CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO
Belas homenagens (ao filme e ao Hopper, que deixará saudades). É, os grandes estão partindo... O que será do cinema no futuro? Miley Cirus e Zac Efron? Se for, eu abandono as salas de projeção.
Cultura? O lugar é aqui: http://culturaexmachina.blogspot.com
o ceifador este ano esta faminto. Adeus Dennis. Eu gostava dele. Carlos, aproveitando, porque o filme chama-se "O Massacre da Serra Elétrica" se a serra não é elétrica e sim a gasolina?... "O Massacre da Serra a Gasolina" não ficaria legal?
Chris, seria engraçado "a gasolina", mas nem precisa disso: bastava o nome ser O MASSACRE DA MOTOSSERRA e já estaria correto. Essa tradução absurda é mais uma das bobagens de nossos tradutores.
Talvez a mais estúpida de todos os tempos seja A STREETCAR NAMED DESIRE, que mesmo quem tem conhecimento limitado da língua inglesa seria capaz de traduzir como UM BONDE CHAMADO DESEJO. A versão para o cinema, no Brasil, virou UMA RUA CHAMADA PECADO, que não apenas mostra que o tradutor conhece apenas metade da palavra "streetcar", mas também que a relação que ele faz entre DESIRE/DESEJO com SIN/PECADO escancara uma inequívoca influência cristã na mente do sujeito.
Taquepariu! Eu gosto muito do Dennis! O cara só protagonisou "Easy Rider"... Só isso no curricúlo já bastava. Outra virtude deste grande artista, fora o jeitão de sacana que ele tinha, é sua participação em muitos filmes, como esse exemplo muito bom postado aqui. Também gostei dele no clássico "The Land of the Death". Ele traçava qualquer papel em várias produções. Acho que um artista, quando é versátil, tem que ser assim e não ficar escolhendo só papéis em filmes "cabeça" como acontece muito hoje em dia.
Papéis como em "Easy Rider" e aquele fotógrafo maluco de "Apocalipse Now", assim como a participação em vários filmes de terror vão deixar muita saudades. Que Hopper suba às alturas, com sua Harley Davidson, embalado pelas canções de Hendrix... O cinema está ficando cada vez mais graça... Marcone
2008 - Promessas De Um Cara De Pau (Swing Vote) 2008 - Fatal (Elegy) 2008 - Crash - Destinos Cruzados (Crash) 2005 - O Corvo-Vingança Maldita (The Crow-Wicker Prayer) 2005 - Americano (Americano) 2005 - Terra dos Mortos (Land of the Dead ) 2004 - Blueberry - Desejo de Vingança (Blueberry) 2004 - Um Motivo para Viver (Leo) 2002 - O Guarda-Costas (The Piano Player) 2002 - O Poder Da Mente (Unspeakable) 2001 - Filhos da Máfia (Knockaround Guys) 2001 - Sob Fogo Cruzado (Luck Of The Draw) 1999 - EdTV (EdTV) 1998 - Os Irmãos Id e Ota (Meet The Deedles) 1997 - O Grande Golpe (Top Of The World) 1997 - Blackout (The Blackout) 1996 - Basquiat - Traços De Uma Vida (Basquiat) 1996 - Sansão e Dalila (The Bible - Samson And Delilah) 1995 - Waterworld - O Segredo Das Águas (Waterworld) 1994 - Velocidade Máxima (Speed) 1993 - Super Mario Bros. (1993) 1991 - O Apocalipse De Um Cineasta (Hearts Of Darkness- A Filmmaker`s Apocal) 1987 - A Caminho Do Inferno (Straight To Hell) 1986 -O Mistério Da Viúva Negra (Black Widow) 1986 - Juventude Assassina (River`s Edge) 1986 - Veludo Azul (Blue Velvet) 1983 - O Selvagem Da Motocicleta (Rumble Fish) 1979 - Apocalypse Now (Apocalypse Now Redux) 1976 - Mad Dog (Mad Dog) 1969 - Bravura Indomita (True Grit) 1969 - Sem Destino (Easy Rider) 1956 - Assim Caminha a Humanidade (Giant) 1955 - Juventude Transviada (Rebel Without a Cause)
Como diretor 1994 - Uma Loira Em Apuros (Chasers) 1990 - Um Local Muito Quente (The Hot Spot) 1989 - Atraida Pelo Perigo (Catchfire) 1988 - As Cores da Violência (Colors) 1980 - Anos de Rebeldia (Out Ot The Blue) 1969 - Sem Destino (Easy Rider)
RODRIGO, O PEQUENO COMENTÁRIO DA ÉPOCA FOI FEITO NO ESTADO DE SÃO PAULO PELO MEU JÁ FALECIDO AMIGO, O GRANDE CARLOS MOTTA. ARGH! QUER DIZER, MAU GOSTO, SANGUE E TRIPAS. O MOTTA COMO OUTROS GRANDES JORNALISTAS DA ÉPOCA, (COMO O LENDÁRIO RUBEM BIÁFORA, POLA VATUCK, EDMAR PEREIRA ETC) NÃO GOSTAVAM DE TERROR 'GORE' ACHAVAM SENSACIONALISMO, COISA BARATA, AUSENCIA DE TALENTO E CRIATIVIDADE ETC. CONCORDO COM ELES. UM 'GORE' BASTANTE MODERADO, AINDA PASSA, MAS OS EXAGEROS DA DÉCADA PASSADA E OS DE AGORA, JAMAIS! JAIME PALHINHA observação- o anônimo que deu a filmografia do Dennis Hopper se esqueceu de mencionar dois importantes filmes de horror e fantasia que ele fez - 'Noite de Terror' (night tide) -1961 e 'Planeta de Sangue' (queen of blood)-1965 ambos do excelente Curtis Harrington.
Eu ainda prefiro uma boa argumentação, mesmo que eu discorde totalmente dela, do que um "argh", que para mim soa mais a soberba e preconceito do que opinião. Tenho dúvidas se o Carlos Motta de fato viu o filme antes de escrever isso. Críticos soberanos e auto-suficientes são uma espécie em extinção, ainda bem; hoje em dia parece que as pessoas têm mais capacidade de argumentar. Não tanto os críticos, mas o público, que não engole qualquer achismo como se fosse uma informação incontestável. Não idolatro nenhum cineasta, quanto mais um crítico de cinema... Muitas vezes tenho mais admiração e respeito pela pessoa, mas nem tanto por suas opinião. Afinal, opinião eu também tenho.
grande ator!o filme sem destino é sensacional!quanto ao argh!,pode ter certeza que o cara nem sequer olhou para o esforço do Tobe Hooper,que passou por maus bocados devido ao baixo orçamento,pressão dos produtores e de um tornado que destruiu quase todo o set de filmagem!isso nenhum crítico(aaaaaarrrrggghhh!)vê!!a apreciação do trabalho de um cineasta depende do ponto de vista de cada um!não adianta criticar se outro achou bom!nem sei pra que serve o trabalho do crítico...
The vitiligo touched cutis 180 tabletas, por lo que consumiendo una tableta diaria se puede y se recomienda tomar m�s de una el producto durar�a seis meses. Vitiligo may likewise be esta corre e depois volto ao Web log.
Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no Cinema Brasileiro, firmando parceria com a Heco Produções em mostras dedicadas à produção nacional no gênero. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu, juntamente de Paulo Duarte, a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano. Publicou textos nas edições especiais O Livro do Horror (Herói), O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica (Superinteressante) e A História do Rock (Bizz). Criou e editou a revista Cine Monstro, ministrou os cursos A História do Cinema de Horror e O Cinema de Alfred Hitchcock e trabalha na organização de uma monumental enciclopédia sobre filmes de horror. Colaborador de publicações como O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, Bizz, Set, General, Herói, Conecta, Dark Side, DVD Total, Showtime, Mundo Estranho, Flashback, Monet etc. Editou o livro Voivode: Estudos Sobre os Vampiros e escreveu o volume sobre Séries de TV da Coleção 100 Respostas (Mundo Estranho).
Das primeiras experiências ao fenômeno Zé do Caixão: Um estudo sobre o modo de produção e a recepção dos filmes de José Mojica Marins entre 1953 e 1967 (2008) Daniela Pinto Senador
Filmes de suspense/terror: Uma análise do gênero com ênfase no cinema nacional (2008) Udiele Ramos Ferreira
Medo de quê? Uma história do horror nos filmes brasileiros (2008) Laura Loguercio Cánepa
Quero ser José Mojica: O circuito de produção trash independente (2009) Mayka Castellano
Belas homenagens (ao filme e ao Hopper, que deixará saudades). É, os grandes estão partindo... O que será do cinema no futuro? Miley Cirus e Zac Efron? Se for, eu abandono as salas de projeção.
ResponderExcluirCultura? O lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com
o ceifador este ano esta faminto. Adeus Dennis. Eu gostava dele. Carlos, aproveitando, porque o filme chama-se "O Massacre da Serra Elétrica" se a serra não é elétrica e sim a gasolina?...
ResponderExcluir"O Massacre da Serra a Gasolina" não ficaria legal?
Chris, seria engraçado "a gasolina", mas nem precisa disso: bastava o nome ser O MASSACRE DA MOTOSSERRA e já estaria correto. Essa tradução absurda é mais uma das bobagens de nossos tradutores.
ResponderExcluirTalvez a mais estúpida de todos os tempos seja A STREETCAR NAMED DESIRE, que mesmo quem tem conhecimento limitado da língua inglesa seria capaz de traduzir como UM BONDE CHAMADO DESEJO. A versão para o cinema, no Brasil, virou UMA RUA CHAMADA PECADO, que não apenas mostra que o tradutor conhece apenas metade da palavra "streetcar", mas também que a relação que ele faz entre DESIRE/DESEJO com SIN/PECADO escancara uma inequívoca influência cristã na mente do sujeito.
Taquepariu! Eu gosto muito do Dennis! O cara só protagonisou "Easy Rider"... Só isso no curricúlo já bastava. Outra virtude deste grande artista, fora o jeitão de sacana que ele tinha, é sua participação em muitos filmes, como esse exemplo muito bom postado aqui. Também gostei dele no clássico "The Land of the Death". Ele traçava qualquer papel em várias produções. Acho que um artista, quando é versátil, tem que ser assim e não ficar escolhendo só papéis em filmes "cabeça" como acontece muito hoje em dia.
ResponderExcluirPapéis como em "Easy Rider" e aquele fotógrafo maluco de "Apocalipse Now", assim como a participação em vários filmes de terror vão deixar muita saudades. Que Hopper suba às alturas, com sua Harley Davidson, embalado pelas canções de Hendrix... O cinema está ficando cada vez mais graça... Marcone
Segue a lista da versatilidade do cara...
ResponderExcluir2008 - Promessas De Um Cara De Pau (Swing Vote)
2008 - Fatal (Elegy)
2008 - Crash - Destinos Cruzados (Crash)
2005 - O Corvo-Vingança Maldita (The Crow-Wicker Prayer)
2005 - Americano (Americano)
2005 - Terra dos Mortos (Land of the Dead )
2004 - Blueberry - Desejo de Vingança (Blueberry)
2004 - Um Motivo para Viver (Leo)
2002 - O Guarda-Costas (The Piano Player)
2002 - O Poder Da Mente (Unspeakable)
2001 - Filhos da Máfia (Knockaround Guys)
2001 - Sob Fogo Cruzado (Luck Of The Draw)
1999 - EdTV (EdTV)
1998 - Os Irmãos Id e Ota (Meet The Deedles)
1997 - O Grande Golpe (Top Of The World)
1997 - Blackout (The Blackout)
1996 - Basquiat - Traços De Uma Vida (Basquiat)
1996 - Sansão e Dalila (The Bible - Samson And Delilah)
1995 - Waterworld - O Segredo Das Águas (Waterworld)
1994 - Velocidade Máxima (Speed)
1993 - Super Mario Bros. (1993)
1991 - O Apocalipse De Um Cineasta (Hearts Of Darkness- A Filmmaker`s Apocal)
1987 - A Caminho Do Inferno (Straight To Hell)
1986 -O Mistério Da Viúva Negra (Black Widow)
1986 - Juventude Assassina (River`s Edge)
1986 - Veludo Azul (Blue Velvet)
1983 - O Selvagem Da Motocicleta (Rumble Fish)
1979 - Apocalypse Now (Apocalypse Now Redux)
1976 - Mad Dog (Mad Dog)
1969 - Bravura Indomita (True Grit)
1969 - Sem Destino (Easy Rider)
1956 - Assim Caminha a Humanidade (Giant)
1955 - Juventude Transviada (Rebel Without a Cause)
Como diretor
1994 - Uma Loira Em Apuros (Chasers)
1990 - Um Local Muito Quente (The Hot Spot)
1989 - Atraida Pelo Perigo (Catchfire)
1988 - As Cores da Violência (Colors)
1980 - Anos de Rebeldia (Out Ot The Blue)
1969 - Sem Destino (Easy Rider)
Como roteirista
1969 - Sem Destino (Easy Rider)
Descanse em paz!
ResponderExcluirAgora... o que foi essa sinopse do filme que saiu no jornal na época? "Argh!" Que quer dizer isso? Tsc tsc tsc
RODRIGO, O PEQUENO COMENTÁRIO DA ÉPOCA FOI FEITO NO ESTADO DE SÃO PAULO PELO MEU JÁ FALECIDO AMIGO, O GRANDE CARLOS MOTTA.
ResponderExcluirARGH! QUER DIZER, MAU GOSTO, SANGUE E TRIPAS.
O MOTTA COMO OUTROS GRANDES JORNALISTAS DA ÉPOCA, (COMO O LENDÁRIO RUBEM BIÁFORA, POLA VATUCK, EDMAR PEREIRA ETC) NÃO GOSTAVAM DE TERROR 'GORE' ACHAVAM SENSACIONALISMO, COISA BARATA, AUSENCIA DE TALENTO E CRIATIVIDADE ETC.
CONCORDO COM ELES.
UM 'GORE' BASTANTE MODERADO, AINDA PASSA, MAS OS EXAGEROS DA DÉCADA PASSADA E OS DE AGORA, JAMAIS!
JAIME PALHINHA
observação- o anônimo que deu a filmografia do Dennis Hopper se esqueceu de mencionar dois importantes filmes de horror e fantasia que ele fez - 'Noite de Terror' (night tide) -1961 e 'Planeta de Sangue' (queen of blood)-1965 ambos do excelente Curtis Harrington.
Eu ainda prefiro uma boa argumentação, mesmo que eu discorde totalmente dela, do que um "argh", que para mim soa mais a soberba e preconceito do que opinião. Tenho dúvidas se o Carlos Motta de fato viu o filme antes de escrever isso. Críticos soberanos e auto-suficientes são uma espécie em extinção, ainda bem; hoje em dia parece que as pessoas têm mais capacidade de argumentar. Não tanto os críticos, mas o público, que não engole qualquer achismo como se fosse uma informação incontestável. Não idolatro nenhum cineasta, quanto mais um crítico de cinema... Muitas vezes tenho mais admiração e respeito pela pessoa, mas nem tanto por suas opinião. Afinal, opinião eu também tenho.
ResponderExcluirPois é, o preconceito contra o cinema de terror vem de longe... E tá difícil de sumir!
ResponderExcluiresqueceream de colocar ilusões satãnicas
ResponderExcluirgrande ator!o filme sem destino é sensacional!quanto ao argh!,pode ter certeza que o cara nem sequer olhou para o esforço do Tobe Hooper,que passou por maus bocados devido ao baixo orçamento,pressão dos produtores e de um tornado que destruiu quase todo o set de filmagem!isso nenhum crítico(aaaaaarrrrggghhh!)vê!!a apreciação do trabalho de um cineasta depende do ponto de vista de cada um!não adianta criticar se outro achou bom!nem sei pra que serve o trabalho do crítico...
ResponderExcluirThe vitiligo touched cutis 180 tabletas, por lo que consumiendo
ResponderExcluiruna tableta diaria se puede y se recomienda tomar m�s de
una el producto durar�a seis meses. Vitiligo may likewise be esta corre e
depois volto ao Web log.
Here is my site - white patches on skin vitiligo
Also see my webpage: anti vitiligo oil