CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Alfred Hitchcock: 30º aniversário de morte
Homenagem a Alfred Hitchcock (13 de agosto de 1899 - 29 de abril de 1980).
Não, Hitchcock não está cavando seu próprio túmulo: ele foi cremado.
TODOS OS JORNAIS DE HOJE DEVERIAM TER DADO NO MÍNIMO PÁGINA INTEIRA A PASSAGEM DOS 30 ANOS DA MORTE DE UM DOS MAIORES GÊNIOS DA HISTÓRIA DO CINEMA- O SEMPRE IMITADO E JAMAIS SUPERADO MESTRE DO SUSPENSE ALFRED HITCHCOCK. MAS SÓ O CANAL TCM O ESTÁ HOMENAGEANDO. COISAS DE BRASIL, UM PAÍS QUE NUNCA TEVE MEMÓRIA, NEM PARA OS SEUS, QUE DIRÁ PARA OS DE FORA. TODOS OS SEUS FILMES SÃO ATEMPORAIS, E DAQUI A 50 ANOS ESTARÃO CAUSANDO A MESMA EMOÇÃO QUE CAUSARAM NO PASSADO E CAUSAM HOJE. AONDE O SENHOR ESTIVER MR. HITCHCOCK, MUITO OBRIGADO PELAS INCONTÁVEIS HORAS, NÃO DE DIVERSÃO, MAS DE EMOÇÃO E CULTURA QUE SEUS MARAVILHOSOS FILMES PROPORCIONARAM A MIM E A MILHÕES DE ADMIRADORES QUE O SENHOR TEM ESPALHADOS PELO MUNDO INTEIRO. 'GOD BLESS YOU, FOREVER'. JAIME PALHINHA
Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no Cinema Brasileiro, firmando parceria com a Heco Produções em mostras dedicadas à produção nacional no gênero. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu, juntamente de Paulo Duarte, a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano. Publicou textos nas edições especiais O Livro do Horror (Herói), O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica (Superinteressante) e A História do Rock (Bizz). Criou e editou a revista Cine Monstro, ministrou os cursos A História do Cinema de Horror e O Cinema de Alfred Hitchcock e trabalha na organização de uma monumental enciclopédia sobre filmes de horror. Colaborador de publicações como O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, Bizz, Set, General, Herói, Conecta, Dark Side, DVD Total, Showtime, Mundo Estranho, Flashback, Monet etc. Editou o livro Voivode: Estudos Sobre os Vampiros e escreveu o volume sobre Séries de TV da Coleção 100 Respostas (Mundo Estranho).
Das primeiras experiências ao fenômeno Zé do Caixão: Um estudo sobre o modo de produção e a recepção dos filmes de José Mojica Marins entre 1953 e 1967 (2008) Daniela Pinto Senador
Filmes de suspense/terror: Uma análise do gênero com ênfase no cinema nacional (2008) Udiele Ramos Ferreira
Medo de quê? Uma história do horror nos filmes brasileiros (2008) Laura Loguercio Cánepa
Quero ser José Mojica: O circuito de produção trash independente (2009) Mayka Castellano
TODOS OS JORNAIS DE HOJE DEVERIAM TER DADO NO MÍNIMO PÁGINA INTEIRA A PASSAGEM DOS 30 ANOS DA MORTE DE UM DOS MAIORES GÊNIOS DA HISTÓRIA DO CINEMA- O SEMPRE IMITADO E JAMAIS SUPERADO MESTRE DO SUSPENSE ALFRED HITCHCOCK. MAS SÓ O CANAL TCM O ESTÁ HOMENAGEANDO. COISAS DE BRASIL, UM PAÍS QUE NUNCA TEVE MEMÓRIA, NEM PARA OS SEUS, QUE DIRÁ PARA OS DE FORA.
ResponderExcluirTODOS OS SEUS FILMES SÃO ATEMPORAIS, E DAQUI A 50 ANOS ESTARÃO CAUSANDO A MESMA EMOÇÃO QUE CAUSARAM NO PASSADO E CAUSAM HOJE.
AONDE O SENHOR ESTIVER MR. HITCHCOCK, MUITO OBRIGADO PELAS INCONTÁVEIS HORAS, NÃO DE DIVERSÃO, MAS DE EMOÇÃO E CULTURA QUE SEUS MARAVILHOSOS FILMES PROPORCIONARAM A MIM E A MILHÕES DE ADMIRADORES QUE O SENHOR TEM ESPALHADOS PELO MUNDO INTEIRO.
'GOD BLESS YOU, FOREVER'.
JAIME PALHINHA
Descanse em paz o maior (e melhor) diretor de todos os tempos.
ResponderExcluirÓtima observação! Do jeito que Hitch era mórbido, não duvido que pensassem que era o próprio túmulo que ele estava cavando.
ResponderExcluirBela homenagem!