Uma milionária (Jean Simmons) passa a ouvir vozes e ter visões fantasmagóricas que abalam sua sanidade. Ela desconfia que o marido (Cliff Robertson) esteja por trás dos estranhos eventos, mas entra em desespero e acaba se enforcando. O marido também passa a experimentar os sinistros fenômenos, porém fica determinado a provar que tudo não passa de armação. Produção inglesa setentista, exemplar ideal de obra onde a hipótese do “sobrenatural explicado” margeia entre o suspense e o horror. O filme conta com peripécias deliciosamente antiquadas e lugares-comuns competentemente utilizados, com violações de túmulos, pianos que tocam sozinhos, leituras de testamentos e outros.
O filme se encontra em domínio público e pode ser assistido diretamente neste blog clicando play no vídeo acima (de preferência usando Internet Explorer) ou baixado gratuitamente aqui.
Carlos que bom voce ter lembrado de prestar homenagem a maravilhosa Jean Simmons, falecida a semana passada. Esse foi o seu primeiro filme de horror e muito bom em minha opinião, com um inesperado final surpresa, além de um elenco de artistas veteranos como eu gosto (Flora Robson, Cliff Robertson, Judy Geeson etc).
ResponderExcluirJean Simmons voltaria ao gênero 10 anos depois estrelando um episódeo do Aldred Hitchcock presents, e em 1991 com a série de Dan Curtis (dos meus diretores favoritos) 'Na escuridão das sombras' (Dark Shadows).
È preciso não esquecer que ela em 1947 no auge da beleza estrelou um bom filme gótico 'A prisioneira da mansão maldita" (uncle silas) e 3 anos depois, ainda na inglaterra, sob a direção do antológico Terence Fisher, fez o drama de suspense "angústia de uma alma"(so long at the fair) e em 1952 em hollywood, o grande Otto Preminger a colocou num inesperado papel de assassina no film-noir "alma em pânico" (angel face).
Jean Simmons foi uma das mais belas e talentosas atrizes da história do cinema.
o comentário acima foi escrito por JAIME PALHINHA.
ResponderExcluirCarlos é bom lembrar que "A prisioneira da Mansão Maldita"(Uncle Silas)é inédito nos cinemas do Brasil, e foi exibido em Portugal com esse título, onde eu o assisti e gravei.
ResponderExcluirJaime Palhinha
Jaime, dá muita saudade do tempo desses filmes clássicos de horror como DOMINIQUE, por isso é sempre uma delícia assisti-los! A Jean Simmons assumiu o papel que fora da Joan Bennett na série DARK SHADOWS original; ou seja, duas atrizes inesquecíveis! Tenho muita vontade de ver o UNCLE SILAS, pois são raros os filmes de horror (ou "quase horror", de suspense macabro) da década de 1940, dominada pelo noir. Não sabia que era inédito no Brasil! Grande abraço!
ResponderExcluirCarlos amanhã segue via sedex o "UNCLE SILAS' junto com o pack da universal horrors mais o trio de lobisomens e vampiros.
ResponderExcluirVocê vai ter um fim de semana cheio.
abraço de JAIME PALHINHA
Poxa, que maravilha, Jaime!! Mais um presentão! Espero ser capaz de retribuir à altura. Muito obrigado mesmo! Abração.
ResponderExcluir