CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

domingo, 7 de março de 2010

Oscar 2010: Roger Corman

   Mesmo quem não torce loucamente por Avatar e não se comove com os filmes sensíveis e relevantes que têm dominado a premiação do Oscar nos últimos anos tem um motivo mais do que justo para acompanhar a cerimônia de hoje à noite: a homenagem ao imortal da sétima arte Roger Corman. A premiação, na verdade, aconteceu em 14 de novembro do ano passado durante um jantar de gala promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, mas a cerimônia não foi televisionada, então basta a gente fingir que é ao vivo e ficar à vontade para se emocionar com o merecido tributo prestado ao octogenário cineasta. 
   Para os cinéfilos de ocasião e desinformados em geral, Corman talvez seja aquele cara oportunista que fez um punhado de trash movies muito toscos (e bobagens desse nível). Para os demais, ele não é menos do que um dos maiores heróis do cinema mundial, cuja importância é imesurável: dirigiu 50 longas dos mais variados gêneros e produziu perto de 300, sendo ainda responsável por colocar nos cinemas americanos obras de cineastas como Bergman e Fellini. Corman também deu a primeira oportunidade no cinema a jovens talentos, lançando gente como Jack Nicholson, Francis Ford Coppola, Peter Fonda, Peter Bogdanovich, Martin Scorsese, Jonathan Demme, Joe Dante, James Cameron e muitos outros.
   Lembro claramente que, quando O Silêncio dos Inocentes, de Demme, e O Exterminador do Futuro 2, de Cameron, conquistaram um monte de estatuetas no Oscar de 1992, fiquei imaginando que Roger Corman era o sujeito menos provável de estar presente àquela festa, mas que aqueles dois cineastas que se consagravam naquele momento eram pupilos seus, e isso queria dizer algo. Hoje à noite, a Academia fechará esse ciclo e finalmente reconhecerá a importância de um dos gigantes do cinema, o homem que apontou o caminho das pedras para várias gerações de jovens realizadores e fez do cinema uma arte viável.

Filmografia oficial completa como diretor


1955. Five Guns West (Cinco Revólveres Mercenários)
1955. Apache Woman (Pistoleiro Solitário)
1955. Swamp Women (Mulheres do Pântano)
1955. Day the World Ended (O Fim do Mundo)
1956. The Oklahoma Woman (A Onça de Oklahoma)
1956. Gunslinger (A Lei dos Brutos)
1956. It Conquered the World (Ameaça Espacial)
1957. Attack of the Crab Monsters (A Ilha do Pavor)
1957. Not of This Earth (Emissário de Outro Mundo)
1957. The Undead (A Morta Viva)
1957. Rock All Night
1957. Naked Paradise (Paraíso em Fúria)
1957. Teenage Doll (Mulher sem Rumo)
1957. Carnival Rock
1957. Sorority Girl
1957. The Saga of the Viking Women and Their Voyage to the Waters of the Great Sea Serpent (O Monstro Marinho)
1958. She Gods of Shark Reef (A Deusa dos Arrecifes)
1958. War of the Satellites (Guerra dos Satélites)
1958. Machine Gun Kelly (Dominados pelo Ódio)
1958. I, Mobster (Destino de um Gângster)
1958. Teenage Cave Man (Os Trogloditas)
1959. A Bucket of Blood (Comédia de Terror)
1959. The Wasp Woman (A Mulher Vespa)
1960. The Little Shop of Horrors (A Loja dos Horrores)
1960. Last Woman on Earth (A Última Mulher da Terra)
1960. House of Usher (O Solar Maldito)
1960. Ski Troop Attack
1961. Atlas (Atlas)
1961. Creature from the Haunted Sea (A Criatura do Mar Encantado)
1961. Pit and the Pendulum (A Mansão do Terror)
1962. The Intruder
1962. The Premature Burial (Obsessão Macabra)
1962. Tales of Terror (Muralhas do Pavor)
1962. Tower of London (A Torre de Londres)
1963. The Young Racers (Desafiando a Morte)
1963. The Raven (O Corvo)
1963. The Terror (O Terror)
1963. X: The Man with the X-Ray Eyes (O Homem dos Olhos de Raio X)
1963. The Haunted Palace (O Castelo Assombrado)
1964. The Secret Invasion (A Invasão Secreta)
1964. The Masque of the Red Death (A Orgia da Morte)
1964. The Tomb of Ligeia (O Túmulo Sinistro)
1966. The Wild Angels (Anjos Selvagens)
1967. The St. Valentine’s Day Massacre (Massacre de Chicago)
1967. The Trip (Viagem ao Mundo da Alucinação)
1969. Target: Harry (Harry, Vivo ou Morto)
1970. Bloody Mama (Os 5 de Chicago)
1970. Gas-s-s-s... or, It May Become Necessary to Destroy the World in Order to Save It
1971. Von Richthofen and Brown (Águias em Duelo)
1990. Frankenstein Unbound (Frankenstein, o Monstro das Trevas)

Clique em qualquer um dos links abaixo para fazer o download de todos os cartazes!

22 comentários:

  1. Sem querer entrar naquela velha discussão sobre a validade ou não do Oscar e seus prêmios tendenciosos. Acho uma pena este reconhecimento tardio a grandes gênios do cinema. Pelo menos Roger Corman está recebendo o dele ainda em vida. Ele bem que podia voltar a fazer cinema. O cara nos deu os melhores filmes com Vincent Price! E é impressão minha ou os cartazes de antigamente eram muito mais legais?

    ResponderExcluir
  2. Baixei os cartazes mas não rolou descompactar! Aconteceu com mais alguém ou só comigo?

    Rodrigo Ramos

    ResponderExcluir
  3. Lembrou de inserir a senha?
    cine-monstro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eu adoro o ciclo de filmes baseados na obra do Poe, com o Vincent Price, e a minha discotecagem na Pós não me deixa mentir...
    http://soundcloud.com/nagash/la-paura-in-discoteca-live-dj-set

    bem lembrado, vou dar uma garimpada por esses filmes para minha nova e cada vez maior cineteca virtual.... já que as minhas cópias em VHS já foram para o lixo há anos :(

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, os cartazes da AIP são imbatíveis por um motivo muito peculiar: eles eram criados antes de o filme existir. A primeira etapa na produção do estúdio era criar um cartaz chamativo e inventar um nome bem comercial (por exemplo, A BESTA DE UM MILHÃO DE OLHOS). Depois de ser aprovado, o cartaz era liberado para ser oferecido aos distribuidores, eram agendadas as sessões e tudo mais, e só então começavam a escrever o roteiro! Por isso, não é surpresa nenhuma que os cartazes sejam justamente o que esses filmes têm de melhor!

    ResponderExcluir
  6. Nagash, boa caçada aos filmes do Corman, são todos relativamente fáceis de encontrar. Só fico tentando imaginar você assistindo ATTACK OF THE CRAB MONSTERS ou CREATURE FROM THE HAUNTED SEA!! Hehehe...

    Caso não tenha visto ainda, recomendo A BUCKET OF BLOOD, um dos mais geniais (e paradoxalmente menos comentados) filmes do Corman, no mesmo estilo de THE LITTLE SHOP OF HORRORS.

    ResponderExcluir
  7. E é justamente no ano em que o James Cameron causa o maior frisson no Oscar (o segundo ano, na verdade), que o Corman vai ser homenageado. Será que o pupilo reconhece as origens?

    ResponderExcluir
  8. O Peter Jackson, quando foi buscar a estatueta por O SENHOR DOS ANÉIS, relembrou seu início em filmes como TRASH: NÁUSEA TOTAL. Seria no mínimo divertido e elegante o James Cameron lembrar seus tempos de aprendiz sob a tutela do Corman, dirigindo o inacreditável PIRANHA II: ASSASSINAS VOADORAS (aquele que foi chamado, na extinta CINE MONSTRO, de "o melhor filme de James Cameron ambientado no mar").

    ResponderExcluir
  9. James Cameron ganhando Oscar por aquele pastiche de clichês... Este mundo tá perdido... Mas enfim, Primati! O arquivo do 4shared tá zuado, baixei do Megaupload e fumegou 100%! Abraço!

    Rodrigo Ramos

    ResponderExcluir
  10. "Corman, o Corman..." parafraseando a frase de Marlon Brando em Apocalypse Now: "Horror, o horror..." O horror com requinte e saudosismo de Corman, apesar de ele ter flertado com outros gêneros como o western, é tudo que eu gosto de cultuar. É tudo que faz falta no cinema de hoje, assim como o vermelho-sangue das produções da Hammer...

    ResponderExcluir
  11. valeu pela dica Primati, já estou baixando o Bucket of Blood! da ciclo Price/Poe eu também achei quase todos, ficou faltando apenas o Tomb of Ligeia :\

    ResponderExcluir
  12. Nagash, então pega aí! ;)

    http://rapidshare.com/files/167152341/TbLg.FORUM.FARRA.by.Don.Corleone.part1.rar
    http://rapidshare.com/files/167160579/TbLg.FORUM.FARRA.by.Don.Corleone.part2.rar
    http://rapidshare.com/files/167167956/TbLg.FORUM.FARRA.by.Don.Corleone.part3.rar

    ResponderExcluir
  13. CARLOS,OS FILMES DE ROGER CORMAN QUE SE SEGUE, SÃO INÉDITOS NOS CINEMAS MAS FORAM EXIBIDOS NA TV- A CONFERIR-
    1) DAY THE WORLD ENDED (O FIM DO MUNDO)-10 DE MAIO DE 1968 NA TV GLOBO
    2) VIKING WOMAN AND THE SEA SERPENT (O MONSTRO MARINHO)-6 DE JUNHO DE 1968 TV GLOBO
    3) IT CONQUERED THE WORLD (AMEAÇA ESPACIAL)
    10 DE AGOSTO DE 1974 TV BANDEIRANTES, NA SESSÃO CINE MISTÉRIO.
    ABRAÇO DO AMIGO JAIME PALHINHA
    QUANDO VOCÊ IRÁ FAZER A ENQUETE DAS 'SCREAM QUEENS'? E A CRÍTICA DO 'ESPETÁCULO DE SANGUE'?

    ResponderExcluir
  14. Carlos, tudo bem?

    Onde você achou boa parte desses títulos em português?
    Procurei em diversos locais o nome em português de It Conquered the World e agora descubro que é Ameaça Espacial. Quem sabe encontro mais coisas que preciso.

    Abs.

    ResponderExcluir
  15. Gabriel, pesquisa de títulos em português é um trabalho interminável. Eu recorro a todas as fontes que tenho em mãos: revistas e jornais velhos, meu acervo de fitas VHS, anotações que fiz assistindo filmes na televisão ou fuçando nas prateleiras de locadoras... Não tem segredo, tem que ralar!

    Também conto com a preciosa ajuda do Jaime Palhinha, o mais dedicado historiador de cinema de gênero que existe no Brasil. Ele basicamente segue o mesmo processo; a diferença é que o acervo dele de recortes de jornal e coisas do gênero é monumental!

    Uma alternativa é ir à Cinemateca ou à Biblioteca Municipal e pesquisar arquivos velhos de jornal (foi o que fiz para pesquisar muitos desses títulos).

    Mesmo assim, a filmografia brasileira do Corman não está completa: sei que GASSSS foi exibido na TV Bandeirantes no final dos anos 80 ou começo dos 90 (eu vi o filme na época, por isso tenho certeza disso), mas não consigo lembrar o nome.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. cade a vampirella? tem dedinho do roger no filme dela de 1996 :-)
    abração e parabéns mesmo pelo blog!

    Adriano Siqueira

    ResponderExcluir
  17. Adriano, como deixei claro no texto, essa é a filmografia do Corman como DIRETOR. Tem dedinho dele em cerca de 200 filmes; para não exagerar nas listas (que ninguém leria), fiquei com o que considero mais relevante. ;)

    Grande abraço e valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  18. Obrigado carlos.
    é mesmo né.. se fosse colocar todos os filmes... afê... :-)
    Magina brigado você por nos fornecer este rico material que considero um blog de primeira.
    abração
    Adriano Siqueira

    ResponderExcluir
  19. Poxa, que emocionante. Como há alguns anos já não me ligo em Oscar, não sabia deste acontecimento. Vou já neste minuto procurar no youtube esse momento. Valeu mais uma vez! :)

    ResponderExcluir
  20. Ah, Juliana, nem se empolgue, porque o clipezinho que mostraram do Corman durante a cerimônia foi uma coisa ridícula e indigna. :(

    ResponderExcluir
  21. minha opinião é controversa, Vincent price, Roger Corman e outros eram membros de um grupo de elite do ocultismo inglês traduzindo e resumindo adeptos de cultos do submundo, filmes com muita informação sobre o mundo inferior., riqueza de detalhes.
    Carlos de Aguas de Lindoia sp.

    ResponderExcluir
  22. Are you making money from your premium shared links?
    Did you know that Share Cash will pay you an average of $0.50 per link unlock?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!