Dentro da interminável série “os filmes do Tim Burton são macabros lá pras negas dele”, achei que valeria a pena apresentar os curtas de animação em stop-motion de um sujeito genuinamente mórbido e doidão. Robert Morgan é um diretor britânico, nascido em 1974. Pronto, acabou tudo que sei sobre ele. O resto são seus filmes.
O curta que selecionei para esta postagem inicial se chama Paranoid e suponho que tenha sido realizado na década de 1990, mas nem isso fui capaz de descobrir. Pouco, quase nada, existe sobre Morgan espalhado pela rede. O filme, que marca a estréia do diretor, foi realizado em sua época de estudante de cinema e, portanto, pode ser considerado uma realização amadora. Porém, nele já podemos observar o estilo que voltaria a mostrar nos próximos filmes.
Confiram, nas próximas postagens, o universo maravilhoso e perturbador de Robert Morgan nos curtas The Man in the Lower-Left Hand Corner of the Photograph (1999), The Cat with Hands (2001), The Separation (2003) e Monsters (2004), nos quais ele alterna entre cenas filmadas em stop-motion e live-action, às vezes optando por uma das técnicas ou combinando-as na mesma obra, conseguindo resultados muito particulares.
Sobre o comentário acerca de Tim Burton no início, quero dizer que é apenas uma brincadeira; as noivas-cadáveres do gótico pop mais cafona de Hollywood não precisam ficar ofendidas. É que, particularmente, prefiro o estilo mais sombrio e macabro de Morgan e outros artistas do gênero. Questão de gosto.
THE CAT WITH HANDS é sensacional. Assisti no Cinefantasy e mais outras vezes no YouTube. Ver na telona pagou toda a viagem para São Paulo e suas despesas.
ResponderExcluirOsvaldo, THE CAT WITH HANDS é mesmo um curta maravilhoso, um autêntico conto de fadas macabro, mas meu favorito do Morgan é THE SEPARATION, provavelmente o melhor curta que já assisti. Esse eu tive o privilégio de ver na telona, numa sessão lotada no Cine Sesc. O mais divertido foi conversar com o Victor-Hugo Borges (DES FANTASTIK SUCRIC, EL CHATEAU), que se confessou completamente chocado com o filme, hehehe... Isso não tem preço.
ResponderExcluirA propósito, eu achava que você morava em São Paulo! Fiquei curioso em saber onde é sua base de operações... ;)
Robert Morgan é ótimo! Assisti todos os seus curtas no Youtube quando conheci o Cat With Hands. Até hoje me arrependo de não ter ido na sessão de seus curtas no primeiro Curta Fantástico aqui em Sampa em 2008. :/
ResponderExcluirBelo curta! Mas também prefiro o Separation. Aliás, este curta podia muito bem passar como um clipe da banda Tool que tem uma série de vídeos bem nesse estilo.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=hglVqACd1C8
Pra quem quiser conhecer.