CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Monstro da Censura

7 comentários:

  1. Como filme de horror, sinceramente, é apenas uma comédia fraca. Deviam ter chamado o Mojicão ou alguém que entendesse mais do assunto.

    ResponderExcluir
  2. Não é um "filme de horror". É uma campanha publicitária de conscientização contra a ameaça da volta da Censura aos órgãos de comunicação, incluindo televisão e internet.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a campanha. É importante ficarmos sempre atentos, pois esse "monstro" está sempre prestes a despertar.

    ResponderExcluir
  4. Tem certeza que esse monstro ainda está preso? Acho que ele nunca deixou de assombrar alguns lugares.

    ResponderExcluir
  5. Pior é que a todo momento vejo adolescentes de 15, 16 anos, cheios de querer mostrar que sabem o que estão dizendo, pedindo a volta da Censura, achando que isso é um "bem". Isso me irrita profundamente, pois EU lembro como era a Censura. É melhor ser velho do que burro.

    ResponderExcluir
  6. Carlos, se voce se lembra de como era a censura imagine eu que tenho vinte anos mais que você - era um verdadeiro horror - um bando de 'filhos da puta' como bem dizia nossa inesquecível Dercy Gonçalves, metidos a donos da verdade, cruéis, insensíveis, bandidos mesmo - mutilavam cenas cruciais em filmes importantes até ao ponto de se tornarem incompreensíveis, um simples western como 'um pecado em cada alma' (the violent men) com glenn ford e barbara stanwyck, que hoje passa em sessões vespertinas, era censura 18 anos, filmes de ficção quase infantis como
    'o monstro do mar revolto' com faith domergue e 'a invasão dos discos voadores' eram também proibidos para menores de 18 anos - peças teatrais importantes do plinio marcos e nelson rodrigues, depois de liberadas com cortes, tinham os teatros invadidos e artistas presos e espancados por terem dito palavras que eles achavam que não tinham liberado - artistas que eles achavam que eram da esquerda como o grande Mario Lago, e os cantores Nora Ney e Jorge Goulart,eram impedidos de trabalhar por serem tachados de 'comunista' - casas eram invadidas a qualquer hora do dia ou da noite por uma simples denúncia anônima de que tinha gente 'estranha' (artistas e intelectuais) fazendo reunião, e se eles não fossem com sua cara,te davam porrada e cacetada e te levavam preso acusado de promover 'reunião para fins ilícitos'
    As atrizes e atores sérios de grande prestígio e renome como bibi ferreira, tonia carrero, cacilda becker e um largo etc, para trabalhar tinham que tirar carteira na censura federal igual a que eles davam para as prostitutas de rua,boites e bordéis. Fotografias de rosto e meio corpo, tinham que ter o carimbo da polícia federal, se não não podiam ser expostas nas portas dos teatros e cinemas. Shows de night-clubs e cabarés, com vedetes, strippers, cantores e comediantes, tinham que fazer ensaio geral, para esses tiranos as 10 da manhã maquiados e vestidos como se fossem entrar em cena, isso depois de terem se apresentado as 3 da manhã e terminarem de atuar as 4 e meia da matina.
    Filmes com censura 18 anos, tinham os cinemas invadidos no meio da sessão, as luzes acesas e todos que eles apontavam eram obrigados a se identificar, e se por acaso tinha um cara que ia fazer 18 anos dois dias depois era levado para o juizado de menores e o cinema multado.
    Voce estava andando na rua, eles te paravam e pediam a carteira de trabalho, e se voce não estivesse trabalhando e mesmo que estivesse procurando emprego, era preso, jogado no chiqueiro de um camburão, levado para a delegacia onde tiravam suas impressões digitais e era fichado como 'vadiagem'.
    É TUDO ISSO QUE ESSA GENTE QUER DE VOLTA?
    Prefiro morrer antes, a ver a censura retornar.
    JAIME PALHINHA

    ResponderExcluir
  7. Jaime, seu depoimento é pertinente, pontual, imprescindível e emocionante, de arrepiar mesmo. Espero que muita gente leia isso e pelo menos questione a situação por um instante. Eu acredito que se voltar a Censura, não será essa coisa podre que você descreveu, mas será que a Censura silenciosa, mesquinha, dissimulada, não é tão - quiçá até mais - nociva quanto esse terrorismo oficializado que você descreveu?
    Aceito a censura por faixa etária - não quero pensar numa criança de 10 anos exposta aos abusos de JOGOS MORTAIS, até porque pais irresponsáveis preferem deixar a criação dos próprios filhos aos "órgãos oficiais" - mas não se pode vetar a liberdade artística e de informação. E de opinião, também.
    Hoje chega a ser engraçado pensar que TODOS os filmes da Hammer receberam certificado de censura de 18 anos no Brasil. Hoje, com muita boa vontade, são lançados em DVD com censura 14 anos. O conteúdo, vocês sabem: umas cenas de susto, o vampiro babando sangue e alguns decotes chamativos. Isso é "censurável"; espancar até a morte os tais "subversivos" era regra do Estado.
    Tenho tanta vergonha de viver num país que tem essa mancha na história quanto de constatar que a nova geração parece alienada a isso tudo. A garotada "descolada" PEDE a volta da censura, porque pensam que isso vai proibir peitos e bundas no BBB ou palavrões em programas de humor. Como essa campanha inteligentemente resume: a Censura é um MONSTRO.
    Quem se interessa pelo tema, recomendo o site Memória da Censura no Cinema Brasileiro (http://www.memoriacinebr.com.br/), que vou adicionar também aos endereços úteis. Pelo menos tem gente séria disposta a preservar essa memória e tentar educar as novas gerações a não repetir os erros do passado.
    Mais uma vez, parabéns pelo depoimento, Jaime.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!