CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sábado, 24 de julho de 2010

La Soufrière (1977)


   Minha formação como cinéfilo, depois de passar pelos obrigatórios clássicos hollywoodianos das madrugadas da Globo, aconteceu fuçando as prateleiras de ‘cinema de arte’ das poucas locadoras decentes de minha cidade, em Jundiaí, no interior de São Paulo. Durante um par de anos, convivi diariamente com nomes como Bergman, Saura, Szabó, Wajda, Fellini, Godard, Fassbinder, Reggio, Stelling, Schroeder, Almodóvar, Kurosawa. Foi um aprendizado intenso, valioso e solitário; sem ter com quem discutir tais descobertas, eu tentava extrair o melhor de cada cineasta sem procurar uma identificação mais pessoal com suas obras. Somente muitos anos depois, reavaliando essa minha fase ‘cinema de arte’, percebi que, com raras exceções, tenho pouquíssima, às vezes nenhuma, identificação com muitos desses cineastas, ainda que eu os reconheça como nomes inestimáveis da sétima arte. A exceção à regra é Werner Herzog.
   Descobri Herzog, se não me engano, por meio de Aguirre, a Cólera dos Deuses, um filme que muito provavelmente assisti achando que era uma espécie de Indiana Jones peruano. A experiência foi, para dizer o mínimo, um daqueles episódios que moldam nosso caráter de maneira permanente. Passei a ser outro depois de Aguirre; passei a acreditar no cinema como algo relevante e pertinente. Algo que não se divide entre Spielberg, Lucas, Zemeckis e ‘os outros’. Descobri cinema como ‘arte’, e - mais importante - como uma arte viva e capaz de se comunicar comigo. E vice-versa.
   Nos meses seguintes, assisti a todos os filmes de Herzog nos quais fui capaz de meter a mão: O Enigma de Kaspar Hauser, Coração de Cristal, Stroszek, Nosferatu, o Vampiro da Noite, Woyzeck, Fitzcarraldo, culminando com os dois que considero os mais fracos de sua filmografia até então, Onde Sonham as Formigas Verdes e Cobra Verde (esse eu tive que convencer o dono da locadora a comprar a fita para eu poder ver!). Até hoje, meu parâmetro de avaliação do caráter de uma pessoa é a maneira como ela reage diante de Kaspar Hauser.
   Entretanto, somente depois de velho descobri o que me fascina tanto em Herzog: sua capacidade poética de retratar a vida dos excluídos, os malditos, os fracassados. Todos os seus filmes são narrativas amarguradas sobre desgraçados que sequer conseguem justificar a própria existência. Não existe a esperança de elevação espiritual ou adequação social aos personagens de Herzog. Incompreensão, vergonha, humilhação, angústia e desespero são sentimentos compartilhados por Kaspar Hauser, Stroszek, Woyzeck e outros ‘herzoguianos’; mesmo seu Nosferatu é o retrato patético de um maldito, de um infeliz condenado à vida eterna, à negação do amor e ao infortúnio de semear a morte por onde passa.
   O meu ‘período herzoguiano’ se completou quando eu e um amigo fomos a algumas sessões gratuitas de uma retrospectiva do cineasta no Instituto Goethe, em São Paulo, lá por volta de 1990. Foi quando pude ver seus primeiros longas-metragens, os impactantes e abilolados Também os Anões Começaram Pequenos (1970) e Fata Morgana (1971), este último uma espécie de documentário. Mais experiências de retorcer o cérebro. Eu tinha uns 20 anos. Então veio o documentário de curta-metragem La Soufrière: Warten auf eine unausweichliche Katastrophe (1977), sobre uma iminente tragédia na ilha caribenha de Guadeloupe, prestes a ser devastada por uma erupção vulcânica. A situação apresentada é que a atividade sísmica do vulcâo La Soufrière indica que ele explodirá em breve. Herzog e seus operadores de câmera chegam à ilha para registrar a catástrofe e encontram a cidade completamente deserta, exceto por alguns animais famintos e um ou outro morador que não quis fugir do local. A narração explica que se o vulcão entrar em erupção, toda a ilha será coberta pela lava e todos morrerão. O documentário somente existe porque o desastre não ocorreu.
   Hoje enxergo La Soufrière como uma reflexão do significado do cinema e da própria atividade fílmica, sobre o poder caótico da criação e o sacrifício pela arte. Sobre o quanto não somos donos de nossos destinos, por mais que queiramos acreditar na capacidade de decidir qual rumo tomar. No final das contas, este ‘documentário sobre nada’ é quase que um Cannibal Holocaust às avessas; sua força comunicativa reside justamente naquilo que não acontece, no que não é forjado como ‘documental’, em algo que possibilita a vida pela recusa de se mostrar. Poesia tipicamente ‘herzoguiana’, é também o retrato de um fracasso, de uma frustração íntima e coletiva, da antecipação de um clímax que jamais se concretiza.

3 comentários:

  1. Olá Carlos

    Post revelador, como usual: descobri Herzog por acidente, pois peguei "Fitzcarraldo" na TV (na Band, no Carlton Cine), em duas partes. Foi uma experiência de revelação; tive outras em meu percurso de amante do cinema, mas ainda uma revelação incrível. Herzog, ao meu ver, é um cineasta do "extremo": personagens, situações, momentos históricos. Extremo por não se encaixar no usual, não se reduzir ao usual. O universo todo filmado por Herzog se transforma, passa a ter uma configuração na qual cada pedaço minúsculo ganha uma dimensão sagrada. Isso é bem claro no pequeno documentário que você descobriu no Youtube. É uma visão aparentemente diferente da sua, mas creio que a complementa.

    Herzog também é um escritor habilidoso: escreveu um pequeno diário relatando sua "peregrinação religiosa" à casa da grande historiadora do cinema expressionista alemão Lotte Eisner chamado "Caminho na neve" (foi traduzido ao português por Lúcia Nagib). Herzog soube que Lotte Eisner estava seriamente doente e decidiu fazer a pé o caminho de Munique a Paris (onde Eisber residia), pois acreditava que a longa caminhada ajudaria, por milagre ou analogia mágica e pagã, na recuperação da amiga. Um livro místico único como um texto medieval.

    []s

    Al

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alcebiades! Também vi FITZCARRALDO nas mesmas circunstâncias; desconfio, inclusive, que vi antes do AGUIRRE, mas o filme não me impressionou de imediato, apesar do final maravilhoso.
    Perfeita sua definição do cinema de Herzog, inclusive sobre o universo próprio que ele constrói. Apenas insisto que o que me encanta nele é essa busca do outsider como protagonista; no caso do Aguirre, ao falar sobre um conquistador espanhol, ele foi escolher justamente um que se embrenhou numa busca inglória pelo Eldorado. Isso é significativo demais pra mim.
    Maravilhosa essa dica de livro; eu não conhecia. Herzog tem mesmo essa propriedade mágica, de feiticeiro.
    Sobre o caráter "revelador" da postagem, quis falar de minha experiência pessoal com o tal 'cinema de arte' e espero não ter parecido pernóstico. Eu gostaria de ter escrito mais e melhor, mas a quase absoluta falta de tempo me impede de dar mais atenção ao blog neste momento. :(

    Grande abraço e valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Adoro a versão de herzog para o Nosferatu, paradoxalmente fiel e trangressor... E para refilmar Murnau tem que ter peito...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!