CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

domingo, 14 de março de 2010

Enquete: Décadas de 1940 e 1970

   Perguntei “Você gostaria de ler textos sobre filmes de horror de qual década neste blog?” e os leitores deixaram bem claro que NÃO querem que eu escreva sobre filmes recentes! Tudo bem, então nada de filmes das décadas de 1990 e 2000... Bem, talvez de vez em quando, pode ser?!? As décadas mais votadas foram as de 1940 e 1970 (cada uma com 25%), seguidas por 1930 e 1980 (com 20%). Fiquei surpreso com a predileção pelos anos 40, pois é a época de decadência do gênero, de esgotamento das fórmulas consagradas e da proliferação de realizações da chamava poverty row. Porém, claro que tem também os filmes de Val Lewton para compensar esse cenário.
   Muito diferente foi a década de 1970, a época da maturidade absoluta do horror cinematográfico, quando passou a ser respeitado como um gênero legítimo (com O Exorcista sendo indicado a uma dezena de categorias no Oscar; com Tubarão abocanhando milhões de dólares nas bilheterias, e filmes como A Profecia e A Sentinela dos Malditos atraindo grandes astros de Hollywood).
   Apenas 5% votaram nos anos 1950 e 1960, enquanto que ninguém clicou em 1920, 1990 e 2000. Nas próximas postagens que eu fizer com textos sobre filmes, darei algum destaque aos filmes das épocas preferidas pelos visitantes do blog. Ou não...!

8 comentários:

  1. Só tenho a dizer que, em termos de datas, seria bom que dessem uma espiada geral na famigerada "década das trevas" que iniciou-se num sombrio setembro de 64 e foi até outubro de 74. Realmente, o que surgiu nesse espaço de tempo foi uma das melhores safras de horror dentro e fora das telas... e quanto a filmes novos do século XXI, acho que "de vez em quando" poderia ser...

    ResponderExcluir
  2. Confesso que votei em 1940 mas posso ter pensado em 1930 já que me vem em mente os monstros da Universal. Vacilo meu!

    Rodrigo Ramos

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, você não está nada errado: a década de 1940 é a época da saga do lobisomem Lawrence Talbot. O primeiro filme é de 1941. Porém, os demais exemplares dos "monstrros da Universal" nessa década são reconhecidamente filmes de menor importância, com aqueles filmes juntando diversos monstros. A saga da múmia Kharis não é de se desprezar, mas tampouco pode ser comparada aos filmes da década anterior.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meus preferidos são o Monstro da Lagoa, Wolfman, Frankenstein e Bride of Frankenstein. Os outros embora sejam repetecos da mesma fórmula (inclusive outro dia fui rever um destes juntando vários monstros da minha coleção e não sabia qual era o que já havia visto) são no mínimo mais divertidos que os crossoves de hoje em dia, eram filmes donos de uma classe e estilo bem gostosos de se assistir.

    Rodrigo Ramos

    ResponderExcluir
  5. Falando nisso Primati, o que achou do novo Wolfman?

    Rodrigo Ramos

    ResponderExcluir
  6. Cara, AINDA não vi!! Meu trabalho me prende em casa o dia todo, e minha preguiça também! Mas verei o filme assim que ele surgir num formato mais acessível do que as telas do cinema. Confesso também que tenho bronca de salas de cinema por causa do que tenho que aguentar nos cineminhas aqui da minha cidade, sempre cheios de pessoas inconvenientes!

    ResponderExcluir
  7. Nem me fale! Acho que nunca vi tanto lixo humano junto quanto na sessão de Wolfman que fui semana passada! Tava realmente insuportável e talvez por isso o filme me tenha caído tão mal. Ou não...

    Rodrigo Ramos

    ResponderExcluir
  8. Eu creio que a década de 30 foi bem mais importante para o horror do que a de 40, visto que o que foi feito nos anos 40 não passava de exploração do que tinha dado certo nos anos 30, fora os filmes do Val Lewton (Túmulo Vazio, de 45, é meu preferido dessa safra). Quanto aos anos 70, tudo bem, mas não fica muito na frente dos anos 60 e 80.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!