CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

terça-feira, 1 de junho de 2010

Motion Picture Comics: When Worlds Collide (1952)

   Não é de hoje que o cinema tem procurado maneiras criativas de destruir o mundo. O cinema apocalíptico existe pelo menos desde a década de 1950, quando os filmes de ficção científica invadiram as telas sem pedir licença. Uma das realizações mais espetaculares deste período foi When Worlds Collide, produção de George Pal com direção de Rudolph Maté, lançada em agosto de 1951 e exibida no Brasil com o eloquente título O Fim do Mundo. O filme, no geral, tem um clima leve, de diversão descompromissada, tendo como principal vedete os espetaculares efeitos visuais, premiado com o Oscar da categoria na ocasião.


   Esta adaptação em quadrinhos da história do filme foi editada em maio de 1952, no número 110 da revista Motion Picture Comics. Curiosamente, a HQ recria a trama de maneira bastante liberal em termos visuais, sem se preocupar em reproduzir os ângulos e enquadramentos do longa-metragem, mas segue o roteiro fielmente. A refilmagem de When Worlds Collide, com direção do indefectível Stephen Sommers, está em fase de pré-produção pela DreamWorks, programada para chegar às telas em 2012 - ano em que, para todos os efeitos, o mundo vai acabar de qualquer maneira, então não faz muita diferença.

13 comentários:

  1. Ahh... os anos dourados da FC no cinema e nos quadrinhos... que bela postagem. Assisti a este e mais uma pá de filmes "B" desse gênero na TV nos saudosos anos 60 e em meados da década de 70. Títulos como THE GIANT CLAW, ATTACK OF THE FLIYNG SAUCERS, THE THING, IT CAME FROM THE OUTER SPACE e o melhor de todos THE DAY THE EARTH STOOD STILL são obras clássicas que, como a presente postagem, merecem ser classificadas como imperdíveis.

    ResponderExcluir
  2. Cayman, estou no meio de um verdadeiro festival de filmes de ficção científica dos anos 50: selecionei 100 clássicos entre 1950 e 1959 para compor o panorama do gênero nesse período, para formar a apostila do curso que apresentarei em Porto Alegre no mês que vem. Estou vendo e revendo esses filmes, 2 ou 3 por dia, que me parecem melhores ainda do que quando vi pela primeira vez (ontem revi IT CAME FROM OUTER SPACE e não me lembrava que era tão bom!!). É como mergulhar em outra época, com certeza. Espero que quem frequentar o curso fique tão satisfeito quanto eu em organizá-lo!

    ResponderExcluir
  3. Este filme IT CAME FROM OUTER SPACE saiu aqui em 3D. Eu o tenho é ótimo nesse formato. E seja bem-vindo ao clube dos fanáticos por estes filmes. Ah, ia esquecendo, tem também a versão original de GUERRA DOS MUNDOS com Gene Barry, que tem um sabor de nostalgia sem igual!

    ResponderExcluir
  4. Gente eu sei que o post não tem nada a haver mais, me sinto na obrigação de falar de outro filme que o saudoso Dennis fez, "Ilusões Satânicas" em que o anônimo não colocou também. E que eu recordo muito bem desse filme, pois ainda hoje me convenceu pelos efeitos de maquiagem.

    ResponderExcluir
  5. Ah Primati! Este gênero, ou sub-gênero, está entre os meus favoritos! Nada se compara à sensação de ver aquele alienígena com zíper nas costas e suas ameaças "ameaçadoras". Seus discos voadores pendurados em barbantes, seus cartazes com a mocinha nos braços dos monstros. E todo aquele sabor de matinê delicioso.

    Demais demais demais!!!

    ResponderExcluir
  6. Sem falar no Robot Monster... hehehe

    ResponderExcluir
  7. Blob, Rodrigo e demais: eu sempre gosto de dizere que meu interesse é apenas em ficção científica "burra", de cérebro no jarro, cabeças decepadas mantidas vivas, experiências com gorilas e os mais ridículos monstros gigantes e invasores interplanetários. De fato, não gosto de ficção científica metida a inteligente (apesar de ser muito fã de SOLARIS e, principalmente, de STALKER, do Tarkovski, e também de um maravilhoso filme russo recente chamado GADKIE LEBEDI, dirigido por Konstantin Lopushansky), e detesto filmes nerds e metidos a chiques como MATRIX. Sobre STAR WARS então, melhor eu nem falar...!

    Falando assim, pode parecer absurdo alguém com tão pouco interesse em sci-fi desenvolver um curso sobre o tema, mas não é nada incoerente: de fato, a ficção científica surgiu no cinema como uma transformação dos filmes de horror, que saiam de cena justamente para abrir espaço a novas maneiras de se fazer filmes "de medo". Os medos deixavam de ser de vampiros e lobisomens e passava a ser de discos voadores e invasores alienígenas.

    Entre os meus filmes de sci-fi preferidos também estão ROBOT MONSTER, CAT-WOMEN OF THE MOON e PLAN 9 FROM OUTER SPACE, mas há coisa muito boa nesse gênero, sci-fi ao mesmo tempo inteligente, divertido, pertinente e até mesmo assustador, como as obras-primas INVASION OF BODY SNATCHERS, IT CAME FROM OUTER SPACE e FORBIDDEN PLANET. Como comentei anteriormente, são 100 filmes selecionados para o curso, no período de apenas 10 anos, então está condensada toda uma década de intensa produção no gênero. Obviamente há filmes de todas as qualidades nesse pacote, mas acredito que quem se interessar pelo curso vai se surpreender e certamente sairá com a satisfação de algumas belas descobertas sobre esse gênero.

    De minha parte, posso dizer que aprendi muito desenvolvendo esse material, e que se antes eu apenas gostava desses filmes por representarem aquilo que EU gosto de ver num filme de ficção científica, agora posso dizer que sei exatamente porque esses filmes me agradam tanto, e porque me desinteresso por praticamente toda a ficção científica pós-1959 (com honrosas exceções, é claro).

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que você não gosta de Star Wars! :)

    Mas não vejo Star Wars como ficção científica pois também não gosto muito de ficção científica científica demais acho mais um filme de fantasia, inclusive com os elementos clássicos de histórias tipo as do Rei Arthur, Senhor dos Anéis e semelhantes.

    Mas ficção divertida tipo as dos anos 50 são muito boas mesmo quando são muito ruins!

    Que a Força esteja com você!

    ResponderExcluir
  9. Desculpe mas o frio comeu minhas vírgulas e pontos... :)

    ResponderExcluir
  10. Ah, Primati, tu tem essa coleção inteira dos Motion Comics? Eu tenho uns do Price mas só uns três ou quatro... Queria completar.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, não tenho outras edições da revista, nem mesmo essas do Price, mas posso procurar. Você estará em Jundiaí a trabalho? Se quiser combinar, podemos tomar um café num shopping pertinho de casa, que provavelmente estará no seu caminho quando chegar a Jundiaí.

    De fato, hoje eu até me envergonho de ter gostado de STAR WARS. Hoje isso não representa minimamente o que considero cinema, simplesmente não me diz nada, em nenhum nível. Não acho sequer que seja fantasia; STAR WARS pode ser considerado 'space opera', a forma mais baixa de ficção científica. George Lucas pode ter feito o cinema evoluir em termos de efeitos especiais (um mérito discutível do ponto de vista artístico), mas ele fez o g^^enero retroceder quatro décadas, pois nada que tem no STAR WARS dele é muito diferente do FLASH GORDON de 1936. Tem até o herói loiro. ;)

    O pior é que o sucesso (comercial) sem precedentes de STAR WARS motivou uma pá de imitações piores, e é esse o efeito danoso desse tipo de cinema: não tanto seu êxito em si, mas as consequencias que provoca na cabeça de cineastas menos talentosos e mais gananciosos.

    ResponderExcluir
  12. Pois é cara! Eu realmente gosto de Star Wars. Gosto mesmo mas sei que não tem muito mérito na série. Ainda mais se considerarmos os novos filmes. O efeito danoso do cinema focando licenciamento é realmente desastroso pro que veio depois. Mas não adianta, O Império Contra-Ataca ainda é um dos meus filmes favoritos! :)

    Então, estarei aí pra uma entrevista às 14h... O problema é que vou de trem e o pessoal vai me pegar na estação, daí não sei que horas eu saio. Me manda seu tel por e-mail que podemos marcar algo sim se sobrar um tempo pois volto de trem também e sei lá que horas chego em casa em Sampa! :/

    ResponderExcluir
  13. Maravilhoso o visual do filme e ainda mais os quadrinhos! Sem querer entrar na conversa de ninguém, também concordo sobre o Star Wars, salvo o "Império Contra-Ataca" que eu ainda gosto e acho o único filme que realmente vale a pena da "saga" daquele sacana do Lucas. Essa "nave-foquete" da capa lembra alguma coisa da série "Thunderbirds"...Marcone

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!