CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

terça-feira, 30 de março de 2010

Enquete: Allison Hayes, Yvonne DeCarlo e Jamie Lee Curtis

   O placar do percentual de votos recebidos nas três enquetes das rainhas do grito terminou desta maneira, segundo a preferência dos visitantes do blog:
   Clássicas: Allison Hayes (63%), Fay Wray (30%), Evelyn Ankers (2%), Beverly Garland (1%), Faith Domergue e Yvette Vickers (0,5% cada), Acquanetta, Gale Sondergaard e Mara Corday (sem votos).
   Modernas: Yvonne DeCarlo (57%), Barbara Steele (23%), Ingrid Pitt (8%), Janet Leigh (5%), Vera Miles (2%), Carol Lynley, Diana Dors, Hayley Mills e Joan Collins (1% cada).
   Pós-modernas: Jamie Lee Curtis (52%), Barbara Crampton (18%), Naomi Watts (15%), Brinke Stevens (5%), Melinda Clarke, Sarah Michelle Gellar e Tiffany Shepis (2% cada), Linnea Quigley e Michelle Bauer (sem votos).
   Falamos muito sobre quase todas elas ao longo dessas duas semanas. Uma nova enquete está no ar, desta vez para perguntar aos visitantes do blog qual das ‘esquecidas’ (mulheres que não foram lembradas nestas três enquetes) é a sua favorita! Para concluir essa série de postagens em homenagem a essa mulherada toda, deixo aqui mais um pouquinho sobre as três vencedoras.

Allison Hayes

   Para celebrar a vitória de Allison Hayes, achei justo reproduzir a matéria publicada na segunda edição da revista Cine Monstro, em novembro de 2003. O texto é assinado por Jaime Palhinha e, desta maneira, também homenageio o fã número um dessa esplendorosa mulher.


Yvonne DeCarlo

   Quem só conhece Yvonne DeCarlo como a pálida Lily Munster (uns dizem que ela é uma bruxa, outras que é uma vampira...), eis algumas imagens da estrela no esplendor da beleza e sensualidade.


Jamie Lee Curtis


    A mulher que reinventou as rainhas do grito, dando-lhes mais personalidade e colocando-as no comando da ação, pode ser considerada a madrinha de todas as gerações posteriores de mulheres poderosas nos filmes de horror. Este breve perfil de Jamie Lee Curtis, feito com exclusividade para a web, é um resumo interessante de sua carreira nas telas.

12 comentários:

  1. Votei na Fay Wray e nas Barbaras: Steele e Crampton, só medalha de prata! Nem preciso dizer que acho o caso de Curtis uma puta injustiça! Acho não tá com essa bola toda! Quanto a enquete aí do lado agora as três primeiras são páreo duro! Pô adora a Asia, sou apaixonado pela Edwige e a Caroline Munro é deliciosa demais! Taí uma escolha difícil...

    ResponderExcluir
  2. Estava me lembrando... Vou sugerir a próxima enquete: "as esquecidas das esquecidas". Sei que aí parece campeonato de terceira divisão, mas essas mulheres não podem ficar esquecidas! Sugiro nomes como: Laura Gemser, Soledad Miranda, Tura Satana... Hummm, com nomes como esses daí ficaria: "Qual a rainha do grito dos exploitations!" Hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Blob, veja as coisas pelo lado bom: TODAS são maravilhosas! E ainda teve muita mulher boa que ficou de fora! A questão da Jamie Lee Curtis é mais pela importância que ela teve do que por ser necessariamente uma mulher sedutora.

    ResponderExcluir
  4. Ah, sim, vamos criar uma categoria só para elas! Tem ainda a Mariangela Giordano, a Brigitte Lahaie... Como falei, é um universo inesgotável (ainda bem!).

    ResponderExcluir
  5. Seria realmente bacana uma votação da "rainha exploitation". Quanto a votação aí do lado optei pela musa do giallo: Edwige Fenech. Um abração.

    ResponderExcluir
  6. Outra "rainha do exploitation": Sybil Danning.

    ResponderExcluir
  7. Para mim não foi nenhuma novidade a vitória de Jamie Lee Curtis. O que aliás, foi muito justo. Dizer que ela reinventou as rainhas do grito está mais do que bem descrito. E a enquete não se referiu de modo algum ao quesito sedutora. Afinal, o que votamos aqui foi a presença emblemática dessas mulheres nas produções que marcaram suas carreiras.

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo, Cayman, não havia critério nenhum, na verdade, cada um votava do jeito que queria! Na nova enquete, a Sigourney Weaver está presente por sugestão sua! É outra que não é exatamente sedutora (apesar de eu achar que ela está um mulherão no ALIEN RESSURREIÇÃO!), mas tem grande importância para o gênero!

    ResponderExcluir
  9. Edwige Fenech é para mim uma das musas do giallo italiano. Os filmes que ela fez nos anos 70 são no mínimo inesquecíveis. Só para citar TUTTI I COLLORI DELL BUIO como o melhor dela no gênero. Fico muito contente com a lembrança dela na enquete das esquecidas. Sempre foi uma mulher encantadora dentro e fora das telas e tive o prazer de constatar isso.

    ResponderExcluir
  10. Vale lembrar, para quem acha que nunca viu filme com a Edwige Fenech, que ela aparece brevemente em O ALBERGUE II, no papel da professora de Arte.

    ResponderExcluir
  11. Amigos: Eu acho a Jamie Lee Curtis uma gostosona, fora a importância da mulher nos filmes de terror. Que bocona! Também achei legal a Sigourney Weaver estar presente na nova enquete. No primeiro Alien ela demonstrou muito talento nas cenas finais... Marcone

    ResponderExcluir
  12. Que fotos maravilhosas da Yvonne de Carlo! Nossa! Ah, lembrei da Scout Taylor-Compton, a nova Laurie Strode. Já tinha pensado nela e ontem a vi num filme de terror no Telecine, aquele que uma mãe muda-se com duas filhas para uma casa perto de uma mina com fantasmas de crianças. Esqueci o nome agora, mas já o resenhei. Ah, a Edwige Fenech está maravilhosa em O ALBERGUE II, apesar da pequena participação. Se eu pudesse escolher, envelheceria como ela. Hehehe.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!