CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Set: Um Horror de Cinema

   A revista Set de agosto de 2008 anunciou em sua capa o filme Encarnação do Diabo [sic], a tão esperada conclusão da trilogia de Zé do Caixão. A reportagem interna inclui um box com quinze filmes de horror brasileiros, encomendado pelo editor e compilado por mim, pela profa. dra. Laura Cánepa e pelo Dennison Ramalho, co-roteirista do longa tema da matéria principal.
   Cada um contribuiu com seus favoritos, mais ou menos assim (pelo que lembro): Amadas e Violentadas, Escola Penal de Meninas Violentadas e A Força dos Sentidos são sugestões minhas; Prata Palomares, O Signo de Escorpião e Ninfas Diabólicas são dicas da Laura. Os filmes clássicos do Mojica, do Christensen e do Khouri, além do cultuado episódio O Pasteleiro, de David Cardoso, são basicamente os prediletos de toda a galera!
   Se eu refizesse a lista hoje, certamente ela seria bem diferente, pois descobri muita coisa interessante nesses últimos dezoito meses. O box está reproduzido abaixo, atendendo o pedido do Rodrigo Ramos.

8 comentários:

  1. Adorei este post! ENIGMA PARA DEMÔNIOS é um dos filmes que mais gostei de assistir na segunda metade dos anos 70. Alguns mencionados no box eu nunca vi antes, mas com certeza irei rastreá-los.

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ouvir coisas boas a respeito do "Signo do Escorpião". Já passou da hora de conhecer o filme. Outro que tenho muita curiosidade em ver é "Bonecas Diabólicas", que costuma ser exibido na mostra 'Malditos Filmes Brasileiros' do Remier Lion.

    ResponderExcluir
  3. Leandro, não sei se você verá méritos no SIGNO DE ESCORPIÃO, mas acho o filme representativo no estilo "assassino misterioso mata pessoas num cenário isolado" (ou seja, "O Caso dos Dez Negrinhos").

    Não vi BONECAS DIABÓLICAS, o qual - pelas descrições - parece flertar com ficção científica e (talvez) horror. Tem jeito de ser uma perversão cômica e machista de ESPOSAS EM CONFLITO.

    ResponderExcluir
  4. Com todo o respeito, não é uma insensatez eleger A HORA DO MEDO como um dos melhores filmes de horror brasileiros?

    ResponderExcluir
  5. Desconfio que A HORA DO MEDO foi sugestão do Dennison... ou então entrou na lista pelo "sistema de cotas"; ou seja, acabamos incluindo só para representar um horror mais convencional e sanguinolento. Porém, definitivamente não é um filme bom, isso não se discute.

    ResponderExcluir
  6. Putz Primata!!! Valeu carinha!!! Dois posts fodas seguidos! Este e do meu filme de monstro favorito: A Criatura da Lagoa Negra!

    Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  7. E aí, Rodrigo, vai seguir as sugestões? ;)

    ResponderExcluir
  8. Vou procurar sim! Quero só ver onde vou achar estas coisas! :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!