CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 22 de março de 2010

Triângulo do Diabo (1975)



   Não é exagero afirmar que, dentro da história do filme de horror, as produções para a TV ainda são um tesouro a ser resgatado. A década de 70 teve excepcionais telefilmes do gênero produzidos e exibidos pelas grandes redes norte-americanas, mas muita gente hoje desconhece essas obras, que estão na seleta parcela dos títulos genuinamente raros. Telefilmes, originalmente, foram concebidos para serem veiculados somente na televisão e, por isso, pouquíssimos chegaram ao mercado de vídeo, mesmo na época do VHS. Triângulo do Diabo (Satan’s Triangle, 1975), dirigido por Sutton Roley, é uma das obras-primas inesquecíveis dessa mídia, apresentando um script muito acima da média (o roteirista William Read Woodfield depois escreveu tramas policiais para a telessérie Columbo) e grandes desempenhos de Doug McClure e da top-billing Kim Novak, belíssima como nunca e encantadora mesmo depois da casa dos 40 anos.
   Triângulo do Diabo é o tipo de filme que quem viu jamais esquece. Faz parte da minha infância, da descoberta desse gênero fascinante e sempre esteve entre meus filmes de horror preferidos - e um dos que mais me assustou, sem sombra de dúvida. Foi reprisado inúmeras vezes nos meses finais da Rede Manchete (pouco antes de se transformar em RedeTV!). Não consegui gravar em nenhuma dessas ocasiões e só meti a mão numa cópia em VHS fazendo troca com um colecionador do Nordeste (para quem mandei Pink Flamingos em troca - só para citar mais uma loucura pela cinefilia). Com algum esforço, Triângulo do Diabo pode ser encontrado em formato digital pela rede, mas a cópia tampouco é grande coisa.

   Outros telefilmes de horror que marcaram minha infância foram Spectro (Spectre, 1977), escrito por Gene Roddenberry, e Veja o Que Aconteceu ao Bebê (Look What’s Happened to Rosemary’s Baby, 1976); este último um abacaxi inacreditável sobre o qual escreverei aqui no blog algum dia. Telespectadores mais velhos costumam lembrar de títulos como Exortação (Black Noon, 1971), A Fazenda Crowhaven (Crowhaven Farm, 1970) e Killdozer (1974), além dos dois sensacionais longas do repórter investigativo Carl Kolchak.
   As imagens dessa postagem são do acervo do Jaime Palhinha, que mais uma vez embeleza o blog com suas musas, apresentando aos nossos visitantes frequentes essa visão inspiradora da belíssima Kim Novak. Também serve para registrar uma época na qual os canais de TV até pagavam anúncios no jornal para anunciar seus filmes, e a crítica especializada os levava a sério.

37 comentários:

  1. Que bela coincidência! Eu estou tentando legendar este filme e eis que é postado aqui. É um dos melhores trabalhos feitos sobre o Triângulo das Bermudas e um dos maiores filmes televisivos de terror a que assisti. Me deu arrepios quando passou pela primeira vez, na tv Globo após o Fantástico nos anos 70. Eu até comentei sobre ele e Kim Novak aqui no blog. Só estou achando chato é que a versão em inglês está com 4 min. a menos que a brasileira, que está aqui com uma imagem horrível. Mas tentarei legendar assim mesmo. Obrigado pela surpresa que foi para mim, esta postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cayman 22 me desculpe a intromissão..é q sou fã dos filmes dessa época 70,80,90s tenho 40 anos. gostaria de saber se vc não poderia me ceder as legendas que vc fez para o filme "Triângulo do Diabo (1975)" aproveito para lhe informar que encontrei um link para baixá-lo com uma certa qualidade, eu não pirateio sou apena um fã de coisas boas assim como vc.
      meu email: fer_hal9000@bol.com.br
      aguardo contato seu...obrigado

      Excluir
    2. os dois melhores filmes de terror dos anos 70 foram este Satan'sTriangle e Burnt Offerings (Mansão Macabra) . De dar arrepios ! tenho os dois no meu acervo disponíveis para gravação em dvd. www.acervodocolecionador.com.br

      Excluir
  2. Cayman, não foi coincidência não. Coloquei esse filme aqui justamente porque ele estava sendo comentado por você e outras pessoas. O Jaime me mandou esse material exclusivo e então fiz essa postagem. ;)

    ResponderExcluir
  3. Só uma dúvida: A cópia que você tem está completa? Está em ingles ou portugues? Tem boa imagem?

    ResponderExcluir
  4. Cayman, tenho uma cópia em VHS (de segunda geração), dublada em português, e uma cópia em AVI com qualidade de imagem apenas razoável. Duvido que seja melhor do que a sua.

    ResponderExcluir
  5. Velhos tempos em que apenas um sorriso malévolo me tirava noites de sono... Não existe mais isso nos filmes atuais. O sorriso da Kim Novak neste filme e o do chofer funerário de "Burnt Offerings" conseguiram me traumatizar na época, hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais sinistro do que o sorriso sinistro da Kim é o do padre e a cara do McClure transformado no final.....
      o ator que faz o sinistro chofer funerário que atormenta Oliver Reed é o Anthony James. Dois filmaços arrepiantes....

      Excluir
  6. Nooossa!!! Vc lembrou do Spectro! É um filme meio coxa mas eu adorava... a chamada na época era assustadora também... do tipo "não assista esse filme sozinho" e por aí vai. Acho que a primeira vez que passou foi no extinto "Cine Mistério" da Bandeirantes, pois lembro bem do comentário na escola a semana inteira por causa da chamada do filme.Existe em versão digital?

    ResponderExcluir
  7. A última vez que vi SPECTRO foi no Cine Trash. Nunca procurei na internet, mas acho que dá pra encontrar sim.

    ResponderExcluir
  8. Outro filme que marcou minha infância, junto de "Poltergeist" e "Não Adormeça", que também foi feito para TV. Nunca assisti "Espectro" inteiro. Primati, por acaso "Bad Ronald" e "Don't be Afraid of the Dark" passaram na tv brasileira ? O último vai ganhar refilmagem logo, logo.

    Revi "O Triângulo do Diabo" depois de mais de 20 anos e ele continua tão aterrorizante como me lembrava.

    Comecei bem a semana no blog :
    http://buchinsky.wordpress.com/2010/03/22/for-your-consideration-curtis-harrington/

    ResponderExcluir
  9. Leandro, NÃO ADORMEÇA é bem bacana também. Acho que esses dois que você citou são inéditos, não tenho certeza. Esse do DON'T BE AFRAID é aquele baseado num jogo, de umas crianças contando histórias ao redor da lareira? Eu tenho um game em CD-ROM disso, muuuuuito antigo mesmo (acho que nunca joguei!).

    O SPECTRO marcou minha infância pela cena em que entran no Inferno (através das ruínas de Stonehenge!) e uns satanistas ficam entoando "Asmodeus... Asmodeus... Asmodeus..." numa espécie de culto de magia-negra. Depois de ver isso, passei algumas semanas falando "Asmodeus" para a minha prima, até encher o saco.

    ResponderExcluir
  10. O filme é esse aqui :

    http://www.imdb.com/title/tt0069992/

    É sobre um mulher que se muda para uma casa e descobre que estranhas criaturas moram lá.

    Falando sobre terror televisivo, que tal um posto sobre o Dan Curtis ?


    Ainda sobre o "Triângulo do Diabo" :

    http://buchinsky.wordpress.com/2009/06/19/esse-cara-nao-me-e-estranho/

    ResponderExcluir
  11. Ah, sim! Esse DON'T BE AFRAID OF THE DARK saiu em VHS no Brasil como CRIATURAS DA NOITE, pela Herbert Richers. Não tenho certeza se também foi exibido na TV com esse título.

    O John Newland era o apresentador e eventual diretor da série de TV ONE STEP BEYOND, que se não era grande coisa, pelo menos serviu para pavimentar o caminho para TWILIGHT ZONE e similares. Também dirigiu Joan Crawford numa história de suspense sobrenatural na série THE SIXTH SENSE, um dos últimos trabalhos da veterana atriz para a televisão.

    Já planejei escrever algo sobre o Dan Curtis para o blog, mas o mais difícil é organizar as idéias com o pouco tempo que sobra. :(

    ResponderExcluir
  12. Eu me lembro de ter visto esse VHS na prateleira da locadora !

    ResponderExcluir
  13. É, Leandro, muitas dessas coisas se perderam com o tempo. :(

    Ah, lembrei do filme que eu confundi com o que você citou: é ARE YOU AFRAID OF THE DARK? e acho que era uma série de TV infanto-juvenil, e não um telefilme. Engano meu. ;)

    ResponderExcluir
  14. "Don't be Afraid of the Dark" passou na TV brasileira, lembro que morri de medo hehehe!

    Só não lembro se o título era o mesmo desse VHS, mas se foi lançado pela Herbert Richers então deve ser.

    ResponderExcluir
  15. Taquepariu! Eu lembro deste filme! Fiquei com maior cagaço na época! Lembro que passou na "Primeira Exibição" na globo no começo dos anos 80! Tinha outro que eu gostava que é "A Casa da Noite Eterna", mas não sei vou ficar impressinado se assistir novamente como antes. Carlos pode preparar a sessão "Pipoca nas Bermudas"! Tinha aquele filme também "O Cão do Demônio" é isso? Esse eu também fiquei com medo! Abraço! Marcone

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre gostei demais de A CASA DE NOITE ETERNA, era um dos filmes que eu achava mais assustador entre todos que vi, mas recentemente revi com a Bia e, sinceramente, foi uma grande decepção. Pode ter sido um dia ruim, sei lá, mas parece que o filme perdeu muito de sua força.

    O CÃO DO DIABO é muito legal, dirigido pelo Curtis Harrington. Esse tem que ser visto no Corujão, aí é diversão garantida!

    ResponderExcluir
  17. Também adorava assistir O triangulo do Diabo!
    Tenho 31 anos, mas me lembro bem quando passou de madrugada na Globo e meu irmão me contou... Posteriormente assisti na Manchete. Aquele final era muito assustador!

    Também me lembro vagamente de um filme que passava na Record que mostrava um casal se mudando para uma casa onde as cruzes penduradas na parede viravam de cabeça para baixo.
    Acho que era uma antologia, porque na minha lembrança tinha outro trecho onde uma narração que também mostrava rituais de vodu, magia negra, etc... Alguém lembra disso?? Na época fiquei com tanto medo que nem consegui assistir até o fim.
    Acho que também era feito para TV.

    ResponderExcluir
  18. Perdi de comprar CRIATURAS DA NOITE por 2 reais porque era moleque e tinha achado a capa horrível hahaha

    ResponderExcluir
  19. O Osvaldo Neto, do blog VÁ E VEJA, que postou o comentário logo acima deste, citou o filme TRIÂNGULO DO DIABO no obituário que fez em homenagem a Robert Culp (1930-2010) aqui: http://vaeveja.blogspot.com/2010/03/adeus-robert-culp.html. Vale a dica, ainda mais porque acabei nem comentando o falecimento deste veterano ator.

    ResponderExcluir
  20. Olha o filme que voce resgatou, cara.....Lembro que vi esse filme, se bem me recordo, na Gazeta (emissora que na década de oitenta transmitiu várias pérolas cinematográficas, lembro de ter assistirdo Alice, querida Alice e A Noite dos Mortos-Vivos pela Gazeta). Alguém citou O Não adormeça, o final desse filme e do Triângulo do Diabo aterrorizou minha infância como nenhum outro!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ótima lembrança!! Ontem assiti Demonio é me lembrei justamente do Triângulo do Diabo em algumas cenas. Mais alguém percebu essa possível referência?
    E o Criaturas da noite, que tenho em VHS, e adoro, terá em breve um remale, por ser do del Toro, acrdeito que fique bom.
    A casa da Noite Eterna é um primor!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  22. O "Cão do Diabo" era mesmo muito bom. Pelo menos é a imagem que tenho dele hoje. Resistiria ao uma conferida??

    Mas tem outros dois telefilmes de que gostava muito. Um era "A Noite do Espantalho", de um escritor de sucesso nos anos 80 Frank De Fellita. Bom mesmo!!
    O outro, não era n alinha "terror" mas se destacava "Os Dois Mundos de Jennie Logan".

    Acho que ambos, apesar da imagem meia boca, se acha prá download.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  23. não tem como baixar este filme por aqui? não vejo nenhum link ativo! eu vi este filme na record , na década de 80. na minha opinião é um dos melhores filmes de terror que já assisti até hoje, pois apesar de não usar efeitos especias bota um pavor em quem o vê!
    não sei se alguém se lembra também do filme "A NOITE DOS COELHOS" este eu consegui fazer o download legendado ontem, não é tão pavoroso como o triangulo do capeta mas também me faz recordar daquela época em que eu era feliz e não sabia!
    abraço a todos que viveram este tempo bom.

    ResponderExcluir
  24. Alguem poderia me ajudar?
    procuro este filme faz anos e nunca o encontrei...
    Ele foi exibido nos meses finais da rede manchete, por volta da 13h da tarde, nao tenho certeza mas acho que o nome da emissora ja era Tv! ou rede Tv!, tenho certeza que o ano que vi o filme foi 1999, nao era final de semana quando passou, era um dia de segunda a sexta...
    Lembro pouquissimo dele, só consegui ver o começo.
    Era um tipo de ficçao cientifica, com um pouco de suspense...
    o que lembro é o seguinte: Já no começo do filme um grupo de pessoas estavam andando em um lugar deserto, e de repente atras de alguma coisa(creio que era atras de uma rocha) aparece um alienigena, que observava as pessoas, nessa hora a camera se foca no rosto do alienigena, entao quando um cara fica sozinho o alienigena ataca ele, acho que com acido, nao lembro mais...
    é só isso que eu consigo lembrar, se alguem souber o nome do filme, por favor, diga aqui nos comentarios, agradeço muito

    ResponderExcluir
  25. Gostaria que alguém me ajudasse a desvendar o nome de um filme antigo que passava na extinta Rede Manchete,sobre morcegos.Acho que a história se passava no Texas.Tinha um índio.Esse filme marcou minha infância junto com o Triângulo das Bermudas,que também lembro vagamente.Quem lembrar favor me mandar por e-mail o nome.

    fabriciodmartins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. manitu o espirito do mal

    ResponderExcluir
  27. boa noite, como faço para fazer o download do filme triângulo do diabo?

    ResponderExcluir
  28. Boa recordação, lembro de assistir a este filme de terror entre outros que passavam na sessão Calafrio da Tv Record, atualmente com uma programação sofrível, mas não apenas a tv aberta sofre deste mal, mas as pagas e falta e muito criatividade no gênero, embora exista muita produção de terror e suspense com trama e temática interessante, criativa, porém para público específico. Fiquei feliz em encontrar neste blog uma recordação assustadora, perturbadora, pois o filme Triângulo do Diabo é isso, pois tudo toma um rumo assustador, angustiante e perturbador.

    ResponderExcluir
  29. Olá, pessoal! Que bom saber que tem pessoas que gostam e tiveram as mesmas sensações que eu tive quando assistia a esses belíssimos filmes de terror. Lembro-me também de Mansão Macabra, A inocente face do terror e muitos outros. Triângulo do Diabo foi um excelente filme. Doces lembranças. Aldo

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de ajuda para descobrir o nome de um filme que passava na rede manchete sobre vampiros... onde eram 2 irmãos vampiros em um castelo isolado.. um mal e o outro bonzinho.
    Filme bem antigo.
    obg

    ResponderExcluir
  31. COM ESSE FILMES AI DO TRIÂNGULOS E O DIABO, (CRUZ CREDO!, DEUS NOS LIVRE DESSA ENCRENCA), AGORA SIM, FECHOU TODAS. É SHOW LOUCURA NO PEDAÇO, É PANCADÃO, É DO BONS MESMOS.

    ResponderExcluir
  32. SIM É CLARO, NÃO SE TEM A MENOR DUVIDA NESSA VIDA!, DE QUE KIM-NOVACK QUANDO JOVEM, ERA UMA VERDADEIRA MULHER PUTONA- TESÃO!.

    ResponderExcluir
  33. Poxas vida mermo nés, essa gringas maravilhosa da Kim Novak, quando jovem é claro, era uma verdadeira tentação de mulher putona vadia infernal do capeta capela hein!

    ResponderExcluir
  34. Poxas vida mermo nés, essa gringas maravilhosa da Kim Novak, quando jovem é claro, era uma verdadeira tentação infernal do capeta hein!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!