CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Martin Scorsese: os 11 melhores filmes de horror de todos os tempos

   A notícia já é antiga, do Halloween de 2009, mas uma lista de filmes de horror organizada por Martin Scorsese não é coisa para se desprezar. Quem quiser ler os comentários do cineasta sobre cada item, clique aqui. Quem preferir apenas conferir a seleção, com direito a trechos em vídeo, a lista segue abaixo. Scorsese é dos poucos cineastas e intelectuais de Hollywood que fala abertamente - e com propriedade - sobre filmes de horror. E mostra que entende do assunto, como vocês podem conferir abaixo. Uma seleção respeitável e bem interessante!


1. Desafio do Além (The Haunting, 1963)

2. A Ilha dos Mortos (Isle of the Dead, 1945)

3. O Solar das Almas Perdidas (The Uninvited, 1944)

4. O Enigma do Mal (The Entity, 1982)

5. Na Solidão da Noite (Dead of Night, 1945)

6. Intermediário do Diabo (The Changeling, 1980)

7. O Iluminado (The Shining, 1980)

8. O Exorcista (The Exorcist, 1973)

9. A Noite do Demônio (Night of the Demon, 1957)

10. Os Inocentes (The Innocents, 1961)

11. Psicose (Psycho, 1960)

20 comentários:

  1. Nossa, linda lista! Bem clássica. Adorei ele colocar THE HAUNTING e THE INNOCENTS, mas me surpreendi por ele colocar NIGHT OF THE DEMON como representante do Jacques Torneur. Não assisti ainda, mas conheço o filme e fico imaginando se é melhor do que CAT PEOPLE ou I WALKED WITH A ZOMBIE. Também achei curioso PSYCHO (já que estamos colocando os títulos originais) ficar em 11º, hehe. Depois vou ler os comentários que ele faz. :)

    ResponderExcluir
  2. Boa também é a lista do William Friedkin :
    http://www.ew.com/ew/gallery/0,,20310838_20310821,00.html

    ResponderExcluir
  3. Por que 11 e não 10? hehehe. Fiquei curioso com esse O INTERMEDIÁRIO DO DIABO. Não tinha ouvido falar, não. Vou atrás.

    ResponderExcluir
  4. O INTERMEDIÁRIO DO DIABO saiu em VHS (e acho que também em DVD) como A TROCA. É maravilhoso e tem mais uma daquelas interpretações intensas do George C. Scott. Altamente recomendado, mas achei surpreendente estar na lista do Scorsese (o que é mais um mérito da lista dele, é claro).

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa a lista do William Friedkin! Tem coisas muito óbvias (e obrigatórias), mas também coisa muito boa e surpreendente (SUSPIRIA, ONIBABA). Para quem não sabe, o THEM que ele coloca na lista é o ELES que eu comentei na enquete dos filmes franceses. Adorei os clássicos que ele escolheu, incluindo THE SPIRAL STAIRCASE e THE LODGER, dois filmes que eu adoro! Estranhei demais ele não colocar nada do Val Lewton, que ele costuma dizer ser uma grande influência no trabalho dele, inclusive a menininha do CURSE OF THE CAT PEOPLE tê-lo inspirado na criação da Reagan de O EXORCISTA.

    ResponderExcluir
  6. O INTERMEDIÁRIO DO DIABO também passava na Tv como A TROCA.

    ResponderExcluir
  7. O filme nº 1 não é do Val Lewton?

    Essas listas lindas me deixaram de olhos brilhando, hehe. Principalmente a do Scorsese, cheia de clássicos, poucos filmes coloridos. Acho que, se misturarem as duas, fica uma lista perfeita.

    ResponderExcluir
  8. A do Scorsese tem Val Lewton, mas a do Friedkin não. Mas bom mesmo é misturar as duas, hehehe.

    ResponderExcluir
  9. Ai, achei que estivesse falando da lista do Scorsese. :P

    ResponderExcluir
  10. Lista de respeito, claro! Gostei de ver ai, em tão boa posição, O Enigma do Mal.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Acredito que O ENIGMA DO MAL é pouco conhecido porque acabou sendo ofuscado por POLTERGEIST, que foi lançado praticamente ao mesmo tempo e trata do mesmo tema. Mas o filme do Spielberg (eu me recuso a pensar como sendo do Tobe Hooper...) é uma versão banal e escapista do tema, enquanto que O ENIGMA DO MAL é assustador e adulto, um filme até incômodo.

    ResponderExcluir
  12. Ah, então eu vi esse A TROCA com George C. Scott! Mas já faz muito tempo, quando saiu em vhs. Precisaria rever.

    ResponderExcluir
  13. Enigma do Mal é um filme apavorante e pouco conhecido pelas pessoas. Merece uma revisão crítica urgente.

    Primati, eu tenho uma dúvida que pode soar até imbecil, mas vá lá: a cena que você colocou do Exorcista, não tem no meu dvd A Versão que você nunca viu do Exorcista; na versão que eu tenho, ela desce a escada daquele jeito, porém quando ela termina a sua aeróbica (digamos dessa forma) ela abre a boca cheia de sangue... Você sabe se a minha versão foi cortada ou algo do gênero?

    ResponderExcluir
  14. J. Luca, não é nada imbecil a sua dúvida, muito pelo contrário, mostra que é perspicaz! A questão é a seguinte: na "versão que você nunca viu" a cena foi editada e alterada no computador, acrescentando esses efeitos digitais do sangue escorrendo pela boca da menina. A imagem do vídeo que está na lista do Scorsese é a cena completa, sem edição. Você encontra isso no documentário "Fear of God", que só existe na edição convencional do filme, que saiu no Brasil há muito tempo num DVD de dupla face. Eu fiz questão de comprar os dois DVDs, pois queria adquirir a versão original (e o documentário) antes que virasse uma raridade! E virou mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Eu fui atrás desse documentário no youtube e, pra quem tiver curiosidade (http://www.youtube.com/watch?v=02WKRgivksg)

    Primati, obrigado pela paciência e eu ficaria muito agradecido se você visitasse o meu blog de cinema (www.midnightdrivein.blogspot.com)
    Valeu!

    ResponderExcluir
  16. Oi, J. Luca! Eu já tinha visitado seui blog, é muito bacana! Adicionei o link entre meus "amigos e parceiros". Esse documentário sobre O EXORCISTA é bom demais. Vale a pena ter esse documentário e a versão original do filme. Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Eu também vi O Intermediário do Diabo em VHS, como A Troca. Filmaço.

    Aliás... O Intermediário do Diabo é o título em Portugal, por acaso? Nada contra nossos patrícios, mas prefiro A Troca.

    ResponderExcluir
  18. O INTERMEDIÁRIO DO DIABO foi o título usado para exibição nos cinemas brasileiros. Sempre que possível, uso os títulos de exibição original, e não os alternativos, e nunca títulos de outros países.

    ResponderExcluir
  19. Ah, bom, eu não sabia que nos cinemas passou com esse nome. Eu perguntei porque encontrei isto quando pesquisei sobre o título:

    "The Changeling (br: A Troca — pt: O Intermediário do Diabo)é um filme de terror dirigido por Peter Medak..." etc etc.

    ResponderExcluir
  20. If you need your ex-girlfriend or ex-boyfriend to come crawling back to you on their knees (even if they're dating somebody else now) you gotta watch this video
    right away...

    (VIDEO) Why your ex will NEVER come back...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!