CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sexta-feira, 18 de março de 2011

Mostra Spaghetti Zombies


   Zumbis, todos nós sabemos, não têm pátria, esses pobres coitados. São livres, descompromissados, irresponsáveis, incompreendidos, caçados impiedosamente, são tratados com uma intolerância desmedida pelas pessoas que se julgam normais, que têm nojo e repugnância desses seres desgraçados. Deu para sacar por que amamos tanto esses cadáveres putrefatos, por que eles são tão universais e queridos? Justamente por isso, não importa se você vem da Itália ou, só para citar uma cidade aleatoriamente... digamos, Recife, em Pernambuco; você certamente tem motivos de sobra para se encantar com um bom (ou não tão bom assim) filme de zumbi.
   Disso tudo, a única brincadeira é que a referência a Recife é aleatória: não é não, é para divulgar a mostra Spaghetti Zombies, que acontece a partir deste sábado, e segue ao longo de toda a semana, na capital pernambucana. O recorte da mostra, organizada por Osvaldo Neto, do blog Vá e Veja, com colaboração de Ronald Perrone, do blog Dementia 13, é a safra clássica italiana de filmes de zumbi, inspirados pela repercussão que Zombie: Despertar dos Mortos (1978), de George A. Romero, teve no país da pizza.
   A mostra reúne meia dúzia desses pequenos grandes clássicos, começando com aquela que talvez seja a última obra-prima de horror oriunda da Itália: Dellamorte Dellamore (Pelo Amor e Pela Morte, 1994), de Michele Soavi. O filme será exibido no dia 19, sábado, e a mostra prossegue, de segunda a sexta, com Zombi 3 (1988), de Lucio Fulci, Bruno Mattei e Claudio Fragasso; Quella Villa Accanto al Cimitero (A Casa do Cemitério, 1981), de Lucio Fulci; Non Si Deve Profanare il Sonno dei Morti (Zumbi 3, 1974), de Jorge Grau; E Tu Vivrai nel Terrore: L’Aldilà (Terror nas Trevas, 1981), de Lucio Fulci; Le Notti del Terrore (A Noite do Terror, 1981), de Andrea Bianchi. Todos são inéditos em DVD no Brasil, mas - à exceção de Zombi 3, foram lançados em VHS por aqui - e fiquei com vontade de explorar minha prateleira de zumbis, pois tenho todos esses filmes em DVDs importados (alguns quase foram lançados por aqui, mas essa é outra história...)!
   A mostra, com apoio do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e do Cineclube Dissenso, tem entrada franca e todos os filmes serão exibidos com legendas em português. O Cinema da Fundação Joaquim Nabuco fica na Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife, Pernambuco. Quem estiver interessado pode escrever para o e-mail de Osvaldo Neto ou se informar pelos fones (81) 9426 9180, 3073 6688 e 3073 6689. Para quem está distante, como eu, resta apenas a torcida para que esta primeira edição seja um grande sucesso, que mostras como essa se repitam em muitas outras cidades brasileiras e que, com o tempo, ganhem um caráter mais oficial e regular. Vivos ou mortos, todos agradecem.

5 comentários:

  1. Uhu! Fundação Joaquim Nabuco, heim? Você também participou da curadoria? Abraços, Carol. =)

    ResponderExcluir
  2. Não, não, a curadoria é do Osvaldo Neto. Estou apenas prestigiando e divulgando o trabalho de um amigo e colega. :D

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza precisamos de alguém que faça uma mostra desse tipo em Fortaleza. Pena que eu não esteja em Recife. São filmes indispensáveis da mitologia funesta dos torpes zumbis. E é um tópico do cinema de horror que mais me incomoda além do tema do satanismo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!