CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 15 de março de 2010

Enquete: Rainhas do Grito

   Devido a compromissos profissionais e outros imprevistos (sim, para mim trabalho é algo imprevisto!), não consegui colocar no ar a enquete para escolher a mais querida ‘rainha do grito’ do cinema de horror. Originalmente era para coincidir com o Dia Internacional da Mulher (8 de março, segunda-feira passada), mas como todo dia é dia de admirar e homenagear essa mulherada boa, não faz tanta diferença, convenhamos.
   A enquete desta vez é dividida em dois períodos e ficará duas semanas no ar, para que todo mundo consiga chegar à difícil definição de qual delas é a maior de todas. Nossas musas ficarão divididas entre clássicas e modernas, considerando o início do horror moderno a partir do lançamento de Psicose (1960), o autêntico ‘divisor de águas’ do gênero. Vale votar na mais bonita, mais gostosa, mais carismática, mais gritadeira... vale até mesmo escolher a que tem mais talento!
   A enquete já está no ar e todos podem votar em suas prediletas (por favor, votem nas duas listas!), mas quero avisar que nos próximos dias publicarei uma coleção de imagens maravilhosas de todas as candidatas, selecionadas pelo Jaime Palhinha, pinçadas de seu vasto acervo iconográfico. O Jaime também me ajudou a selecionar as candidatas (uma tarefa árdua tipo ser jurado de concurso de miss) e é um grande entusiasta desses belos espécimes femininos - aliás, quem não é??
   Vale uma observação: o termo scream queen (literalmente, ‘rainha do grito’) originalmente servia para definir as ‘donzelas em perigo’ dos filmes clássicos de horror, a mocinha que gritava muito e sofria nas garras do monstro até ser salva pelo heró. Porém, convencionou-se também chamar de scream queens as vilãs do cinema de horror, mulheres com mais vocação para provocar grito nas outras pessoas do que elas mesmo se esgoelarem.
   O mesmo vale para as mulheres poderosas e independentes da década de 1980 em diante, as quais homenagearei futuramente com uma coleção hors concours de rainhas do grito ‘pós-modernas’, somente como colírio para os olhos da galera. Nesse clima, a beldade que ilustra esta postagem se chama Melissa Bacelar, que mantém viva a tradição de incendiar nossa imaginação com o eterno confronto entre bela e fera.

ATUALIZAÇÃO: Percebi que seria um equívoco deixar as pós-modernas fora dessa enquete, então coloquei mais uma lista para vocês votarem! Divirtam-se! (E, por favor, NÃO polemizem, pois não dá pra fazer uma enquete com todas as mulheres maravilhosas do mundo!)

6 comentários:

  1. Em primeiro lugar, minha paixão pessoal e monumental, KIM NOVAK [Um Corpo que Cai] e em seguida... Janet Leight,[PSICOSE] Joan Crawford [O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE?], JAIME LEE CURTIS [HALLOWEEN e H20], Sigorney Weaver [ALIEN], Kathleen Turner, [CRIMES DE PAIXÃO]. Acho que isso resume minha lista.

    ResponderExcluir
  2. A minha predileta, que cai na categoria pós-moderna, é a Barbara Crampton! Essa aí é demais! Tem a Edwige fenech, musa do giallo, entre outras...

    ResponderExcluir
  3. Faltou a totozinha da Asia Argento na enquete hein!

    Rodrigo Ramos

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas a Asia não está com essa bola toda não... Vou coletar todos os nomes citados e farei uma enquete com as "esquecidas". As listas estão longe da perfeição, mas tentei colocar representantes de diferentes estilos.

    ResponderExcluir
  5. Já votei, embora desconheça a maioria das indicadas nos filmes pre-PSICOSE. :/

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o amigo aí de cima sobre a deliciosa Asia Argento, mas mesmo perseguida por zumbis a gata não grita muito. Também cresceu no meio dos sets de filmagens dos clássicos do pai. A Jaime Lee Curts marcou seu tempo com Halloween, e que bocão hein! Abraço pra todos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!