CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 26 de abril de 2010

The Mascot (1934)


   Recentemente Laura Cánepa postou em seu excelente blog dois vídeos sugerindo uma semelhança estética entre Vincent, de Tim Burton, e uma animação da UPA produzida em 1953, adaptada do conto The Tell-Tale Heart, de Edgar Allan Poe. Imediatamente me lembrei deste encantador curta francês em stop-motion, dirigido pelo polonês Ladislas (ou Wladyslaw) Starewicz (1882-1965), pioneiro do cinema de animação radicado em Paris.
   Intitulado Fétiche em francês e The Mascot em inglês, com 26 minutos de duração, tem algumas cenas tocantes e memoráveis (como o cachorrinho pendurado na janela do automóvel), além de técnicas de animação que somente Starewicz dominava, como a filmagem com câmera em movimento para criar efeitos mais dinâmicos.
   Quem estiver em dúvida sobre a relação que faço deste filme com o estilo de cinema de fantasia infanto-juvenil de Tim Burton, confira a cena do ‘Baile do Diabo’ e preste atenção nos traços dos personagens. Impossível não lembrar dos bonecos de traços longilíneos ou rotundos dos filmes de stop-motion como O Estranho Mundo de Jack e A Noiva-Cadáver. Burton anunciou recentemente que seu próximo projeto será refilmar seu próprio curta Frankenweenie em 3D. O filme de Burton, assim como o curta desta postagem, também é sobre um cãozinho de estimação bem peculiar. Vamos ver no que isso vai dar...
   Para assistir ao filme aqui no blog é preciso usar o navegador Internet Explorer. Quem quiser baixar o filme na íntegra, em formato MPEG2, com 1,3 GB, basta clicar aqui.

11 comentários:

  1. Oba!! Posso dizer que fui o primeiro a comentar esta maravilhosa animação. Adoro ver animação em stop-motion, de qualquer tipo e essa é primorosa, adorei. A cena em que os bonecos estão no carro, me lembrou uma cena do também maravilhos ToyStory na qual o Woody esta tentando entrar no caminhão de mudança em movimento. Quando vi o diabo, achei ele ía infernizar todos ali mas ele é desrespeitado por todos, achei legal.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Aproveito este post pra registrar minha indignação quanto a atual produção de Tim Burton. Um cineasta que sempre respeitei e acompanhei mas que atualmente parece estar sempre fazendo o mesmo filme.

    Sei que a Laura gosta bastante do Burton mas aquele vídeo me faz pensar o quanto ele realmente foi ou é criativo. E este aqui então faz piada mas com um fundaço de verdade:

    http://www.youtube.com/watch?v=cDw1Zg8hofk

    ResponderExcluir
  3. OK, galera, vamos lá. Depois desse brilhante vídeo que o Rodrigo postou aqui, é a minha vez de falar... Sabe o papo de outro dia, de “sair do armário”? Pois é, vou sair do armário... Mas... para dizer que faz alguns MUITOS anos que eu odeio tudo que o Tim Burton tem feito e tudo que ele representa. Ele faz tanta merda nos filmes novos que permite (se sujeita a esse tipo de coisa) que reavaliemos as coisas “boas” que fez no passado. Sempre odiei a breguice indesculpável de OS FANTASMAS SE DIVERTEM, acho aquele A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA uma releitura infantilóide da Hammer e até um filme que eu um dia gostei muito - EDWARD MÃOS DE TESOURA, até louvável por seu clima de conto de fadas - hoje me parece UM CALIGARI filmado por Almodóvar, com direito a toda a cafonice histérica do diretor espanhol. Nos filmes do Almodóvar, claro, isso funciona; mas não deveria ter ver nesse cinema pseudo-gótico do Burton.

    O único filme que tiro dessa equação é ED WOOD, um filme que amo incondicionalmente, e MARTE ATACA!, que me parece suficientemente original (baseado numa coleção de cards; isso é raro!), e com algumas boas sacadas visuais - mas concordo de quem não suporta aquele elenco de astros em cameos. Enfim, além de tudo isso, irrita-me profundamente o quanto Burton é endeusado por seu cordão de puxa-sacos por mais que ele faça as mesmas porcarias de sempre, e expõe cada vez mais sua limitadíssima visão de cinema ao estraçalhar fontes outrora geniais: que tal o lixo que ele fez de O PLANETA DOS MACACOS, e agora tratando ALICE como uma babaquice infantil?

    Confesso que nunca tive disposição para expor isso não por covardia, até porque sempre estou comprando uma briga, mas por não ter que tolerar réplicas e tréplicas de quem trata esse farsante como um semi-deus. Para encerrar esse desabafo (pois é, estou muito de saco cheio desse cara!), quero dizer que outra coisa que me incomoda profundamente é que quem mais endeusa os filmes dele são pessoas que NÃO gostam de filmes de horror; é um público afetado, não-me-reles, que vive num mundo de faz-de-conta mais fora do cinema do que dentro dele. Saem da sala escura como que envoltos numa nuvem púrpura, e não percebem o sarro que tiraram de suas caras! Enfim, um público que se deixa engambelar facilmente por um punhado de figurinos coloridos, aquela odiável trilha sonora do Danny Elfman (não consigo COMEÇAR a expressar o ódio que tenho desse “compositor”...) e, claro, umas espirais bem doidonas, só para parecer que Tim Burton é o legítimo herdeiro do Expressionismo Alemão.

    Agora, com licença, mas acho que preciso ir ao banheiro...

    P.S.: Parabéns e obrigado ao Rodrigo pela dica. Espero que seja um eye-opener para muita gente.

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, apesar de assistir só uns trechos deste filme, gostaria de falar o quanto fiquei impressionado! Nossa! Esta animação é no mínimo revolucionária, diria até extraordinária. O movimento dos bichinhos é muito perfeito.


    Talvez por não conhecer esses filmes maravilhosos é que às vezes eu acabo "pagando pau" em filmes mais atuais.



    Quanto ao Tim Burton concordo que o cara últimamente não está nem aí e se rendeu de vez ao cinema mais convencional e comercial. E também acho que esse cara, hoje em dia não merece mais meu crédito nem meu respeito. Fora os filmes já supra-citados achei uma barberagem horrível oque ele fez com o Sweeney Todd, acho que uma das piores adptações do personagem em filme. Os filmes mais antigos dele eu até acho legal, mas sem muita "pagação de sapo". Até o Johnny Depp que era um cara que eu sempre achei legal, está me cançando de tanto aparecer nestes filmes. Marcone

    ResponderExcluir
  5. Não esperava, e nem tinha intenção, de te causar um ataque de fúria Primati! Mas simplesmente ando do mesmo jeito com relação ao trabalho outrora "visionário" de Tim Burton. Realmente ele não nos dá algo digno desde Ed Wood e Marte-Ataca (que pra mim mostra que o cara tem potencial pois ninguém esperava um filme daquele e ele foi lá e fez de um jeito totalmente sem noção).
    Ed Wood é maravilhoso e mostra que o cara pode sim ser um baita cineasta, sensível sem ser piegas e afetado, como você disse. E nem vou começar a falar dos "fãs" deste diretor. Um bando de... sei lá... afetados e cheios de mimimi's que chegam a ser insuportáveis quando não sabem encarar uma crítica ao trabalho dele dizendo que é "inveja" do trabalho do cara ou clamando que citemos "algum diretor com um visual tão particular quanto ele".
    Eu tenho todos os DVD's dele menos os Batman e Sweeney Todd, que é o musical mais insuportável que já vi! "I feel you Joanna" é o caramba!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, não foi um ataque de fúria, é que esperei tanto quanto possível para ver se o Tim Burton estava apenas numa fase ruim e que iria se recuperar, mas jão são sei-lá-quantos filmes em sequência que ele só faz porcaria! Eu não vi ALICE - nem verei - mas pessoas muito próximas a mim descreveram diálogos, citaram o que ele "aproveitou" do livro, o quanto o visual é de desfile de moda... Ou seja, parei. Encheu o saco. Essa era a última oportunidade de ele fazer algo relevante e que não fosse afrescalhado. Para quem REALMENTE tem interesse em ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, veja o filme do Jan Svankmajer e não me torrem a paciência. Esses argumentos de "você tem inveja dele" são tão patéticos que eu prefiro nem discutir. Como disse, foi por isso que só agora "saí do armário", hehehe...

    ResponderExcluir
  7. Putz! Esse Alice do Svankmajer é belíssimo!!! Sem dizer que ainda prefiro o desenho clássico da Disney do que esta versão fashion do Burton. Rapaz! A Alice troca tanto de vestido que chega a ficar óbvia a intenção de ganhar dinheiro nas vendas de maneira descarada! Realmente triste. Detesto reconhecer mas é realmente triste.

    Dos meus diretores preferidos o único que ainda se mantém fiel aos princípios é o Cameron Crowe. O Cronenberg, apesar de atualizado ainda me agrada muito. Até o Romero andou errando feio a mão! O que está acontecendo!!?!?!?

    ResponderExcluir
  8. haha!

    primeiro, Primati, adorei o filme e as relações que você fez.

    segundo, você sabe que tenho mais complacência com o Tim Burton do que você, mas tenho dito que ele anda confundindo marcas autorais com "marcas e patentes", aí realmente ficou bem chato...

    adorei essa discussão!

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Laura, mas todo mundo se apressar em chamar qualquer um de "gênio", mas um verdadeiro gênio deve ter, no mínimo, a capacidade de se reinventar às vezes. O Tim Burton está devendo isso faz tempo.

    ResponderExcluir
  10. Mas em tempos de "do visionário diretor de 300", Tim Burton se destaca de longe mas é pregiçoso quanto à sua reinvenção. Afinal ele já sabe a fórmula de um filme de sucesso! :P

    ResponderExcluir
  11. Eu já ia citar essa frase da Laura antes de ver que ela tinha comentado; ótima observação! É bem por aí mesmo.

    Eu acho que nunca fiquei tão irritada quando descobri que as pessoas simplesmente deduzem que CORALINE é do Tim Burton. "É macabrozinho, tem criança, gato preto, aranha? É do Tim Burton!". O pior foi ouvir que o filme "não é um dos melhores exemplares da filmografia dele". Ah, isso é motivo pra ter um ataque de fúria, hehehe.

    Sobre o THE MASCOT, tô aqui tentando baixar! Tentei uma vez, mas deu erro aos 5%. Vamos ver se consigo agora.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!