José Mojica Marins completa 75 anos de idade neste dia 13 de março, ainda recebendo todas as homenagens que merece em vida e mostrando ser uma figura extremamente popular e relevante para a nossa cultura. Poucos cineastas podem se orgulhar disso, vivos ou mortos (o que, até certo ponto, explica o ciúme que ele desperta em alguns colegas).
A homenagem desta vez fica por conta do programa especial que será exibido na madrugada se sábado para domingo, às 0h05, no Almanaque, da Globo News. O programa anuncia uma entrevista exclusiva com o Mojica, na qual mais uma vez ele revela a origem de seu personagem mais famoso, o agente funerário Zé do Caixão, surgido num pesadelo, e confessa que é um medroso na vida real.
Para deixar meus parabéns ao mestre, selecionei treze caricaturas bem interessantes do Mojica como Zé do Caixão (repetindo o tema de galeria de arte que fiz nesta postagem em homenagem ao Vincent Price), que evidenciam a figura querida e conhecida que ele é.
Parabéns ao Mojica! Deve ser uma honra para um artista ser reconhecido assim, em vida, ter sua obra respeitada e analisada com carinho. Sem dúvida ele fica muito orgulhoso disso.
ResponderExcluirAdorei as caricaturas. Minha preferida é a quinta!
A quinta, em preto e branco, é do Dimitri Kozma. Ele provavelmente também vai ficar contente em saber disso, hehehe. (Espero.)
ResponderExcluirNem sei qual é a minha preferida, esses caras são muito talentosos!
Ótima dica! Irei assistir ao programa, com certeza. E parabéns ao Mojica, sempre!
ResponderExcluirGostei da penúltima!
Só para avisar: confundi os programas - originalmente eu escrevi que a entrevista com o Mojica seria apresentada no ARQUIVO N, mas na verdade será no ALMANAQUE. As informações estão corretas, data e horário, mas eu troquei os programas! Corrigi a postagem, mas o endereço URL vai continuar indicando ARQUIVO N, hehehe...
ResponderExcluirEsqueci de desenhar a minha carticatura pessoal do "Seu Zé", mas farei algo melhor para ele...
ResponderExcluirPô! Devia ter escaneado um desenho que fiz do Mojica pra te passar pra postar aqui! Hehehehe
ResponderExcluirParabéns seu Zé!!!
Cayman e Rodrigo: pois façam seus desenhos, escaneiem com boa qualidade e mandem para mim! Faço uma postagem EXCLUSIVA só com os desenhos de visitantes e amigos deste blog! Depois encaminho tudo para o Mojica, que tal?
ResponderExcluirAproveito para convocar outros amigos para fazer ilustrações, charges, caricaturas, garatujas ou o que for do Mojica/Zé do Caixão, topam??
Primati e Beatriz,
ResponderExcluirObrigado pelos comentários.
Fiquei bastante feliz em ver minha caricatura aqui no blog. :-)
Estou pensando em fazer uma versão colorida dela, quando estiver pronta, mando para você. ;-)
Mais uma vez, obrigado pela força e pode contar comigo sempre que precisar.
Ah! E parabéns, Mojica!
Abraços!
Fechou! Providenciarei outra caricatura e te mando!
ResponderExcluir:)
Fiz minha pequena homenagem ao mestre aqui no Boca do Inferno. Ao longo da semana resgatarei alguns textos do site antigo sobre a obra do Mojica e pretendo postar um texto sobre alguma hq relativa ao Zé do Caixão.
ResponderExcluirhttp://bocadoinferno.com/
Pronto. Já descontei minha homenagem, hehehehe... o velho rei do "Terror Brasilis" merece. http://caymanartalpharrabyos.blogspot.com/
ResponderExcluirDimitri, conheço suas ilustrações coloridas e são realmente sensacionais!! O prazer foi meu de poder reproduzir estas caricaturas de artistas tão criativos! Caso alguém não tenha percebido, o nome de cada imagem tem o nome do ilustrador, e vale a pena dar crédito a eles! Quero sim ver essa versão colorizada, manda pra mim!
ResponderExcluirCayman e Rodrigo, visitei o site de ambos e deixei meus comentários! Parabéns pela homenagem.
Carlos, 75 anos de Mojica, caramba. Parabéns para o moço! Quero estar presente no cententário, comendo uma perna de carneiro, bem ao estilo do "Á Meia Noite Levarei Sua Alma".
ResponderExcluirVerdade, Andrea, e tem uma coisa ainda mais impressionante: antes do livro MALDITO, quando o Ivan Finotti descobriu num cartório o registro com o ano correto do nascimento do Mojica, ele costuimava dizer que tinha nascido em 1929. Se isso fosse/for verdade, ele teria 82 anos! O Mojica disse que o pai dele havia providenciado duas certidões de nascimento para ele, com anos diferentes, para que ele pudesse escapar do serviço militar! Resta saber se isso é mesmo verdade ou mais um "causo" inventado pelo Mojica, hehehe!
ResponderExcluirE tomara que todos nós estejamos aqui para festejar o centenário do Mojica!!