CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sábado, 31 de julho de 2010

Fantaspoa 2010: premiação

   Tentei, eu juro. Queria mesmo fazer uma postagem com impressões finais sobre o VI Fantaspoa, mas ando tão sem tempo que não consigo sequer escrever de maneira coerente uma notinha breve. Resumindo a aventura: saí de Porto Alegre com a impressão de que o festival foi praticamente perfeito, dinâmico, diversificado e repleto de pontos altos. Eu é que tenho que me organizar melhor para aproveitar melhor o tempo na próxima edição.
   Listo abaixo os premiados deste ano (se é que alguém ainda não viu isso em algum lugar...). Na condição de representar metade do júri, obviamente só posso concordar com os escolhidos (meu parceiro de crime foi o crítico André Kleinert, do blog Anti-Dicas de Cinema). Porém, quero fazer algumas considerações. Meu único arrependimento é não ter insistido mais para que A Casa do Demônio ficasse com algum prêmio. Gosto demais do filme e de todo o seu clima oitentista e queria recompensá-lo com um prêmio de direção para Ti West, que conduz a obra com maestria, ou de atriz para a protagonista Jocelin Donahue. O amigo Leandro Caraça não perdoou a decisão final e considerou “um disparate” o filme sair do festival sem ser premiado... Tenho que discordar do termo ‘disparate’, pois acho que todos os prêmios foram merecidos, mas o filme de fato merecia algo mais.
   Também quero justificar a menção honrosa para Amargo, sugerida pelo André e com a qual prontamente concordei. O filme estava na minha lista prévia para a categoria de direção, mas francamente não sei precisar o quanto do seu deslumbrante resultado final deve ser creditado ao casal de diretores Hélène Cattet e Bruno Forzani e o quanto é resultado da brilhante montagem, da fotografia onírica e o clima surreal com referências a Buñuel e a inúmeros gialli clássicos. O importante, na minha opinião, foi não deixar o filme passar despercebido.

Júri Oficial

Filme: Vida e Morte de uma Gangue Pornô, de Mladen Djordjevic
Direção: Eli Craig, de Tucker & Dale Enfrentam o Mal
Ator: Peter Marshall, de O Cavaleiro
Atriz: Olga Fedori, de Mamãe & Papai
Roteiro: Konstantin Lopushansky e Vyacheslav Rybakov, de Os Cisnes Feios
Efeitos Especiais: Reyes Abades, de O Legado Valdemar
 
Menções Honrosas:
   Produção de Baixo Orçamento: Recortadas, de Sebastián De Caro
   Banho de Sangue: Massacre Esta Noite, de Ramiro García Bogliano e Adrián García Bogliano
   Rainha do Grito: Julie Estelle, de Macabro
   Contribuição Artística: Amargo, de Hélène Cattet e Bruno Forzani

Longa Animação: Uma Noite na Cidade, de Jan Balej

Curta-Metragem Nacional Ação: Mapa-Múndi, de Pedro Zimmermann
Curta-Metragem Nacional Animação: O Jumento Santo, de Léo D. e William Paiva
Curta-Metragem Internacional Ação: El Nunca lo Haría, de Anartz Zuazua
Curta-Metragem Internacional Animação: Alma, de Rodrigo Blaas

Prêmio pela Carreira: Luigi Cozzi

Júri Popular

Filme: Eu Vendo os Mortos, de Glenn McQuaid
Curta-Metragem Nacional Ação: Animal Menor, de Paulo Harres e Marcos Contreras
Curta-Metragem Nacional Animação: Anjos no Meio da Praça, de Alê Camargo e Camila Carrossine
Curta-Metragem Internacional Ação: Cabuleros, de Damian Slipoi
Curta-Metragem Internacional Animação: Le Petit Dragon, de Bruno Collet

   Por último, para compensar minha indisponibilidade de tempo para escrever melhor sobre o evento, recomendo a todos que confiram o que escreveram alguns participantes e espectadores do Fantaspoa. Felipe M. Guerra deixou suas impressões sobre os filmes que viu no festival em seu blog Filmes para Doidos. Blob fez o mesmo em seu blog e Leandro Caraça postou suas notas aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Foi também no blog do Leandro que fiquei sabendo das lamentáveis mortes de Harvey Pekar e Vonetta McGee; o primeiro, um autêntico gênio outsider dos quadrinhos; a segunda, uma musa inesquecível.

2 comentários:

  1. "A Casa do Demônio" podia ter levado o prêmio de melhor atriz ou de scream queen. Ou então menção honrosa de melhor trilha retrô. :)

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, cada dia que passa vejo me convenço mais do erro que cometi em não ter visto esse filme na telona!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!