o roteirista e desenhista Gedeone Malagola, um dos gigantes das HQs em nosso país, criador do conde lobisomem Louis Von Boros. Tive o privilégio de conhecer o Gedeone, que morava aqui em Jundiaí, não muito longe da minha casa, e é uma pena que não pudemos tocar nenhum projeto juntos. Durante minha breve passagem pelo jornal Bom Dia, escrevi o obituário do Gedeone. Foi uma honra e uma grande tristeza, pois eu acompanhava, à distância, os problemas de saúde que ele enfrentava no fim da vida, confinado à cadeira de rodas e sem poder sequer ter acesso à coleção de quadrinhos que ele tanto amava, que ficava numa parte da casa praticamente inacessível para ele.
   As primeiras histórias do Lobisomem de Gedeone foram publicadas por volta de 1963. As três edições que reproduzo aqui são da segunda fase do personagem, de 1974, com desenhos do genial Nico Rosso, o melhor desenhista dos quadrinhos brasileiros de horror, ilustrador das HQs clássicas de Zé do Caixão. A arte-final é de Kazuhiko, assistente de Rosso. São reedições da editora Ninja e estou postando esses quadrinhos para divulgar um pouco mais o trabalho desses pioneiros do horror em nosso país, pois acho que eles ainda são pouco comentados, mesmo entre os aficionados pelo tema.
   A primeira história foi reeditada em julho de 2002 num álbum de luxo lançado em tiragem limitada pela Opera Graphica, mas, curiosamente, uma página foi suprimida na nova versão (é uma página onde só rola sexo, não me perguntem por que cortaram!), então aqui vocês podem conferir a HQ na íntegra. Espero que apreciem este pequeno regalo e prestigiem nosso saudoso Gedeone em tempos de lua cheia.



9 comentários:

  1. Quando seu blog parece não poder ficar melhor, você surpreende. :) Bela homenagem ao Gedeone. Com certeza vou pegar esses quadrinhos pra mim e, claro, apresentar a leitura às crianças de casa. :D Isso deve ser passado para as próximas gerações.

    ResponderExcluir
  2. Que beleza! Espero que leia mesmo, mas aprecie com moderação, pois os quadrinhos não são necessariamente infantis! Tem um pouco de sexo nas histórias; eu particularmente não acho que uma criança fique abalada em ver pessoas "fazendo neném", mas tem gente que pensa diferente. Já vi mamães defendendo que preferem que o filho veja um filme violento do que um erótico. Isso serve de exemplo de como nossa nefasta moral cristã transformou o sexo numa coisa definitivamente vergonhosa e proibida. Bem, deixando isso de lado, espero que curta os quadrinhos dos mestres!

    ResponderExcluir
  3. Que resgate bacana Primati! Por essas e outras que a visita (quase) diaria aqui se torna obrigatória!

    ResponderExcluir
  4. Opa, valeu, Blob! Que legal que você gostou! Mais uma vez, foi uma postagem que quase não coloquei no ar. Por isso peço para sempre comentarem, aí tenho certeza se tem ou não gente interessada. Um grande abraço! E depois me mande aquelas sugestões e perguntas que havia comentado anteriormente!

    ResponderExcluir
  5. caymanmoreyra@hotmail.com13 de fevereiro de 2010 às 11:42

    Curiosamente, me lembrei desta pequena obra-prima das HQs de horror da saudosa Editora Taika ontem, assistindo ao LOBISOMEM de roupagem nova. Curiosamente, o visual da besta está parecido com o do Conde Von Boros, a criação de Gedeone e Rosso, sendo este último sendo meu maior ídolo dos quadrinhos de horror. Tenho todas estas edições e algumas bem antigas e originais. Valeu este post carregado de boas recordações...

    ResponderExcluir
  6. Cayman, também tenho alguns quadrinhos originais, da Taika, essas edições da Ninja e mais algumas coisinhas. Tudo comprado em sebo, é claro!! Infelizmente não temos no Brasil um resgate completo disso, então precisamos preservar o pouco que temos em mãos!
    Aguardo ansiosamente o lançamento de sua obra quadrinística! E diga aí o que você achou do novo LOBISOMEM!

    ResponderExcluir
  7. Já que você me deu permissão: como eu disse antes, me lembrou imensamente o visual dos quadrinhos da taika. Apesar das críticas negativas de muita gente que talvez nem tenha assistido, o filme é ótimo e desde o Drácula de Coppolla, eu não via uma produção no gênero tão bem cuidada. Com todos os problemas técnicos que tiveram durante a filmagem, o filme ainda se sobressai divinamente. O clima gótico, o visual da besta, mais aproximado do lobisomem das lendas antigas e rebuscado do original de 1941, longe do estereótipo do filme de John Landis, os atores, tudo funciona. Não se deve dar crédito ao palavrório de alguns pseudo críticos que falaram mal de Del Toro e Hopkins. Os dois estão bem no filme e no mais, eu recomendo mesmo, tirem suas próprias conclusões como eu. Assistam!

    ResponderExcluir
  8. se autor do blog me permite eu scnaei a reedição desse HQ completo para quem quiser abaixar é só pegar esse link! tenho postado este link em varios lugares meu objetivo é apenas compartilhar!
    lobisomen nico rosso
    http://www.megaupload.com/?d=LG9WRSV3

    ResponderExcluir
  9. fantástica homenagem a dois astros das HQBs! parabéns...tenho ainda a revista HQ Competiçlão em que o velho italiano Nico Rosso "dá show"..
    VENDA GIBIS E LIVROS raros, posters,fotos de cinema, albuns, fanzines,memorabilia etc contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com

    ENTROU HOJE ARTES ORIGINAIS, JERUSALÉM,A NOVA OBRA-PRIMA DE ALANMOORE; BIG NUMBERS E BROUGHT TO LIGHT DE MOORE E BILL/ ARTBOOK AUTOGRAFADO DE BILL

    SIENKIEWICZ., ARTE AUTOGRAFADA POR ALAN MOORE , Artes E Quadrinhos (paginas originais) de MOZART COUTO, WATSON PORTELA, RODVAL MATIAS ....raridades da EBAL(UM

    HOMEM UMA AVENTURA) da Meriberica, Bertrand...MATERIAL RARO DE STAR WARS ...LIVROS RARÍSSIMOS - E MUITA COISA BOA...

    https://www.facebook.com/groups/1475413186092804/

    ANIMATOR-S SURVIVAL KIT 16 dvds raros - mais de 10 horas com praticamente tudo sobre a arte da Animação - ( KIT DE SOBREVIVENCIA DOS ANIMADORES -) animes,mangás, hentais,

    tokusatsus...
    dvds raros de desenho ,arte,animação, Quadrinhos (cursos, entrevistas raras, documentarios etc) escultura, anatomia,design..
    revistas em quadrinhos raras - peçam listagem.. DVDs de Cursos de Desenho, de Quadrinhos e de Escultura...
    magobardo@yahoo.com

    JOSE CARLOS NEVES - MESTRE HONORIS CAUSA ARTES MARCIAIS , BODYBUILDER, PERSONAL TRAINER...(VEJA MEU PERFIL)

    abaixo, modesto desenho meu..mais no ALBUM (lá tem também minhas esculturas, maquetes de naves, replicas de armas etc)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!