CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Os 50 piores filmes da história

   Os leitores da revista Empire escolheram os 50 piores filmes da história: “os mais desastrosos filmes já realizados”, celebrando o que Hollywood tem de mais vergonhoso. A lista é formada basicamente por blockbusters que fracassaram retumbantemente, o conceito mais genérico do que o grande público considera como “pior”. Batman & Robin, desastre cometido por Joel Schumacher, liderou com folga a enquete. Para quem não lembra, o filme é tão ruim que enterrou a franquia durante anos, até o reboot da saga do super-herói com Batman Begins.
   A lista segue com abacaxis como A Reconquista, Guru do Amor e muitos outros exemplos de como queimar dinheiro e abusar da paciência alheia. Claro que não faltam coisas como Mulher-Gato, The Spirit, Superman IV, Howard o Super-Herói e Homem-Aranha 3, mostrando o quanto já se errou nesse subgênero de filmes de super-heróis. A maioria dos filmes desta lista eu estrategicamente evitei assistir (ninguém precisa ver coisas como Espartalhões, Eragon ou Norbit), mas é satisfatório ver tantos filmes odiáveis recebendo o que merecem, como The Matrix Revolutions e Showgirls. Discordo apenas da presença de Plan 9 from Outer Space, que os próprios editores admitem ser o mais divertido da lista, um quase estranho no ninho em meio a tanto filme sem graça.
   Poucos filmes de horror estão na lista; poucos e ruins. Uwe Boll marca presença com o canalha House of the Dead e o incompreensível Alone in the Dark. O pretensioso e apocalíptico Fim dos Tempos, de M. Night Shyamalan, ficou num significativo oitavo lugar - e ainda assim tem defensores ferrenhos. Os demais são indesculpáveis: O Apanhador de Sonhos, Tubarão: A Vingança, Van Helsing, o Caçador de Monstros, Blade Trinity... Chega a ser deprimente ver tanta coisa ruim junto.

23 comentários:

  1. A lista é boa! Realmente esses filmes que citou sao muito ruins!
    Vou dar uma uma olhadinha na lista completa pra saber de todos os filmes.

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi Showgirls, mas é outro filme que tem defensores ferrenhos.

    ResponderExcluir
  3. E eu sou um deles! Showgirls é um filme muito estranho, mas eu não consigo deixar de venerar! hehe

    ResponderExcluir
  4. "Estranho", eis um dos muitos nomes dos filmes ruins. Quando SHOWGIRLS foi lançado eu trabalhava numa revista erótica, e mesmo como erotismo eu achei o filme de uma cafonice sem fim. Meu editor gostava do filme, dizia que era "uma espécie de A MALVADA no mundo do striptease". Sei...
    Não tenho problema com "filmes ruins"; muitos deles são minha paixão. No caso de SHOWGIRLS e afins, o problema é que quase todos os seus defensores são fãs do diretor Paul Verhoeven e querem enxergar no filme qualidades que ele não mostra. É como quem vê genialidade nos últimos filmes do Dario Argento, algo que falta à minha limitada compreensão de cinema. Nada me convence que essas pessoas pensariam da mesma maneira se tivesse outra assinatura na direção.
    Enfim, é uma discussão que costuma ferver, mas quero ver mais alguém defender outro dos 49 filmes da lista, hehehe...

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei indgnadíssimo com Fim dos Tempos na lista. O Shyamalan fez uma monte de porcaria depois de Corpo Fechado e quando volta à forma em Fim dos Tempos, taxam-no de ruim.

    E Plan 9 só tá na lista pq é cult achá-lo ruim.

    ResponderExcluir
  6. Sobre a questão de que quase todos os defensores de Showgirls serem fãs do diretor e querem enxergar no filme qualidades que ele não tem, isso é verdade. Concordo. Eu mesmo sou fã do diretor. Longe de mim querer tirar o corpo fora, mas na época que o filme foi lançado por aqui, em 95 ou 96, sei lá, eu tinha apenas uns 13 anos e nem sabia quem era Verhoeven... enfim, não lembro nem como consegui assistir naquela idade, já que o filme era lançamento para maiores de 18, só sei que fiquei fascinado com aquilo tudo, e não era somente porque eu estava em plena puberdade e queria ver mulheres nuas, porque isso realmente conta, mas já revi diversas vezes e sempre admirei o filme. Respeito quem não goste, mas é um desses meus guilty pleasure sentimentais que nem eu entendo direito...

    ResponderExcluir
  7. Ronald, achei ótima sua definição de SHOWGIRLS como "guilty pleasure", hehehe. Mas duvido que outros "defensores" do filme aceitem colocá-lo nesse patamar. Eu gosto muito de discussão e sempre quero ouvir argumentos bons para mudar de opinião, mas alguns filmes, para mim, são casos perdidos. Abração!

    ResponderExcluir
  8. Sim sim, também duvido! Eu o coloco como "guilty pleasure" justamente porque eu reconheço que se trata de um filme de qualidade bem duvidosa. O que defendo mesmo é o meu gosto pela obra... hehe.

    ResponderExcluir
  9. eu tentei gostar de Showgirls em nome de alguns defensores ilustres, mas não consegui...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a opinião do Gabriel Carneiro; Fim dos Tempos é uma obra bem bacana, com uma trama fantástica (a natureza dando o troco - genial!!). O filme tem muitos problemas, porém está longe de ser um dos 50 piores da história... Shyamalan é um diretor que só me decepcionou,até agora, em duas ocasiões: Corpo Fechado (um filme superestimado) e A Vila. Na minha opinião, eles poderiam trocar Fim dos Tempos pelo abominável A Lista, do Hugh Jackman. Daí, a relação seria perfeita!

    ResponderExcluir
  11. A única injustiça da lista é que só tem um filme do Shalayão, a maior enganação dos últimos anos... pelo menos 'A Vila' e 'A Dama na Água' tinham 'méritos' para estar lá. 'Fim dos Tempos' até é pouca coisa melhor que esses dois, mas tão metido a besta (e chato) quanto. O cara é um dos diretore mais autorais do cinema atual: os atores estão sempre recitando o roteiro com ar solene, os filmes parecem durar muito mais do que duram...

    ResponderExcluir
  12. Acho justíssimo o FIM DOS TEMPOS estar na lista. O filme é de uma pieguice constrangedora. E não sei quem foi que decidiu que aquele Mark Wahlberg tem capacidade de protagonizar um filme. Terrível!

    ResponderExcluir
  13. "Showgirls" sempre foi um guilty pleasure para mim. Não há outro modo de defender o filme. O único cara ali que sabia que tudo aquilo era uma besteira era justo o Verhoeven. Não passa de uma sátira à Hollywood e ao showbizz, como foi "De Volta ao Vale das Bonecas" (1970) do Russ Meyer, um filme que pode ser considerado avô da obra do holandês doido - que depois transformou um best seller fascista de ficção científica numa outra tiração de sarro. Pra curtir "Showgirls" é preciso entrar na brincadeira e aceitar a ironia e cara de pau do Verhoeven. Primati, isso é o que dá ficar vendo tanto filme ruim por obrigação profissional e vocacional. ;)

    Sobre a lista, sei lá. Acho que o ser humano está ficando cada vez mais um bicho sem nenhum senso de humor. Muitos da lista são aberrações como "The Spirit", uma das piores coisas desde os tempos dos irmãos Lumiére. Mas eu sempre me diverti com "Howard, o Super-Herói" ou "Batman e Robin", que é tem o mesmo clima dos gibis do Batman dos anos 50, do seriado do 60 e desenho dos 70. Se não é o que os fãs chatos e os críticos ranhetas querem, então que vão tomar banho e assistam o "Batman Begins" que considero muito ruim.

    E eu gosto de "O Fim dos Tempos", o primeiro filme do Shyamalan que presta desde "Corpo Fechado".

    Difícil é gostar de Moacyr Goés. Mas cada um com seus guilty pleasures ... :)

    ResponderExcluir
  14. Leandro, você não é o primeiro e nem será o último a defender SHOWGIRLS como se ele fosse o CREPÚSCULO DOS DEUSES da era do erotic thriller. O problema é que ele é apenas um filme ruim, colecionador de Framboesas de Ouro, e não essa pérola incompreendida que tentam argumentar. Eu queria mesmo acreditar que o Paul Verhoeven tinha mesmo o filme sob controle e que ele é apenas uma vítima da ignorância da maioria... Também acho sem sentido sua reprimenda aos críticos, pois essa foi uma eleição popular.
    Particularmente, acho que para se "apreciar" coisas como HOWARD O SUPER-HERÓI não é necessário ter "senso de humor", mas sim um total desligamento com qualquer sentido de entretenimento - afinal, o filme não tem a pretensão de ser nada além disso (entretenimento escapista), e mesmo assim não é. Como alguém é capaz de se DIVERTIR com esse filme é algo que foge da minha compreensão.
    Da mesma maneira que foge da minha compreensão o motivo de você insistir em implicar com o fato de eu ter comentado que achei interessante O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO, por ser um filme que capta o misticismo do folclore nordestino etc. etc. etc., e agora vem afirmar que eu sou "fã" de Moacyr Góes! Para isso ter sentido, antes eu teria que rezar na cartilha de que só existe "cinema de autor", algo que não faz parte da minha maneira de compreender cinema; não sou da escola de pensamento Cahiers du Cinèma. E não, o filme não é o meu "guilty pleasure", até porque não me sinto envergonhado de ver qualidades na obra.

    ResponderExcluir
  15. realmente a lista está quase que na totalidade correta, o que me deixa triste é saber que boa parte deste arsenal de lixo eu assisti, podendo até discordar de um ou outro filme, pois depende muito do momento para o qual nos propomos a asistir tal filme, como por exemplo max payne (que segue fiel reprodução ao game) e transformers que é ficção infantil transformada para um público adulto, dreamcatcher segue os padrões do escritor Stephen king e é isso, nem Jesus agradou o mindo imagina então os diretores e produtores de cinema??? mas que tem muito lixo nesta lista isso tem, só discordo do nº 1 que deveria ser "speed racer"

    ResponderExcluir
  16. Certo, agora que o Parmera ganhou um jogo, você deve estar de bom humor. :)

    Por isso, vamos lá :

    Não acho que "Shorgirls" valha grande coisa como erotic thriller. A Gina Gershon pode ser gostosa, mas o resto é tão broxante quanto um filme do Cine Privê. A graça dele não está aí.

    Pior ainda se foi eleita por voto popular. Dizer que ele é um dos piores filmes de todos os tempos, é lugar comum. É muito fácil e conveniente. Vá assistir "Gamer", "Aeon Flux", "Presságio", "Austrália" ou qualquer outra porcaria do tipo feita nos últimos 5 anos e você próprio verá que há filmes muito piores que "Showgirls".

    Eu vi "Howard, o Super-Herói" quando estava na pre-adolescência. e talvez por isso tenha achado tão divertido. Revisto hoje, ele é bem sem graça na maior parte do tempo, além de ter pego um personagem ácido e adulto e o transformado numa figura para crianças e adolescentes. E mais uma vez defendo a tese de que há muitas coisas bem piores do que ele. Além do mais, acho que qualquer filmes dos anos 80 que tenha efeitos em stop-motion, deveria ser isento de críticas mais ferozes. ;)

    Moacyr Góes para mim representa o pior do cinema nacional. Não é um cinema não-autoral, afinal muitos dos meus diretores favoritos não eram autorais, mas um cinema plastificado, televisivo, com cara de novela e mini-série da Rede Globo. Cheio de figuras comuns, piadas requentadas, atores ruins e o que é pior, sem idéias boas e mulher pelada. Não considero você um fã dele ou do modo global de se fazer cinema, só achei engraçado ver você falando bem de um filme dele, que eu aliás não vi ainda.

    E não cite a Cahiers por aqui, por favor. Uma revista que coloca "Guerra dos Mundos" do Spielberg como um dos melhores filmes da década, que ainda nem acabou por sinal, não merece ser levada a sério.

    ResponderExcluir
  17. Hahaha, estou rindo até agora com a frase "o que me deixa triste é saber que boa parte deste arsenal de lixo eu assisti"!! Muito engraçado! Bem lembrado sobre SPEED RACER! Tive que escrever sobre esse filme para a revista MONET, hehehe. Dureza! Pelo menos pude falar mais do desenho clássico.
    Tenho uma opinião bem simples do porquê de tanto filme de aventura, ficção científica e fantasia nessa lista de piores: os fãs desses gêneros de filmes são muito CHATOS, nerds, geeks, alienados, que levam tudo a sério! Só quem está acostumado a ver tosqueiras de horror e exploitation está preparado para se divertir com essas coisas. O que não tem cabimento é neguinho assistir TRANSFORMERS achando que é MORANGOS SILVESTRES.

    ResponderExcluir
  18. Leandro, quem me conhece sabe que estou SEMPRE de bom humor. Aliás, você não é santista? Então deve estar rindo à toa... com razão.

    Sobre a lista, vou ainda mais longe: acho que nenhum dos 50 filmes é de fato "os piores de todos os tempos", não apenas em termos da baixa qualidade, mas também do prejuízo que eventualmente causaram à sétima arte (muito mais do que meramente aos seus produtores, como no caso de O PORTAL DO PARAÍSO, que está aí unicamente por causa da má fama). Seria um estudo interessante reunir pesquisadores sérios de cinema e elaborar uma lista dos 100 piores filmes de todos os tempos. Os critérios teriam que ser muito discutidos: o que é pior, MANOS: THE HANDS OF FATE ou CLEÓPATRA?

    Sobre o Moacyr Góes, essa discussão já se tornou surreal, pois você fala com conhecimento de causa de um sujeito que eu mal sabia o nome, enquanto eu falo de um filme que você nem assistiu. Um cara assim, para mim, é invisível; eu me recuso a acreditar que ele faça qualquer coisa diferente de gritar "ação" e "corta". O filme é apelativamente comercial? Muito. Tem defeitos? Vários! Acrescentou alguma coisa à minha pesquisa? Sim, e isso é o que importa PARA MIM.

    Numa coisa concordamos: Cahiers du Cinemà não é para ser levada a sério.

    ResponderExcluir
  19. "Speed Racer" é jogo duro. Esse é ruim além da conta.

    Sobre o que vc disse sobre os fãs desse tipo de gênero, infelizmente é verdade. Apesar de adorar, não costumo me relacionar com outros fãs. Eles são muito chatos, ignorantes e cheios de si. Me lembro que estava acompanhando num fórum por ai uma discussão sobre "Superman Returns" (outra merda) e alguém reclamou que Frank Langella tinha sido escalado como Perry White e perguntou qual foi a contribuição desse cara para o cinema. Aí me vi com 3 opções. Explicar quem era Frank Langella pro distinto, mandar o cara tomar no cu ou sair do fórum e ir cuidar da minha vida. Sabiamente, escolhi a terceira opção.

    Por falar no Langella, já viu o "The Box" ?

    ResponderExcluir
  20. Leandro, basta a ir a uma "convenção" de sci-fi para sentir o clima, hehehe. Sobre a discussão sobre o Frank Langella (é a segunda vez que falo dele hoje, que coincidência, e gosto muito dele!), você fez a coisa certa, claro, mas não deixa de ser triste passar por isso. Infelizmente a maioria é assim, isso é foda. Não vi THE BOX não! Estou muito desatualizado ainda. :(

    ResponderExcluir
  21. O filme em si, é bom. O Langella está sinistro. Se Christopher Lee fosse um grande ator, ele seria parecido com o Frank Langella.

    ResponderExcluir
  22. na verdade não deu pra entender muito bem o critério para esta lista ou se realmente existiu algum, de certa forma e na minha ignorante opinião alguns filmes não deveriam estar nesta lista e muitos outros 1.000 vezes piores não aparecem como moonwalker de MJ e o pequenino dos irmãos wayans, que são terriveis e nunca devem ser vistos muito menos revistos,
    normalmente eu utilizo a pesquisa do IMDB e METACRITIC para saber se um filme é bom e a opinião de quem realmente entende da 7ª arte,
    http://www.metacritic.com/film/lowscores.shtml
    http://www.imdb.com/chart/bottom
    na minha opinião as listas acima são mais fieis a realidade dos fatores entre os piores e melhores filmes

    ResponderExcluir
  23. Kdão, dificilmente essa lista foi elaborada com qualquer critério além de "vote nos piores filmes", simples assim. Por isso tem coisas tão disparatadas quanto PLAN 9 FROM OUTER SPACE, O PORTAL DO PARAÍSO e A RECONQUISTA.

    O IMDB é referência permanente, mas não é nada confiável, pois também é alimentado por usuários comuns. É preocupante quando a gente vê notas para filmes desaparecidos ou que nem foram lançados ainda...

    Essas duas listas que você apontou são boas, e pelo menos a gente vê que GIGLI, A RECONQUISTA, BEBÊS GÊNIOS e OS ESPARTALHÕES são merecidas unanimidades. Ninguém merece isso.

    Só discordo da presença de filmes como DARKNESS (A SÉTIMA VÍTIMA), A BRUXA DE BLAIR 2 e LENDA URBANA 2, que em hipótese alguma podem estar entre os 100 piores filmes de todos os tempos! O mesmo para THE LODGER (O INQUILINO) e vários outros que estão no Metacritic e cuja presença só se explica pelo extremo mau humor dos críticos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!