CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Christopher Lee, Vincent Price, John Carradine e Peter Cushing
Quatro grandes ídolos que comecei a cultuar ainda em 1970, através de revistas de terror com edição de luxo, que eu lia às escondidas sem que meu pai, que as comprava sempre, percebesse. Depois, vieram as reprises de ouro de seus filmes nos cinemas daqui e as sessões SUSPENSE de TV. A coisa melhorou através da saudosa MANCHETE que tinha o FESTIVAL DO MEDO, onde estes monstros gloriosos apareciam sempre, nas produções da Universal, Hammer, Amicus, etc. E o filme que originou este encontro inesquecível na foto, é um dos meus preferidos. E sou muito feliz pelo fato de que um deles ainda esteja conosco. Afinal, o Conde Dracula/Sir Chris Lee é imortal, não? Vida longa ao velho Conde... e que permaneça a lembrança de celulóide dos que partiram.
Como era bom sentar no chão do meu quartinho à noite e assistir na pequena tv a esses monstros em filmes que sempre mexeram com a minha imaginação, imprimindo um "q" estranho em mim que eu adoro e ficará pra sempre. Imortais! Bela Imagem!
Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no Cinema Brasileiro, firmando parceria com a Heco Produções em mostras dedicadas à produção nacional no gênero. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu, juntamente de Paulo Duarte, a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano. Publicou textos nas edições especiais O Livro do Horror (Herói), O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica (Superinteressante) e A História do Rock (Bizz). Criou e editou a revista Cine Monstro, ministrou os cursos A História do Cinema de Horror e O Cinema de Alfred Hitchcock e trabalha na organização de uma monumental enciclopédia sobre filmes de horror. Colaborador de publicações como O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, Bizz, Set, General, Herói, Conecta, Dark Side, DVD Total, Showtime, Mundo Estranho, Flashback, Monet etc. Editou o livro Voivode: Estudos Sobre os Vampiros e escreveu o volume sobre Séries de TV da Coleção 100 Respostas (Mundo Estranho).
Das primeiras experiências ao fenômeno Zé do Caixão: Um estudo sobre o modo de produção e a recepção dos filmes de José Mojica Marins entre 1953 e 1967 (2008) Daniela Pinto Senador
Filmes de suspense/terror: Uma análise do gênero com ênfase no cinema nacional (2008) Udiele Ramos Ferreira
Medo de quê? Uma história do horror nos filmes brasileiros (2008) Laura Loguercio Cánepa
Quero ser José Mojica: O circuito de produção trash independente (2009) Mayka Castellano
Isto sim é uma seleção!!!
ResponderExcluirBelíssima seleção e imagem.
ResponderExcluirQuatro grandes ídolos que comecei a cultuar ainda em 1970, através de revistas de terror com edição de luxo, que eu lia às escondidas sem que meu pai, que as comprava sempre, percebesse. Depois, vieram as reprises de ouro de seus filmes nos cinemas daqui e as sessões SUSPENSE de TV. A coisa melhorou através da saudosa MANCHETE que tinha o FESTIVAL DO MEDO, onde estes monstros gloriosos apareciam sempre, nas produções da Universal, Hammer, Amicus, etc. E o filme que originou este encontro inesquecível na foto, é um dos meus preferidos. E sou muito feliz pelo fato de que um deles ainda esteja conosco. Afinal, o Conde Dracula/Sir Chris Lee é imortal, não? Vida longa ao velho Conde... e que permaneça a lembrança de celulóide dos que partiram.
ResponderExcluirComo era bom sentar no chão do meu quartinho à noite e assistir na pequena tv a esses monstros em filmes que sempre mexeram com a minha imaginação, imprimindo um "q" estranho em mim que eu adoro e ficará pra sempre. Imortais! Bela Imagem!
ResponderExcluirDifícil decidir de qual gosto mais.
ResponderExcluir