CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sexta-feira, 26 de março de 2010

ATUALIZAÇÃO: Halloween II (2009)

   Finalmente estreou oficialmente no Brasil o filme Halloween II (2009), dirigido por Rob Zombie, que entra em cartaz hoje em grande circuito por todo o país (só na Grande São Paulo contei 22 cinemas). Escrevi sobre o filme há algum tempo nesta postagem. Quem ainda não viu o filme e quiser reaquecer a discussão, fica a dica de leitura.

6 comentários:

  1. Eu não vi o filme pois nada ainda me havia me estimulado a isso, mas, depois de ler seu comentário, quem sabe? Não sei se você lembra mas, no curso que vc deu em minha cidade eu te falei que havia gostado do primeiro e disse ainda que, se Robie Zombie continuasse a fazer filmes daquela forma, eu daria uma chance a ele. Naquela época, vc já dizia na sala de aula que detestou o fato da "explicação" sobre a "nóia" do Michael mas, eu achei até interessante, sobretudo de ver a mãezinha dele se contorcendo ao som de LOVE HURTS. Seu texto como sempre, é poderoso e a eloquencia dele despertou minha vontade de encarar o filme, que por sinal, está aqui, presente de um amigo, mas eu deixei o miserável de lado por não ter coragem de encarar essa versão mutante e bestial de Michael Myers. Vamos assistir, então.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Cayman, lembro dessa conversa sim, inclusive sobre como os primeiros filmes do Rob Zombie eram ruins e que ele estava melhorando...

    Minha relação com HALLOWEEN II é meio confusa, porque não acho o filme necessariamente bom, mas acho que é dos poucos filmes de horror recentes (feitos nos EUA, quero dizer!) que pelo menos tenta narrar algo minimamente complexo. Concordo, inclusive, que o filme chega a ser pretensioso e talvez se perca nessa pretensão toda, mas é melhor que se queira fazer algo bom do que resignar-se a fazer o mesmo de sempre.

    O que discordo veementemente são de comentários obtusos de que está entre os piores filmes do ano, de que é totalmente ridículo; de fazer piadinhas às custas do filme sem apresentar qualquer argumento sequer razoável para se criticar o filme. Reclamar que o Michael Myers é grande e cabeludo é pouco; afinal, isso é um mero detalhe, e eu particularmente gosto dessa visão do assassino, pois ele apenas simboliza uma força destruidora e incontrolável.

    ResponderExcluir
  3. Pô Primati... Sério mesmo que tu gosta do Zombie? Eu não consigo ver muita grandiosidade no trabalho do cara. Gostei do Rejeitados mas assisti sem saber que era uma continuação. Sou fã de Halloween desde criancinha, talvez por isso não tenha conseguido assistir o primeiro inteiro sem avançar mas este segundo e a tal famosa cena do cavalo não me fazem criar coragem de vê-lo, nem avançando! Mas como sempre assisto de tudo pra poder falar (assisti até Crepúsculo) uma hora acabo vendo este pra voltar aqui e debatermos melhor o assunto. Mas até agora o Zombie me parece como cineasta ser mesmo um bom músico.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, não acho o Rob Zombie um bom diretor, mas vejo potencial nas coisas que ele faz. A CASA DOS 1000 CORPOS é decepcionante; começa bem, com a antológica conversa entre o Capitão Spaulding e os mauricinhos, depois cai muito. REJEITADOS PELO DIABO é melhor, mas acho caótico demais, exagera na violência a pouco oferece como história.

    O primeiro HALLOWEEN eu achei ruim, mas, em retrospecto, acho que se torna mais compreensível se visto em conjunto com o HALLOWEEN II. O que tento propor como tema de discussão é que só vejo sentido em o Rob Zombie ser cineasta se ele tiver algo muito particular para oferecer; neste caso, a relação íntima dele com a música. Acho que as inserções musicais que ele faz - desde as vinhetas de A CASA DOS 1000 CORPOS - são uma maneira de ele "assinar" os filmes.

    Para encerrar, quero dizer apenas que acho que o povo se incomoda demais com detalhes, como "a tal famosa cena do cavalo" (nem sabia que era famosa...), e desiste de tentar discutir de maneira mais razoável. Tirar sarro, fazer graça, é fácil demais, e muitas discussões se encerram sem nada de produtivo porque é mais simples dizer que determinado filme "é ruim demais" e não se pensar mais nele.

    Se algum dia você se aventurar a ver HALLOWEEN II, volte a comentar! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Rob Zombie possui um estilo muito particular mas que não se desenvolveu plenamente ainda. Espero realmente que ele se encontre e comece a criar filmes interessantes, mas aparentemente ele encontrou o filão das refilmagens e já está embarcando no segundo remake de A Bolha.
    Citei a "famosa cena do cavalo" pois dois a cada dois artigos que leio sobre o filme comentam sobre ela.
    Assistirei sim. E volto aqui para dizer o que achei.

    ResponderExcluir
  6. Acho que vou aproveitar essas mini-férias (Semana Santa) para ver o filme com a família, no cinema. Talvez façamos uma dobradinha e assistamos ainda o novo do Scorsese (que eu estou esperando que não seja tão previsível quanto o trailer faz parecer).

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!