CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sexta-feira, 12 de março de 2010

Experiments in the Revival of Organisms (1940)


   Depois de todo o rebuliço causado pelo curta-metragem Juvenília entre os amantes de cachorros que visitam este blog, aqui está algo para realmente aguçar a militância no combate à crueldade contra animais, principalmente os pobrezinhos que são cortados, perfurados e cutucados em laboratórios científicos. O filme Experiments in the Revival of Organisms (1940) é um pseudocumentário curto realizado na União Soviética em fins da década de 1930, registrando as assombrosas façanhas da equipe liderada pelo Dr. S.S. Bryukhonenko no Instituto Experimental de Fisiologia e Terapia, em Voronezh, na tentativa de reviver organismos mortos. Bryukhonenko, o arquétipo irretocável do ‘cientista louco’, conduz experiências grotescas com cachorros, extraindo seus órgãos vitais (coração e pulmão) e os mantendo funcionando fora do corpo. A cena mais impressionante (e, por extensão, a mais desagradável e repulsiva) é a da cabeça decapitada de um cãozinho que é mantida viva por algumas horas por meio de um complexo maquinário. O derradeiro experimento mostra um cachorro sendo ressuscitado depois de ficar morto durante dez minutos, quando todo o sangue que foi retirado de seu corpo é novamente injetado em seu organismo por meio de uma engenhoca batizada de Sistema Artificial de Circulação de Sangue.
   Falando estritamente em termos cinemáticos (que é o que realmente importa aqui), este bizarro filme de propaganda comunista é um tesouro proibido nos anais dos filmes de horror e ficção cietífica, tendo provavelmente servido de inspiração para obras cultuadas como The Brain That Wouldn’t Die, Donovan’s Brain, The Frozen Dead e tantas outras sobre cientistas que tentam reviver cérebros, cabeças e membros emputados. Comprova, acima de tudo, que os cientistas loucos da ficção ainda ficam devendo aos seus colegas do mundo real.
   Prefiro não discutir mais detalhadamente a autenticidade, veracidade ou mesmo a validade do filme como documento científico, mas é flagrante o quanto ele borra os limites entre documentário, propaganda e ficção científica. O filme é repleto de cenas perturbadoras, cruéis e até doentias; o próprio ambiente do laboratório é assustador, com cientistas de aparência sinistra. A Medicina moderna contradiz muitas das ‘façanhas’ apresentadas no filme: como seria possível, por exemplo, o cérebro do cãozinho não sofrer nenhum dano grave depois de ficar dez minutos sem oxigenação?
   O documentário, em sua versão americanizada, é apresentado pelo Prof. J.B.S. Haldane, que afirma ter sido testemunha dos experimentos retratados no filme, tornando a farsa ainda mais complexa e preocupante, demonstrando na prática o poder de manipulação que as autoridades enxergavam no cinema. O epílogo é de um absurdo ridículo, no clima de “tudo fica bem quando acaba bem”, e é impressionante que alguém acreditasse na veracidade dessas proezas mesmo naquela época.

8 comentários:

  1. Olá Carlos

    Em primeiro lugar, parabéns pelo ótimo blog informativo e pela alta qualidade dos textos e das postagens. O gênero terror merecia algo assim no Brasil.

    Sobre o filme,é interessante que ele deve ter servido de aberta inspiração para o novo filme da série Arquivo X, uma vez que se trata da mesma experiência transferida para humanos (o que era a meta final do Dr. Bryukhonenko e de seus associados). O tema "frankenstênico" sempre gera bons resultados.

    []s

    Alcebiades

    ResponderExcluir
  2. Opa, legal demais sua visita aqui, Alcebíades! Sempre que posto algo 'diferente', tenho a esperança de obter respostas e comentários mais interessantes e que contribuam com a discussão sobre esse tema apaixonante, como essa sua observação sobre ARQUIVO X. Legal demais isso.

    Sei que isso é pretensão demais, mas aos poucos estou tentando criar um mapeamento do horror - mesmo de maneira superficial - para mostrar a amplitude do tema.

    Grande abraço e valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Grande Primati! Sempre com alguma coisa nova pra surpreender a galera!
    Confesso que desconhecia este "documentário" até então. Mesmo tendo assistido o último Arquivo X onde a agente Scully encontra referências ao caso durante uma pesquisa e até aparece um pedacinho. Muito bizarro! Uma pena que hoje em dia seja mais fácil definir os limites da realidade nesta pérola mas imagino o impacto disso e o que estas cenas fizeram com a imaginação de quem viu o vídeo na época.
    Parabéns pelo post! Legal esta coisa de expandir os limites do terror para além do que já estamos acostumados, críticas e resenhas de filmes, indo buscar referências mais longínquas.
    Videozinho bizarro! :)

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, aparecem cenas desse documentário no filme do ARQUIVO X? Juro que não sabia disso!

    ResponderExcluir
  5. Aos 43:37, conferi aqui, aparecem cenas do documentário em uma pesquisa que a Scully faz no Google. :)

    ResponderExcluir
  6. Troço foda isso! Agora Primati gostaria de saber que você acha disso: http://videosgrotescos.blogspot.com/2008/10/experincia-cruel-co-de-duas-cabeas-urss.html. Já tinha lido a respeito dessas experiências malucas... Acho que botavam drogas na vodca desses russos. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Blob, eu não estou capacitado para discutir Ciência ou Medicina, mas é claro que qualquer pessoa razoável fica pelo menos desconfortável diante de crueldade com animais, ainda mais quando estão indefesos e incapazes de perceber o que lhes acontece.

    Vi um pedaço do vídeo e realmente é grotesco. Talvez para eles fizesse algum sentido, sei lá, mas é bizarro, no mínimo. Por outro lado, quando as coisas são certo (lembram de quando começaram a gerar membros artificialmente, como um sapo - ou coisa parecida - que foi transformado numa orelha humana?), a coisa vai parar nos telejornais e todo mundo acha maravilhoso.

    Só quero deixar claro que a discussão aqui continua sendo CINEMA DE HORROR, e achei que esse vídeo pode servir para discutir algumas idéias próprias desse gênero. E eu nem sabia da referência no ARQUIVO X!

    Não quero criticar ninguém, mas acho um porre esses blogs sensacionalistas que ficam postando essas coisas e dizendo "Vejam só que absurdo!", e todo mundo comentando nessa linha. Esse tipo de coisa, sinceramente, dispenso aqui no blog.

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post. É a primeira vez que vejo esse site e
    agora vou começar a acompanhar, pois tambem gosto muito de filmes de horror e ficção científica, principalmente os das décadas passadas, pois mostram como eram a imaginação das pessoas naqueles tempos.
    E eu queria pedir se você sabe se existe uma legenda em português para esse filme, pois já tenho ele e fiquei curioso em saber o que se fala durante o filme.
    Se você souber aonde encontrar a legenda poderia me informar?
    Ficaria muito satisfeito.
    Parabéns pelo seu blog. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!