CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

sábado, 17 de abril de 2010

Cinema de Bordas (2ª Edição)

   Esta notícia eu roubei do novo blog da Laura Cánepa, mas confesso que é meramente uma mais do que justificável desculpa para poder recomendar a reencarnação de Medo de Quê?, agora mais interativo e com o mesmo alto padrão de postagens que têm como principal proposta discutir o cinema brasileiro de horror (tema pelo qual sou particularmente apaixonado). A mostra Cinema de Bordas, agora em sua segunda edição, também conta com a colaboração da Laura, juntamente dos idealizadores do projeto, Bernadette Lyra e Gelson Santana. O texto abaixo foi surrupiado diretamente da apresentação do evento divulgado no site do Itaú Cultural, onde você pode conferir a programação completa.

   Entre os dias 21 e 25 de abril, o Itaú Cultural apresenta a segunda edição do Cinema de Bordas. Nada de grandes orçamentos ou efeitos especiais de tirar o fôlego. A mostra é o espaço das produções cinematográficas independentes realizadas em todo o Brasil. Improvisação reunida em histórias inusitadas, “às bordas” do cinema comercial ou artístico. Com curadoria de Bernadette Lyra e Gelson Santana, a seleção de filmes do Cinema de Bordas se abastece, sobretudo, dos filmes policiais, de horror, ficção científica, kung fu, histórias em quadrinhos, faroeste, comédia e por aí vai. Seja nas grandes capitais, seja nas pequenas cidades do interior, o importante é fazer cinema. Não deixe de conferir a programação completa e os trailers de alguns filmes. Compareça e surpreenda-se!

5 comentários:

  1. Esse trabalho da Laura é muito interessante, como sempre! E foi mais do que pertinente a dica do blog dela, pois é mesmo imperdível. Os textos dela são sempre muito bem escritos.

    ResponderExcluir
  2. uau, obrigada! nem sei como agradecer!

    sobre a mostra, que fique registrado que vários filmes da edição deste ano (acho até que a maioria) são de horror. a entrada é franca do Itaú Cultural, e estão todos convidados!

    sobre o blog, quebom que vocês curtiram! e não tenham dúvida de que o Primati é um colaborador honorário, pois ele participou de muitas das descobertas que lá estão. é muito bom poder compartilhar essa tal de "blogsfera" com vocês!

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Poxa! Acho que vou poder ir só no Sábadão pois aqui em Sampa moro loooonge e sou pedestre. Aí tem que acabar cedo... Uma lástima!

    Mas pretendo ir e dar um alô pra quem estiver por lá.

    Quanto ao Blog da Laura, bom demais também! Um dos poucos que tenho nos favoritos, visita obrigatória!

    ResponderExcluir
  4. Primati, mudando de assunto: vi que você assistiu ao Corpo, que ainda não consegui assistir. qual o seu veredito? é um filme de horror?
    bjs! bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Laura... Meu veredito ainda é inconclusivo. A princípio achei o filme meio covarde em fincar logo o pé no horror e fica se preocupando em "desenvolver" personagens absolutamente desinteressantes (uma professora universitária que tem aventuras sexuais com um aluno, a filha dela meio maluquinha que rouba a carteira do legista para comprar roupas numa loja...). Isso dilui o clima e o mistério em torno do corpo nunca se realiza plenamente. Não sei se sou burro, se me distrai ou se fiquei com expectativas ambiciosas demais, mas achei a conclusão abrupta e totalmente anticlimática. Definitivamente terei que rever, mas a princípio me pareceu apenas um simbolismo muito frágil para estabelecer a reunião entre mãe e filha, numa relação em que o simbolismo da morte tem papel importante. A verdade é que o filme termina sem que se saiba o que aquele corpo representa, salvo eu ter deixado de entender algo essencial no filme. Mas vou rever o filme em breve, com certeza!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!