CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 1 de março de 2010

Enquete: George A. Romero

   Quando decidi incluir a opção ‘nenhuma’ na enquete que perguntava “Qual outra obra de horror de George A. Romero merece ser refilmada?”, eu já imaginava que essa seria a mais votada. Não foi diferente: 82% dos votantes pediram um basta nos remakes de clássicos do bom velhinho de Pittsburgh. Somente dois, entre os cinco filmes da enquete, receberam votos: Martin (1976) teve dois cliques, enquanto que Monkey Shines (1988) recebeu um. Os demais - Season of the Witch (1972), The Dark Half (1993) e Bruiser (2000) - foram deixados em paz.
   Sexta-feira passada, dia 26, estreou nos Estados Unidos a nova versão de The Crazies (confiram abaixo o trailer), refilmagem da obra homônima - no Brasil lançada como O Exército do Extermínio - feita por Romero em 1973. O veterano diretor, cujos três primeiros filmes de mortos-vivos foram refeitos por outros cineastas nas décadas de 1990 e 2000, terá outro de seus clássicos do horror ganhando roupagem moderna: a refilmagem de Creepshow está programada para chegar às telas em 2011. O projeto está em fase de pré-produção, o que significa que ainda dá tempo de jogar areia nas engrenagens.

9 comentários:

  1. Os leitores são bem conservadores, pelo visto. Hehe. Não sei se essas refilmagens seriam completamente dispensáveis, pois MADRUGADA DOS MORTOS, por exemplo, foi uma boa experiência.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... É natural o medo de que se mexa numa coisa e só piore. Fiquei curioso com os votos em MARTIN, um filme que eu gosto muito (e que merece uma platéia maior, ainda mais agora, com todo mundo dizendo adorar o 'vampirismo existencial' de DEIXA ELA ENTRAR). A minha dúvida é se acham que o filme merece ser refilmado porque é BOM e ficaria melhor ainda, ou se o filme não é tão bom e precisa ser melhorado num remake.

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que fui um dos dois que votou em Martin! Votei pelo simples motivo de que prefiro ver um remake dele (decente, claro) do que os Crepúsculos da vida. Se bem que estão refilmando o cult oitentista "Quando Chega a Escuridão" (Near Dark, 1987)da Kathryn Bigelow, e só pelo cartaz que vi na net já me deu desgosto! Parece uma cópia do "Lua Nova"! Bom é isso. Um abração!

    ResponderExcluir
  4. Blob, como diz a apresentação do blog, tenho aqui a presunção de discutir e "filosofar" sobre filmes de horror! Gosto de propor essas enquetes e depois discutir os resultados, e espero que mais pessoas pensem assim, pois acho que o legal de um blog é ele envolver os leitores em tempo real!

    Não sou contra refilmagens; gosto demais da versão de 1990 de A NOITE DOS MORTOS VIVOS e também de MADRUGADA DOS MORTOS, um filme poderoso, orgânico e que honra o original (e ainda faz uma citação maravilhosa do ZOMBIE do Fulci). Sou contra filmes RUINS - e nisso acho que a maioria deve concordar comigo.

    Nossa relação com refilmagens é estranha: pense num fã do Drácula do Lugosi vendo o filme ser refeito com o Christopher Lee! Todo moderno, colorido, sangrento... O filme sofreu resistência dos "conservadores" na época, pode ter certeza! Acho que, basicamente, não gostamos quando mexem com nossa memória afetiva, quando os cineastas têm a petulância de refazer filmes que são de nossa infância e adolescência; que, aos nossos olhos, são "perfeitos" - e muitos dos meus prediletos foram refeitos de maneira piorada (A PROFECIA, O HOMEM DE PALHA... a lista segue por aí).

    A discussão é interminável, e por isso é tão boa!

    ResponderExcluir
  5. O cinema de horror americano (ou cinema americano apenas) se mostrando cada vez mais medíocre e carente de idéias (não apenas boas, mas no geral aparentemente). Mas a culpa é da massa que consome e ainda pede mais.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, tento não ser tão pessimista com o atual cinema de horror dos EUA, mas confesso que penso bem parecido com você. Organizei um curso da história do cinema de horror em 2008 e 2009, e na hora de definir o atual cenário estadunidense, não consegui enxergar nada que fosse relevante, descontando a infindável onda de refilmagens. E parece que isso está longe de acabar. Juro que não entendo isso. Até mesmo o Rob Zombie, que poderia simbolizar o sangue novo no gênero, está embarcando para o terceiro remake seguido (desta vez, THE BLOB).

    ResponderExcluir
  7. Cada vez que revejo alguma cena de "Madrugada dos Mortos" passo a detestar ainda mais. O próloo é muito bom, a coisa vai bem até a metade, depois, meu pai do céu ...

    Não gosto de zumbis maratonistas, mas dentro do gênero sou mais o "Zumbilândia".

    Primati, já tinha visto isso aqui ?

    http://desdemona.scoom.com/2010/02/27/el-primer-dracula/

    ResponderExcluir
  8. Sobre o MADRUGADA, gosto mais dos personagens humanos do que dos zumbis.

    Leandro, eu conheço esse filme húngaro; ou melhor, sei que ele existiu! O David J. Skal comenta sobre ele na trilha do DRÁCULA do Lugosi, inclusive com detalhes do enredo. Mas isso ficou no passado, pois o filme está perdido. Nunca tinha visto o cartaz colorido nem a foto da atriz. A outra imagem eu tenho num livro, mas só aparece a cara do vampiro. Muito legal isso, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Legal!!! George o melhor sempre... ou quase! seus filmes são retratados como clássicos.. (mesmo dizem que alguns são ruins)Os remakes são bons, principalmente A noite dos mortos vivos de 1990. Minha opnião melhor do que 1968. Bom aí cabe cada um gostar ou não e ter o seu preferido \m/ é isso!

    -Jonas

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!