Começa amanhã, dia 2, e segue até dia 18 de julho o VI Fantaspoa, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o maior e mais tradicional festival do gênero no Brasil. Repetindo a experiência do ano passado, participarei ativamente do evento, integrando o júri da mostra competitiva internacional - que este ano traz 34 longas de várias partes do mundo - e ministrando dois mini-cursos de cinema, os quais já comentei por aqui (mas nunca é demais fazer propaganda!). O curso O Horror no Cinema Brasileiro acontece dias 10 e 11, e na semana seguinte, nos dias 17 e 18, falarei sobre a Ficção Científica da Década de 1950: temor da bomba atômica e horrores da era nuclear, com a participação de Marcelo Severo, um grande conhecedor e entusiasta do tema.
Tenho certeza que serão semanas bem divertidas, respirando filmes de horror 24 horas por dia, e estou ansioso para reencontrar a dupla João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho, os responsáveis por esta empreitada, além de grandes amigos como Carlos Thomaz Albornoz, Cristian Verardi e o próprio Marcelo Severo, além de gente que não pude conhecer bem na edição passada, como o Blob. Ah, também tem a galeria de ‘celebridades’ internacionais, não é? Confiram no vídeo anexado nesta postagem quem são os convidados desta edição.
O site oficial do Fantaspoa traz toda a programação do evento e informações sobre as atividades paralelas, incluindo sinopses de todos os filmes, endereços, horários e preços, além dos dois mini-cursos de cinema que apresentarei. Durante todo o período do festival este blog estará voltado principalmente ao que acontece no Fantaspoa, incluindo a programação em tempo real das sessões em andamento na coluna à direita. Mas este espaço não estará abandonado: farei o possível para trazer algumas surpresas e novidades bem bacanas e tentar fazer com que todos se sintam participantes do festival.
Realmente esse a edição esse ano vai estar demais!!
ResponderExcluirPoutz! Este vou ficar devendo... Tem o SP Terror aqui em Sampa mas não possui uma programação tão boa quanto o Fantaspoa.
ResponderExcluirPrecisamos mais festivais destes no país! Prestigiem, fãs! Prestigiem!!!
Abraços!
Ah, só pra complementar, o Boca do Inferno está de volta, com algumas atualizações. Visitem e comentem!
www.bocadoinferno.com
É um prazer tê-los conosco. =D
ResponderExcluirAssino embaixo o que o Rodrigo disse: faltam mais eventos como esse. Por que aqui no RJ não rolam mostras como o Fantaspoa e o SP terror? Estou profundamente decepcionado.
ResponderExcluirOlá, Pseudo e demais... No Rio aconteceu o RioFan há dois anos, e quando vi o anúncio, também fiquei numa mistura de euforia e decepção, pois naquele momento o meu estado (São Paulo) ainda não havia entrado nesse calendário. Realmente, é uma pena que não tenhamos pelo menos 4 ou 5 eventos espalhados devidamente por este país continental, mas é preciso se conscientizar que a continuidade disso depende essencialmente do apoio dos fãs. Ontem aconteceu a sessão de abertura do Fantaspoa e estava lotadíssima, com pessoas sentadas nos degraus do cinema. Devo ir a pelo menos outras 45 ou 50 sessões nas próximas semanas e espero ver muitas outras assim. Não sei por que o RioFan não se repetiu, mas eu imaginava que tinha sido um grande sucesso na edição inaugural.
ResponderExcluirÉ um grande prazer ter um festival assim aqui no sul.
ResponderExcluirVamos lá! Não deixem de participar!