CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quinta-feira, 4 de março de 2010

Alice Cooper: Along Came a Spider (2008)


   Não é de hoje que Alice Cooper rima com horror. Aliás, a relação do veterano roqueiro de Detroit com temas macabros deu origem ao chamado ‘shock rock’, ou ‘rock horror’, na década de 1970. O conceito havia sido rascunhado pelas extravagantes performances de Screamin’ Jay Hawkins pelo menos quinze anos antes, mas foi Alice Cooper, com seus exageros cênicos dignos de espetáculos da Broadway, incluindo decapitações e enforcamentos em pleno palco, quem deu vida à idéia. Desde Kiss, Misfits, Mötley Crüe e Gwar, até King Diamond, Rob Zombie, Marilyn Manson e Lordi, todo mundo que destila a receita rock+horror deve um bocado a Alice Cooper.
   Along Came a Spider é o álbum mais recente da titia do rock pesado (sei que não chega a ser novidade - foi lançado há cerca de um ano e meio - mas só faz dois meses que tenho esse blog e não queria deixar passar a oportunidade de escrever um pouco sobre o disco!). Marca o retorno do roqueiro ao estilo hard rock clássico, depois de ele se aventurar pelo hard farofa, heavy tradicional e metal industrial. O álbum segue a tradição ‘conceitual’ do clássico Welcome to My Nightmare (1975), narrando uma história linear ao longo de todas as faixas.
   Trata-se da história de um serial killer conhecido como ‘Spider’, que captura, tortura, mata e arranca uma perna de cada vítima. Seu objetivo é juntar oito pernas e construir sua própria aranha. Não chega a ser algo inovador ou especialmente original, mas mostra a visão - um tanto ingênua - que Alice tem do horror, inclusive sua obsessão por bichos asquerosos.


   A relação de Alice Cooper com filmes de horror rendeu participações nas cinesséries Sexta-Feira 13, interpretando a canção-tema “He’s Back (The Man Behind The Mask)” no sexto exemplar (lembro até hoje quando vi, embasbacado, o vídeo dessa música no Fantástico!) e A Hora do Pesadelo, nada menos do que como o pai de Freddy Krueger, também no sexto filme da saga. Também fez papéis menores em outros filmes, como em O Príncipe das Sombras (1987), de John Carpenter, e protagonizou o espanhol Leviatán (1984), dirigido por Claudio Fragasso, lançado em VHS no Brasil como Monster Dog: Uma Noite de Horror, no qual interpreta um roqueiro que vira lobisomem.
   Para promover o lançamento de Along Came a Spider, o roqueiro lançou no YouTube este vídeo de dez minutos, reunindo três canções do álbum: “Vengeance Is Mine” (com participação de Slash na guitarra), “(In Touch With) Your Feminine Side” e a balada mórbida “Killed By Love”. Co-dirigido por Piggy D. e Gabrielle Geiselman, o vídeo é todo ambientado no manicômio onde Spider foi trancafiado. Tem alguns momentos interessantes, mas poderia ter sido melhor concebido e realizado. (Não pode ser comparado, por exemplo, ao charmoso especial para a TV inspirado no álbum Welcome to My Nightmare, feito em 1975, com a preciosa participação de Vincent Price.)
   Em compensação, os trailers promocionais do álbum Along Came a Spider são bem interessantes, então decidi também reproduzi-los aqui. Destaque para o terceiro trailer, que recria o inesquecível monólogo final de Psicose (1960) na íntegra, celebrando em grande estilo o casamento de rock pesado e filme de horror.

13 comentários:

  1. Muito legal o Alice Cooper estar aqui no Blog. Gostei muito dos vídeos também. O Alice Cooper só participou destes filmes citados? Achei que o cara tivesse aparecido em mais alguns filmes. Naquele do John Carpenter ele está impagável como "rei dos mendigos"... Alice Cooper tem TUDO com o cinema de Horror! Valeu! Marco!

    ResponderExcluir
  2. O Alice Cooper também fez uma pontinha num filme chamado DELÍRIO DIABÓLICO (The Attic Expeditions), de 2001, mas as aventuras do roqueiro no cinema de horror são basicamente as que citei no texto. Ele fez vários outros filmes, mas de outros gêneros.

    ResponderExcluir
  3. Adorei os clipes. Bem divertidos! A referência ao PSICOSE é ótima! Exemplos de diálogos entre a música e o cinema são sempre bem-vindos, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Tentei justificar plenamente a presença do Alice Cooper num blog de filmes de horror porque sei que nem todo mundo gosta de rock, e mesmo os que gostam podem não ser fãs do Alice Cooper. Mas acho que ele conseguiu ser bem-sucedido nesse casamento de videoclipe de rock e filme de horror.

    Eu adorei o trailer do PSICOSE; acho que só por isso já valeria a postagem!

    ResponderExcluir
  5. Faltou só postar pra gente (os folgados que não querem procurar no Youtube, hehehe) o tal vídeo com o mestre supremo Vincent Price! :)

    ResponderExcluir
  6. Aliás, seria um bom tema pra um post futuro: Vincent Price. Tô ligado que você é tão fã do tiozinho quanto eu, ou mais!

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro o Vincent Price! Uma das minhas memórias mais antigas em relação a filmes de horror foi assistir AS SETE MÁSCARAS DA MORTE na televisão! Foi naquele momento que me apaixonei por filmes de horror.

    Na verdade eu queria justamente postar THE NIGHTMARE completo aqui, mas algumas músicas foram deletadas do YouTube e o especial ficou incompleto. Para piorar, desativaram a incorporação dos vídeos. :(

    Mas vai aí a faixa bônus "The Black Widow", com Alice Cooper e Vincent Price: http://www.youtube.com/watch?v=4kJWoaxlykg.

    ResponderExcluir
  8. É bom ver que a tia Alice está em forma! Também adoro o Vincent Price, a minha lembrança dele de infância foi A Câmara de Horrores do Dr. Phibes, que assisti quando moleque na tv, assim como os inúmeros filmes da Hammer que reprisavam no sbt sexta à noite, depois do Esquadrão Classe A... tempos bons que não voltam mais...

    ResponderExcluir
  9. A minha memória mais antiga com o titio Price é a Mansão da Meia Noite. Filmão reunindo os grandes homens do terror. Naquelas madrugadas divertidas da TV que não existem mais. Agora é só leilão de anéis e cultos religiosos...

    E muito divertido o vídeo do Cooper com o Price! :)

    ResponderExcluir
  10. >Marca o retorno do roqueiro ao estilo hard rock clássico

    Lágrimas quase rolaram pelo meu rosto depois de ler isso. Como não acompanho mais o cenário musical da forma que fazia antes, também não sabia desse disco da Tia Alice. Posso esperar um retorno retumbante como foi aquela da outra tia, o Elton John, há uns anos atrás ?

    >e protagonizou o espanhol Leviatán (1984), dirigido por Claudio Fragasso, lançado em VHS no Brasil como Monster Dog: Uma Noite de Horror, no qual interpreta um roqueiro que vira lobisomem.

    Deus me perdoe, mas eu gosto desse filme ...

    ResponderExcluir
  11. Leandro, se tiver interesse mesmo, os dois álbuns anteriores são melhores: "The Eyes of Alice Cooper" (2003) e "Dirty Diamonds" (2005), ambos no consagrado estilo hard rock da titia. Confira o vídeo: o melhor do álbum novo são mesmo essas três músicas.

    Sobre o MONSTER DOG, também me divirto com o filme, mas ele tem um clima estranho, meio deprê, sei lá.

    ResponderExcluir
  12. Vou correr atrás desses álbuns do Sr. Furnier.

    E o que eu sinto falta no terror hoje, é esse clima estranho e deprê dos anos 70 e 80. Faz até com que um filme mediano, tipo "House of the Devil" acabe se tornando melhor no fim.

    ResponderExcluir
  13. Ah, com certeza a estranheza pessimista dos anos 70 é o que há de melhor no cinema de horror (vide TEXAS CHAIN SAW MASSACRE e não precisa dizer mais nada!). Mas o MONSTER DOG me pareceu meio deprimente mesmo, mas nem é uma crítica! Providenciei uma cópia do antigo e surrado VHS para que a coisa não se perca, mas não vi ainda. O curioso é que as músicas do filme são exclusivas; elas foram compostas e oferecidas prontas para o Alice Cooper, mas são bem legais. Em disco, só estão disponíveis na caixa "The Life and Crimes of Alice Cooper", que eu tenho e rrrrrrecomendo!

    Não conheço esse HOUSE OF THE DEVIL; claro que fiquei com vontade de ver!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!