CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 28 de junho de 2010

SP Terror 2010

   Acontece entre os dias 1º e 8 de julho o II SP Terror, o Festival Internacional de Cinema Fantástico da cidade de São Paulo, que parece finalmente ter entrado de vez no calendário do cinema de gênero no Brasil. A mostra Competitiva Internacional deste ano traz os filmes Buratino: Filho do Pinóquio, A Centopéia Humana (Primeira Sequência), Dura Vingança, Milly: Batalha Sangrenta, Espíritos Negros, Kappa da Morte, The Crazies: A Epidemia e Survival of the Dead. A Competitiva Ibero-Americana tem E.S.O.: Entidade Sobrenatural Oculta, Ingrid, O Legado de Valdemar, Operação Cannabis e O Sinistro. O evento inclui ainda uma mostra retrospectiva da obra de Takashi Miike e programas especiais - como a exibição do espanhol Rec 2 - e uma pequena programação de curtas.
   As sessões acontecem no Reserva Cultural e no Cinesesc; para conferir tudo sobre o festival, clique aqui. Lamento não poder participar do festival novamente, pois não estarei na cidade de São Paulo nas primeiras semanas de julho, mas deixo meus parabéns a todos os envolvidos no evento, capitaneado por Betina Goldman e organizado por João da Terra Marconato, Alexandre Nakahara e Vitor Meloni. Tomara que este seja apenas o segundo de muitos festivais de horror de São Paulo, pois a maior metrópole da América do Sul não pode ficar sem um evento desta magnitude. Os paulistanos aficionados por horror certamente concordam comigo e devem prestigiar o festival para que ele volte sempre para nos assombrar.

11 comentários:

  1. Esse MILLY : BATALHA SANGRENTA deve ser o HARD REVENGE MILLY, mas no site do festival aparece outro nome, DURA VINGANÇA, MILLY.

    Estou com esse DVD aqui mas ainda não assisti. Parece ser uma versão 1000 vezes mais extrema de KILL BILL.

    ResponderExcluir
  2. Ah, agora que eu percebi, o BATALHA SANGRENTA é o BLOODY BATTLE, seqüência do DURA VINGANÇA. Estou com esse DVD também, mas essa seqüência é uma média metragem, acho que só tem uns 40 minutos.

    ResponderExcluir
  3. Tô vendo agora, eu acho que eles trocaram as bolas...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Takeo.
    Coloquei na lista apenas o DURA VINGANÇA, MILLY: BATALHA SANGRENTA, com 72 minutos (http://www.spterror.com/filmes/dura.html), que participa da competição internacional, mas na verdade, no site do festival eles anunciam um outro, em exibição especial, chamado apenas DURA VINGANÇA, MILLY, com 44 minutos de duração (http://www.spterror.com/filmes/dura2.html).

    ResponderExcluir
  5. Hehehe... eu escrevi antes dos seus outros comentários, mas demorei tanto para enviar que ele apareceu depois. Dúvida esclarecida, pelo menos. Ou não, hehehe. ;)

    ResponderExcluir
  6. Pois é, percebi. Na verdade fui eu que troquei as bolas. Eu achava que o HARD REVENGE MILLY era um longa, e a seqüência BLOODY BATTLE é que tivesse apenas 44 minutos, mas é o contrário.

    ResponderExcluir
  7. A programação deu uma melhorada. Devo pegar uma ou duas sessões antes de ir para Porto Alegre.

    Primati, o que você achou de "House of the Devil" ?

    ResponderExcluir
  8. Cara, tenho até medo da sua resposta, pois quase nunca concordamos, mas... gostei muito mesmo do HOUSE OF THE DEVIL. É o tipo de filme que mais gosto, que tem muita segurança na direção, criação de clima e tudo, mesmo tendo pouco conteúdo. Claro que tem defeitos, o roteiro é fraco e o final é apressado, mas acho um sopro animador de criatividade nesse cenário repetitivo atual. Gostei demais da estética oitentista, inclusive dos créditos, até me deixou nostálgico!

    Você vai para Porto Alegre? Seria legal a gente poder conversar lá entre as sessões. Eu não poderei ver nada do SP Terror justamente proque estarei no Fantaspoa!

    ResponderExcluir
  9. Você está exagerando, Carlos. Nós concordamos mais do que discordamos. E às vezes, acho que sou mal compreendido. Não sou fã de Shyamalan, me desconcerta esse culto que "A Vila" e "Sinais" possuem. Mas acho que tem bons momentos. Daí pra serem bons filmes, faltam anos-luz. Também gosto um pouco de "Halloween 2" do Zombie. É muito bem dirigido, e só tropeça nas próprias pernas devido às ambições do diretor.

    Minha opinião sobre o "House of the Devil" é a mesma que a sua. Aliás, já tinha gostado do "Ataque dos Morcegos" do Ti West. São filmes que, longe de serem ótimos e com todos os pontos fracos, me lembraram daquele tipo de terror que se pegava às escuras nas locadoras até a metade dos anos 90. Não esse terror malhação, auto-referente e metido à egraçadinho de hoje. Me divirto mais com os filmes do West do que com qualquer remake ou torture porn (exceto os 'Albergues') que se faça.

    E uma dica de um grande filme (se é que você ainda não viu) : "Mulberry Street", que é o melhor exemplo recente de que ter pouco dinheiro não quer dizer fazer nas coxas.

    Chego em Porto Alegre lá pelo dia 07.

    ResponderExcluir
  10. Verdade, Leandro, é que você geralmente se manifesta para discordar de algo, o que aliás é sempre bacana e construtivo para a discussão intelectual. ;)

    Gostei de vários aspectos do filme, mas comento depois. Como faço parte do júri do Fantaspoa, é melhor eu ficar quietinho, hehehe...

    Não vi ainda esse MULBERRY STREET, mas ouvi falar. Vou providenciar o filme!

    Legal, nos veremos em Porto Alegre, mas é uma pena que você vai perder a exibição do JOVEM TATARAVÔ, no dia 5!

    ResponderExcluir
  11. Hi, I think your blog could possіbly bе haѵing web bгoωser compatibіlity
    prоblems. When I look at yοur blog in
    Ѕafari, it lookѕ fine hοwevеr, if opеning in Ӏ.
    E., it has some overlapping isѕuеs. I simply wantеԁ to giνe уou a quick heads up!
    Besides that, fantastiс site!

    Here іs my weblog: core training with pialtes

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!