Tem início hoje a 28ª edição do Festival Internacional de Filme Fantástico de Bruxelas, na Bélgica, evento que já se tornou tradicional no circuito e faz parte da federação européia de festivais. A competição internacional deste ano mescla filmes já conhecidos pelo público brasileiro, como Orphan e Thirst, com outros mais obscuros, como 5150 Rue des Ormes, Christopher Roth, Cold Souls, Hidden, Ink, Ondine, Possessed, Summer Wars e Symbol. A competição européia confronta os filmes 1, Beacon 77, Cargo, Detour, The Door, Glenn 3948, Ondine, Outcast e Solomon Kane. O festival tem mais duas categorias, intituladas 7th Orbit e Thriller Award, apresentando títulos como Deliver Us from Evil, Rampage, Life & Death of a Porno Gang e Valhalla Rising.
O festival contará com diversos eventos paralelos e terá convidados ilustres como Tobe Hooper, Ole Bornedal, Dee Wallace, Takashi Shimizu e o arroz-de-festa Uwe Boll. Também acontecerão cerimônias especiais elegendo Luc Besson, Lance Henriksen e Harry Kümel como os novos Cavaleiros da Ordem do Corvo (o pássaro preto é o símbolo do festival), a maneira encontrada pelos organizadores para homenagear os grandes nomes que tanto fizeram pelo cinema fantástico. O BIFFF vai até o dia 20 de abril, então ainda dá tempo para você reservar sua passagem para a Bélgica.
Que legal que o Harry Kümel vai ser homenageado!
ResponderExcluirO mais curioso é que no site oficial do festival o Kümel é apresentado como uma autoridade em Ocultismo - o que é bem compreensível se levarmos em consideração seu sinistro MALPERTUIS.
ResponderExcluirDesculpe minha ignorância mas quem é Harry Kümel? Os outros homenageados eu conheço.
ResponderExcluirAinda vamos ter o nosso festival deste porte!
Rodrigo, o Kümel é um diretor belga que ficou conhecido com o filme MALPERTUIS: ESTRANHAS FANTASIAS (1972), que chegou a virar cult movie entre os cinéfilos paulistanos na época. Ele também dirigiu ESCRAVAS DO DESEJO (Les Lèvres Rouges, 1971), um filme de vampiro inspirado na Condessa Báthory. É uma figura interessante do cinema fantástico, apesar de não muito prolífico.
ResponderExcluirHm... Vou dar uma procurada por aí. Fiquei curioso sobre esse Malpertuis, principalmente pelo subtítulo. :)
ResponderExcluir