CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Don Drácula (1982)


Don Drácula
Don Dracula. Japão, 1982. Criado por Osamu Tezuka
   Nem mesmo a falência da companhia que produziu este anime, depois de apenas oito episódios concluídos, impediu que esta paródia de Drácula se tornasse um cult. Cansado de ser caçado por seu nêmesis, Van Helsing, o vampiro parte para o Japão acompanhado da filha Sangria e do fiel ajudante Igor. Chegando lá, morde Blonda, uma gorducha que passa a persegui-lo. Já a adolescente Sangria tenta se adaptar ao novo lar, levando uma vida relativamente normal (pelo menos para alguém que costuma dormir num caixão!).

12 comentários:

  1. Don Dracula é um dos desenhos mais legais que já assisti produzido pelos nipônicos.

    Também foi um dos poucos que abordava o vampiro da forma como ele é: um ser malvado chupador de sangue! E nada bobo - Gostava do sangue suculento de "bonitas garotas"! Tem até um epsódio que ele é pego numa armadilha quando morde uma boneca inflável (!) de alho! O detalhe é que a boneca estava pelada!


    Quase comprei bonequinho do Don Drácula, mas era muito fuleiro!
    Sem dúvida um desenho bem adulto, ao menos para os padrões brasucas da época.

    Um outro anime que abordou os vampiros até de forma mais cruel, ao menos em um episódio, foi o desenho do Pinóquio. Esse desenho era bem sombrio, ao contrário do da Disney. Tinha até uma "Bruxa Vampira" que se alimentava de sangue de cavalo. Abaixo os Poquemon! Quem encontrar ou se lembrar, comente! Don Marcone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro perfeitamente bem desse episódio: trata-se de uma história dividida em duas partes e a vampira tinha 521 anos de idade e mordia o Pinóquio!

      Excluir
  2. nossa, eu adorava esse desenho!
    lembro que em meados dos anos 80, uma das primeiras fitas que alugamos em VHS foi uma com alguns episódios do Don Dracula. eu era bem pequeno na época, assisti-os em looping até chegar a hora de devolver hehehe

    que nostalgia!
    muito obrigado pelos links : )

    ResponderExcluir
  3. Ese desenho conseguia misturar comédia e terror como poucos. E até drama, porque não havia quem não chorava com o episósio onde os filhotes de tigre e panda morriam.

    O desenho do Pinóquio, apesar de toda choradeira, também era ótimo. Além d episódio das vampiros, haviam vários outros que se utilizavam de elementos de terror.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha ouvido falar nesse desenho até você me mostrar naquele dia. Parece ótimo! E que desenho é esse do Pinóquio que o Leandro comentou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, trata-se da versão nipônica para o clássico de Carlo Collodi feita para a TV em 1972 com 51 episódios. Diferentemente da versão da Disney, este "As Aventuras de Pinóquio" era violento, triste e sombrio e o personagem tinha sérias falhas de caráter - bem pior que em sua concepção original, diga-se de passagem - era arrogante, desonesto, presunçoso, tinha baixa autoestima e só aprendia com a desgraça e o sofrimento, fossem suas próprias ou de terceiros. No último episódio era inevitável não ir às lágrimas! Mas não posso te contar o que acontece, além de ele virar um menino de verdade, o que é público e notório, senão estraga o suspense da história. De qualquer modo tente assistir ao último capítulo na NET, caso consiga encontra-lo.

      Excluir
  5. Rapaz! Que presentão de Páscoa! Os episodios do Don Drácula! Show de Bola Carlos! Show! Valeu mesmo! Gostava muito deste, mas gostava mesmo era de Guzula e Super Dínamo! O Pinóquio eu achava meio "meloso" demais...Para quem tinha Fantomas e A Princesa e o Cavalheiro como opções, (além de Savamú) ficava difícil acompanhar todos... Obrigado Irmão!

    ResponderExcluir
  6. Don Drácula é um monumento da minha infância!

    ResponderExcluir
  7. Beatriz, o desenho do Pinóquio marcou muito a minha infância. Muitos reclamam que era muita chordeira, afinal, o boneco de madeira não podia colocar os pés fora de casa que alguma desgraça acontecia. Mas era emocionante de verdade, cheio de surpresas a cada episódio e até assustador de vez em quando. Estava pensando em falar sobre o "Don Drácula" no meu blog, mas como o Primeti se adiantou, logo mais farei uma sessão nostalgia com o Pinóquio japonês, como fiz com "A Princesa e o Cavaleiro", outro desenho do qual era fã.

    http://buchinsky.wordpress.com/2010/01/24/a-princesa-e-o-cavaleiro/

    ResponderExcluir
  8. Leandro, escreve sim do DON DRÁCULA no seu blog! Eu só reproduzi o verbete que fiz pra MONET, nem me preocupei em entrar em detalhes sobre o desenho. Será bem legal ler algo mais interessante sobre esse desenho!

    ResponderExcluir
  9. Nunca Dracula foi tão proximo da realidade quanto neste desenho, por mais ridiculo que seja o que estou dizendo, acho que este Dracula esquecido num desenho baseado num manga, tinha aspectos humanos e realistas, sem o esteriotipo pedante do cimena e pra não dizer cansativo de Bela Lugosi e Cristopher lee donos de uma canastrisse aguda. Don Dracula era maliciosamente real, vc podia ver ele escovando os dentes, levando aquela garotinha idiota na escola (nunca soube se ela era realmente sua filha), correndo de um gordinha que queria ser sugada por ele, coisas pateticamentes reais e divertidas.

    ResponderExcluir
  10. Eu baixei vários eps desse desenho de Pinóquio (1972), só que está em italiano. Também encontrei em português, só que foi redublado e ficou muito ruim.
    Infelizmente, não encontrei com a dublagem original. Passava na extinta TV Tupi em 1979 e 1980. Clássico.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!